Problemas em iluminar essa cena..

Por: Bisewski  

Em: 19/03/2006 00:29

Oi Bisewsky, tudo bem? Não modifique a escala do programa até conhecer bem ele, porque muitas coisas que não precisam ser configuradas na escala padrão, terão que ser configuradas quando trocar de escala, então, tem que conhecer bem o programa antes. Com 10 mil Photons no GI, sempre vai ficar ruim, porque 10 mil é muito pouco, o mesmo vale para o FG, com 150 sempre vai ficar manchado, este valor é só para render de teste. Se tem só aquela Omni na cena também não vai ficar bom, porque uma luz só é pouco, mesmo que só o sol esteja iluminando, nenhuma foto real comercial é feita apenas com iluminação ambiente. Sobre o Expossure Control, não há necessidade de usá-lo. Não coloque valores altos nos parâmetros sem saber o porque e para que servem, porque vai fazer o render demorar muito mais e não resolverá os problemas. Não adianta Samples altos se os Photons não estão configurados adequadamente, é impossível falar o valor adequado só olhando os parâmetros que usou, porque depende puramente do tamanho dos objetos na cena. Não tem nada haver o lance de uma parede entrar dentro da outra, não vai gerar problema por causa disso, a não ser que a parede fosse de vidro. Se não aconteceu o problema num teste com objetos mais simples, é porque a configuração ficou adequada para o tamanho dos objetos na cena. Essa mesma cena que ficou certa, ficará ruim se escalonar toda a cena, deixando bem maior ou bem menor, porque a configuração depende do tamanho dos objetos na cena. Abraços
mas confesso que não é fácil encontrar informação sobre o menta ray , já procurei muito na internet e para falar a verdade tenho uns tres tutoriais sobre o mental ray , inclusive um da 3d1 , mas nenhum dos tutoriais esclarece uma iluminação na prática , parece que esconde-se um pouco do ouro , sei lá , de repente o mental ray é uma tecnologia pouco esplorada , mas é complicado esse negócio de escala , tamanho dos objetos , vc não quer iluminar uma imagem interna de dia para nós André , ao menos poderíamos baixar e estudar por ali alguma coisa , será que não da para fazer uma área de por exemplo 1m quadrado , assim de repente podemos escalonar os números dentro de uma base....como regra de 3....sei lá fera , só quero aprender esse mosntro... All the best...
Olha , vou arriscar aqui um comentário do que penso como funciona esse cálculo de distância que é tão preservado . Ou ele é preservado ou não existe e eu quem estou viajando . Por falar em viajar vou dizer o que penso quando imagino o que poderia ser esse épico mosntro de cálculo no mental ray . Vejam só , não estou entendendo nada , mas vou dizer , quem souber corrija-me . Alias por favor.... Se eu tenho um box de 1m cúbico e coloco um radius 25cm de maximum samples e a qualidade de sampling é de maximum 1 por pixels e se cada pixel (utópico) tivesse a distância de 1cm entre cada um pixel , então eu teria um sampling nesse centímetro quadrado , então numa parede de um metro quadrado eu teria 100 pixel , 100 sampling , como cada sampling abrange 50 cm então cada sampling passaria um por cima do outro 49 cm , o que nos daria uma maior troca de informação entre os sampling. Se eu coloco um total de 100 photon por sampling então nessa parede eu teria um total de 10.000 photons , levando agora em consideração o box de 1m cúbico teriamos então 60 .000 photons na cena... Essa idéia não é correta por que se trata de um sampling por pixel , e acredito que não da para contar quantos pixel tem num cena... por que ai depende até da configuração do monitor...Então o que é levado em consideração não é os pixels , acredito que os radius maximuns dos sampling , mas como saberei quantos samplings tem dentro de uma cena para calcular o Average GI Photons per Light??? Agora nessa minha viagem ai não fico constrangido se me criticarem , basta desmistificar essa questão de distância , tamanho de objetos para que eu possa entender a base do cálculo ...
hello there... Eu em alguns testes que fiz aqui , para acelerar mais no render não usei FG , e coloquei em Average Gi Photons per Light 1 milhão . Em GI photons per sample colouquei 300 e um raio de 25 ... Continua com os cantos super claros , o resto dos valores deixei todos default.... Eu tb fiz um box de 1 metro cúbico , ai scalonei minha cena para dentro desse boxe , o box serviu apenas para ter como base o metro cúbico...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711066.

Total de membros registrados: 138545

Últimos membros registrados: Yaasu026, brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit.

Usuário(s) on-line na última hora: 1153, sendo 2 membro(s) e 1151 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Yaasu026, cristian rocha da silva.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.