Unit Setup unidade de medida duvida.

Por: spider_almeida  

Em: 01/02/2006 16:05

Pessoal eu sei q a pergunta eh bem newbie, eu ja trabalho com 3d mas nunca me preocupei com o unit setup, e agora estou numa duvida, qual a melhor medida para se usar, se eu quiser fazer uma cidade bem grande qual a medida que eu uso, e se for fazer apenas uma modelagem sem animacao qual eh melhorusar ou nao tem nada a ver?
Eu uso sempre a unidade metro que é a mais próxima do nosso dia a dia e por isso temos mais noção. Apesar de vc tendo uma medida que vc conheça, pouco importa qual seja, pois o importante da medida é fazer as coisas ficarem proprocionais. No caso de modelagem de precisão é outro caso, um milímetro pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Mas então não se usa o max para modelar, mas sim o Cad ou o Rhinoceros. Para nós o imprtante é a proprção.
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Eu também não conhecia muito sobre medidas e modelagem de maquetes no Max, e fazia ela toda em 3d no Cad com extrude e boleanas, ate aprender como modelar diretamente no Max, Importo a planta baixa feita no Cad e daí por diante é so trabalhar com as ferramentas certas para modelar toda maquete Wall para fazer as paredes (nemu create > AEC Extended > Wall) Doors para fazer portas (nemu create > Doors) e Windows para as janelas (nemu create > Windows) e ativar os Snaps. Abaixo segue a configuração que uso: Tendo com base que o sistema utilizado por padrão do Max é a polegada e que 1” = 25,400mm (infelizmente a maioria das coleção de moveis objetos que encontramos para utilizar são importadas e seguem esse padrão precisamos mudar a nossa unidade de medida do Max de forma a aceitar esses modelos sem a necessidade de ficar toda hora escalando o objeto na base do “olhometro”). A primeira configuração e na janela System Unit Setup (customize > units setup >system unit setup) e colocar que 1unit=0,025 Meters (ok) Na janela Units Setup (customize > units setup) colocar à medida que você tem preferência em trabalhar (no meu caso uso Meters) Só para demonstrar fiz um Box no Cad em metros e vou importá-lo para o Max (file > import) e configurar o reescale na janela de importação é só colocar a medida na qual foi feito o desenho como fiz em metros escolhi a opção meters. Coloquei dois RPC´s na cena par vermos a proporção lembrando que o Box tem 4x4x4m se entramos no menu modify e veremos as configurações do RPC temos o tamanho original dele na janela parameters (nesse modelo 1,651m (03 casas decimais de precisão)). Pronto sem a trabalheira de ficar ajustando os modelos escalando puxando de um lado pro outro temos nossa cena. O Max ao contrario do que muita gente fala (e já virou ate mito) tem sim ótima precisão é lógico da um pouco de trabalho fazer no inicio ainda mais que já estamos viciados em utilizar outros softwares para fazer isso. Espero ter ajudado ou pelo menos esclarecido algo.
e tem aquela opção Home Grid do menu Customize>Grid and Snap, pra acerta a media do grid. Eu deixo o valor 1 mesmo, mas às vezes abaixar o valor fica melhor pra dar zoom e movimentar a visão na viewport. Abraço.
Oi gente, tudo bem? Todo mundo fica falando para os iniciantes modificarem as unidades do Max e boa, sem nem avisar que muita coisa vai mudar no programa, porque todos os parâmetros padrões vão ficar como estão, apesar da escala da cena ter sido muito diminuida. Então, muitas coisas que não precisavam de configuração na escala padrão, terão que ser configuradas para não gerar problema. Um iniciante faz isso e depois passa um ano tendo todos os tipos de problema sem nem saber porque. E são problemas que ninguém vai lembrar que pode ser por causa da escala. Nem precisa ir muito longe, pega uma casa com telhado bem recortado e renderiza na escala com uma luz Ray Trace, a sombra sai com defeito, porque o Bias está muito alto para uma cena em escala real. Esse é um parâmetro que nunca tem que modificar, a não ser quando modifica a escala da cena dessa forma. Esse é apenas um dos milhares de parâmetros que não são modificados proporcionalmente quando altera a escala. Então, o que vale mais a pena? Ter que ficar alterando tudo que é tipo de parâmetro nos materiais, nas luzes e no render, para ajustar na escala da cena? Ou escalonar os modelos quando importa para colocar a decoração? É muito melhor importar a maquete na escala padrão do Max e usar o Scale para aumentar ela até ficar num tamanho bom no mundo padrão do Max, do que modificar a escala do programa, é muito melhor trabalhar na escala padrão do Max. Agora, quanto a virar um mito o Max não ser adequado para trabalhar com precisão, só quem não conhece um sistema de CAD fala uma coisa dessa. Não é fazendo três modelos no AutoCAD que a pessoa tem fundamento para opinar, tem que manjar dele e modelar até vendado, porque quem manja do AutoCAD, do Rhinoceros, do Catia, do SolidWorks, do Solidthinking, entre outros, sabe muito bem que não tem comparação, que o Max, o Maya e o XSI são programas artísticos e não oferecem facilidades para trabalhar com medidas. Aceitar medidas e oferecer facilidades para trabalhar com medidas é bem diferente. É obvio que pode usar medidas no Max e até modelar com ótima precisão, mas como o Max é um programa artístico, ele não oferece nenhuma ferramenta para facilitar o trabalho com medidas, apenas aceita medidas, enquanto que, qualquer sistema de CAD oferece torcentas facilidades para trabalhar com medidas. Como você faz uma linha com 10 metros no Max? Tenho certeza absoluta que não é mais fácil do que simplesmente digitar @10<0. Isso é um fato incontestável, e bem por isso é muito mais rápido fazer um modelo que envolve medidas num programa de CAD. É possível fazer no Max sim, mas uma pessoa que modela mais ou menos num sistema de CAD vai fazer oito vezes mais rápido do que um mestre em modelagem no Max. É só essa a diferença, se no CAD faz em uma hora, no Max leva 8. Isso não é um mito, é um fato incontestável, só quem modela bem no Max e não conhece bem sistemas de CAD que não percebe isso. Abraços
[quote:13de74f170]Agora, quanto a virar um mito o Max não ser adequado para trabalhar com precisão, só quem não conhece um sistema de CAD fala uma coisa dessa. Não é fazendo três modelos no AutoCAD que a pessoa tem fundamento para opinar, tem que manjar dele e modelar até vendado, porque quem manja do AutoCAD, do Rhinoceros, do Catia, do SolidWorks, do Solidthinking, entre outros, sabe muito bem que não tem comparação, que o Max, o Maya e o XSI são programas artísticos e não oferecem facilidades para trabalhar com medidas. [/quote:13de74f170] Até me senti mal por dar minha opinião e defender o 3d Max, mas realmente acho muito melhor modelar com planta baixa a partir do Cad no Max uma maquete eletrônica, já que temos as ferramentas no Max para fazer isso e modo de trabalho DesingViz voltado para arquitetura. Ate então é pode ser preferência ou questão de gosto. Não quero bater de frente com ninguém mas resposta é sim modelo no Cad em 2d e em 3d, mas acho que imagens valem mais do que palavras, Cobertura Tensionada com Estrutura Tubular Triangular Treliçada. Esse foi o meu 3º modelinho no Cad...
O Guerreiro de Fé Nunca Gela, Não Agrada Ao Injusto e Nem Amarela...
É verdade André, esse lance de mudar a unidade de medida pode dar dor de cabeça, no caso de se importar um trabalho de outro programa ou de mudar a unidade de medida no meio do projeto. Portanto crianças, não tentem fazer isso em casa :lol: Se for alterar, que seja no início do projeto. A primeira coisa que se faz depois de carregar o max, altere a unidade de medida. Pelo menos é o que eu faço aqui.
pq as imagens num tõ aparecendo!!! e essa briga sobre maquete é velha hein!! hahaha!! minha opinião é o seguinte se querem facilidade pra fazer a maquete!! utilizem um desses programas de arquitetura como o Revit , arqui3d o ADT ele sim são ferramentas que tem precisão e são muito rapidos pra modelagem!! porque fazer um telhado no max por exemplo com 3 aguas é um saco!!! i
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Oi gente, tudo bem? Binho> Não se sinta mal por defender a modelagem no Max, estamos debatendo sobre isso. Mas falar que é um mito, isso não é verdade, porque não tem nada de mito, é um fato, o max não oferece facilidades com medidas, enquanto que qualquer programa de CAD oferece, isso que eu queria deixar bem claro na minha mensagem. Agora, modo de trabalho Design Viz, isso não é nada de mais, não transforma o Max num programa de CAD, apenas configura as unidades do programa, é uma configuração salva que poderia ser feita "na mão" em qualquer versão do programa. E sobre as imagens do projeto que postou, pelo que entendi você faz no AutoCAD o que é mais fácil de fazer no Max, e faz no Max o que é mais fácil de fazer no AutoCAD. Porque uma casa com paredes e telhado normal, é muito mais fácil e rápido fazer no AutoCAD, deixando apenas os buracos para colocar porta e janela no Max. Mas uma estrutura como essa que mostrou, isso sim é para levar as linhas para o Max e fazer lá, porque será muito mais rápido e mais fácil. No CAD tem que extrudir círculos pelas linhas para fazer a extrutura, no Max é só ligar o Renderable. Alberto> Em alguns casos, dependendo como mudar as unidades, vai ter problemas insolúveis. Por exemplo, se a pessoa coloca Meters na janela do Unit Setup e deixa como Inches na lista do System Unit Setup, o Mental Ray não funciona mais, não gera GI direito, não se entende com os valores que você definir nos Radius. Quando importa de um programa de CAD, já vem tudo perfeitamente na proporção, já está em escala, então, você pode escalonar para aumentar bastante, até ficar bom no mundo padrão do Max, porque vai continuar em escala, numa escala desconhecida, mas ainda na escala, ou seja, dá na mesma e evita muitos problemas. Depois que está no Max virou um projeto artístico, então, não precisa manter em escala real, apenas em escala. Roger> Concordo em número, gênero e grau com você!!! É justamente no telhado que penso quando vejo essas pessoas que fazem tudo no Max, só se baseando na planta baixa do CAD. Por mais detalhada que seja a planta, você precisa criar linhas auxiliares para modelar nas medidas corretas, como a altura das cumeeiras, e traçar uma linha com precisão no Max é muito mais trabalhoso do que em qualquer programa de CAD. E nestes programas que mencionou, basta traçar o perímetro da área a ser coberta para gerar o telhado automaticamente, no Arqui3D gera até com madeiramento. Abraços
[quote:f284e877b6]Por exemplo, se a pessoa coloca Meters na janela do Unit Setup e deixa como Inches na lista do System Unit Setup, o Mental Ray não funciona mais[/quote:f284e877b6] Mas tem como resolver isso num tem??? :00: senão eu to ferrado....

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713057.

Total de membros registrados: 140263

Últimos membros registrados: tundrafreezebewertungen, paulinhainhay, nfbelchior, ForceXFrance25, Childerstroys, glpformulaprix, Dineiwagner, ryhan.souza.

Usuário(s) on-line na última hora: 605

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.