Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DanielMaia   João Pessoa - PB
marcio.alain   Curitiba - PA
Luiz   São Paulo - SP
SERPA   Brasil-RJ - AC

Portfólios Ver Mais

maykjose   Rio de janeiro - RJ
waltergms   Belo Horizonte - MG
RV3D   Presidente Venceslau - SP
SONIC   Piedade-SP - PR

Tem algum arquiteto aqui ? poderia por favor me ajudar ?

Por: twoods  

Em: 05/04/2006 18:42

Gente eu estou pensando em trocar de faculdade e estou pensandoem fazer arquitetura alguem aqui poderia me ajuda rpor favor que seja arquiteto para me da uma orientaçao de como esta o campo de trabalho e umas dicas ? por favor deixem o msn de quem for arquiteto muito obrigado memso leonarod.
Oi twoods Atualmente eu trabalho com cinema, vídeo e publicidade mas trabalhei por mais de vinte anos com arquitetura, não uso MSN mas se você quiser mandar as suas dúvidas por email acho que posso esclarecer uma boa parte delas. meu email é [email protected] Abraço Phy
bem phy, seguinte e que vou entrar nesse meio agora amo muito arquitetura adoro, porem optei por fazer direito e eu nao gosto nada, entao hoje resolvi mudar de curso e semestre que vem fazer arquitetura, e me especializar principalmente nessa parte de maquete eletronica, mai minha duvida cruxial e se arquitetura tem um bom cmap oporque nao gosto muito da ideia de ser autonomo mais fazer oque ne, mais resumindo queria saber se como arquiteto tem bastante trabalho e se os ganhos sao bons para manter uma vida legal, porque o meu medo era de nao haver muito mercado de trabalho entao gostaria de saber da sua boca oque vc acha e de todos os amigos aqui presentes que tem convivencia com arquitetos e que sao arquitetos, obrigado desde ja de um amigo em duvida.
...Duas coisas, ao menos, são imprescindíveis a um arquiteto, a faculdade não ensina e os estudantes não consideram na hora de escolher a profissão: "veia comercial" e "capacidade administrativa". Sem essas, as melhores habilidades técnicas e artísticas são inúteis. Além disso, se resolver ser autônomo, comece logo. Os anos iniciais são, de fato, muito difíceis e instáveis. Na verdade, não aconselho ninguém considerar que será capaz de se manter apenas de seu escritório, pelo menos nesse período inicial. Considero uma boa estratégia ter o escritório e um trabalho de tempo parcial numa construtora, ou como instrutor de cg, professor técnico ou universitário, desenhista... sei lá. Algum que ao menos "pingue" de forma constante, mesmo que seja pouco. No mais, considero uma profissão muito gratificante e que, infelizmente, tem seus melhores clientes limitados à pessoas de maior porte social e econômico. Essa ainda é a cultura brasileira: "Pão, só o padeiro faz; já arquitetura... qualquer um se mete a fazer." Ah, como gostaria de ter recebido, anos atrás, esse conselho de alguém!... Boa sorte!
Oi twoods Concordo com o netroger de que é preciso "veia comercial" e "capacidade administrativa", mas isto é fundamental para qualquer profissão que você venha a escolher, o importante é que você considere que você vai estar escolhendo uma atividade à qual vai exercer por toda a sua vida, acho que pedir conselho como você está fazendo é uma ótima atitude, considere também que além de atuar na profissão você vai ter que dedicar um certo tempo durante toda a sua carreira profissional à continuar estudando e se especializando. A faculdade vai lhe dar informações e oportunidades de relacionamento com pessoas que trabalham na área, professores e colegas, caberá a você saber aproveitar estas oportunidades, a faculdade também vai lhe dar o que seria equivalente a um plano de estudo portanto caberá a você desenvolve-lo e à partir dele procurar mais informações complementáres para aprimorar o seu conhecimento.Entenda que de certa forma é natural que os professores de maneira geral vão ter maior dedicação com os alunos que realmente demonstrárem interesse em suas matérias, então caberá à você demonstrar esse interesse. Arquitetura tem básicamente três ramificações: a arquitetura, o urbanismo e o paisagismo,as três tratam do desenho do espaço e da integração do homem à este, cada uma em sua respectiva escala. A maquete eletrônica é apenas uma mera ferramenta de desenho não tem um relacionamento tão direto assim com a profissão, portanto se o seu interesse é ligado mais à area de desenho considere a posiibilidade de analisar o curriculo das faculdades de desenho industrial que de certa forma é uma profissão "irmã" da arquitetura. Ou mesmo considerar as faculdades de artes plásticas que é uma outra atividade "irmã" da arquitetura. Também, se você tiver interesse em artes cinématográficas (cinema, vídeo e animação), considere analizar os curriculos das faculdades da área. Nenhuma carreira hoje, seja ela qual for, tem muito espaço para novos profissionáis e este espaço diminui à cada ano que passa. Como disse o netoger se você pretende entrar na profissão começe já, procure estágio em empresas, ateliês ou escritórios de arquitetura ou engenharia para poder ir aprendendo e se acostumando com o real ambiente de trabalho.Um bom profissional, com bom conhecimento e seriedade profissional (que é extremamente mportante) certamente vai acabar encontrando seu nicho no espaço e ganhando se não o merecido, quase. Se tiver mais dúvidas escreva Espero ter ajudado Abraço Phy
Isso mesmo, Phy, me esqueci deste detalhe. O fato é que todos os meus "empregos" até hoje foram em função de relacionamentos construídos ou no colégio técnico em edificações ou na FAU. Considere sempre: seus amigos e seus professores são seus primeiros canais de relacionamentos profissionais. É duro de acreditar, principalmente quando se é jovem, mas os "cdf´s" são os preferidos. Não se trata de ser um Nerd, mas de se aplicar para ser lembrado. Agora, essa questão de desenho industrial tb é verdade. Cosidere-a como uma boa opção, mais centrada em projeto do que obra.
pois e, eu acho que na faculdade tudo depende da gente, meu unico medo e que eu vejo muito arquiteto ganhando 1000 reais, isso me assusta, porque trabalhar para ganahr 1000 reais e triste, porem eu penso tambem que independente disso tem arquitetos ganhando 10,000.00 e outros ganhando ate mais, achoque depende da gente, depende da sorte, e da nossa força de vontade, hoje estou no 5 periodo de direito, seria uma mudança radical, 1000 reais e salarios de bons estagiarios de direitos, porem eu nao sou esse bom, porque nao gosto de direito, isso atrasa minha vida, fico chatiado, mais mesmo assim um advogado ruim ta ganahndo ai no minimo 2500, isso me deixa meio cabreiro, mais eu acho tambem que se eu correr atras, a arquitetura tambem poderia me dar um dinheiro gratificante, bastaria eu fazer oque eu gosto, porque faria co mvontade, e dedicaçao. phy vc que fo iarquiteto saiu da profissao porque ? e netoger nao sei se vc e arquiteto mais ainda exerce a profissao ? so quero sabe se e possivel viver dignamente da arquitetura, porque meu medo e ter 5 anos de carreira e o salario nao passar dos 1500. valeu gente, mais amor arquitetura.
é...esse é um medo que eu tenho tbm... Mas acho que todo mundo tem né..até os que ja estao estabelecidos... Porque ,acho eu, que nada na vida é completamente estavel... O negocio é nao ficar estacionado.
No pais da pizza. Onde estara nossa fração?
Oi twoods [quote:2b43f0b35b]phy vc que foi arquiteto saiu da profissao porque ? [/quote:2b43f0b35b] Sei que corro o risco de criar uma polêmica mas como você perguntou aí vai a resposta: Porque eu tenho uma posição política e filosófica inconciliável com a atual maneira de se fazer arquitetura. Sou um apaixonado por Arquitetura (assim com A maiúsculo); pertenço a uma geração que via o desenho, a criação do espaço e a interferência urbana como meios de melhoria do bem estar social, não acredito que seja isto que esteja ocorrendo atualmente. Desenvolver projetos baseados no padrão de mercado, etc, etc ... prefiro não fazer. Como não pretendo desiludi-lo com relação à profissão, não vou me estender mais. Quanto ao problema de salários o que ocorre é que vivemos em um país que sepultou as profissões técnicas, acabou com boa parte dos cursos de formação técnica de gráu médio e tem dado apoio apenas à criação de faculdades. Sem técnicos para suprir o mercado as vagas estão sendo preenchidas por recem formados. Por exemplo: Ao invés de contratar um projetísta de arquitetura, contráta-se um estágiário que sai por salário inferior para fazer o mesmo serviço. Por este motivo está cheio de gente com diploma de curso superior tendo que se prestar a aceitar salários que em verdade seriam inaceitáveis e exercendo funções abaixo da qualificação que o curso recem concluido lhes deu. Apesar de lúcido não sou pessimista e acho que ainda vamos cumprir nosso ideal. :D Abraço Phy
[quote="twoods"] e netoger nao sei se vc e arquiteto mais ainda exerce a profissao ? so quero sabe se e possivel viver dignamente da arquitetura, porque meu medo e ter 5 anos de carreira e o salario nao passar dos 1500[/quote] Sou arquiteto sim. Trabalhei 5 anos na no suporte técnico de uma indústria da construção civil e desde de janeiro de 2005 estou como associado no escritório de um ex-professor da faculdade. Desafio, viu cara! Todo dia é um desafio. Viver dignamente de arquitetura? Acho que vivemos dignamente trabalhando com diligência em qualquer profissão. Agora, pra falar em valores... bem, como referência, o último edital da petrobrás ofereceia a um arquiteto júnior R$ 3.300. Sinceramente, não acho um patamar inatingível para um bom profissional. Não é um patamar comum, mas não ouso o classificar como "inatingível" para o profissional que capta negócios, desenvolve projetos, gerencia obras e tudo mais. É isso aí.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138542

Últimos membros registrados: gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1302, sendo 2 membro(s) e 1300 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nicole_felix15, CNC.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.