Kill3dbr, vou dar e pedir conselho tb, aproveitar e falar um pouco sobre oq acho dessa parte que acho tão desgostosa, se eu pudesse botaria alguém pra cuidar só disso pra mim, oq poderia acarretar em outros problemas tb.
Bem, de tanto o pessoal enrrolar a avacalhar, tanto nessa área como em muitas outras, é por isso que muitas coisas boas acabam e por isso que existe a burocracia.
As vezes acho q até perco clientes por isso , Mas, ultimamente, só começo a fazer qquer trabalho, tipo, só aperto o botão do comp pra ligar e fazer trab pra alguém, após receber alguma entrada, 50%, 30%... boa parte dos clientes vão achar ruim ... mas alguém tem que dar o investimento inicial para o projeto acontecer, vc ou eles,vai d quem tem maior interesse, como o projeto e a idéia é deles e quem vai ganhar realmente em cima daquilo caso dê certo é eles, acho mais doq justo que eles botem a fé deles em dinhêro noq querem fazer. a não ser que vc queira patrocinar de inicio e acreditar na idéia de quem vinher lhe pedir algum CG.
Tipo. trabalho assim, a não ser q o cliente ja tenha feito outros trabalhos comigo e pago bem direitinho. e mesmo assim naum gosto de começar a fazer sem ter nenhum sinal de segurança da parte deles.
Ou então que seja algum projeto que eu queira pra mim tb, algo que eu acredite e me estigue.
Eu sou muito noiado com isso, e sei q da minha parte,por mais q eu fique mal, vire noite, e fique doido pra resolver logo o trabalho, mas sei que eu vou fazer muuuita força pra cumprir com a minha palavra, mas pelo q ja vi, poucos, tanto clientes como feitores se preocupam com isso.
e é Horrível, estar fazendo uma coisa aqui, pensando se vão te dar bolo, se naum vão querer, se vão passar o resto da vida modificando, se vão enrrolar pra pagar até tu morrer de raiva.
Logo , com estas nojêiras do ser humano faz perder o objetivo principal que é fazer as coisas pq se gosta. e perdendo o gosto, vou fazer qquer outra coisa, vender sanduíche na praia, sei lá, mas só pra ganhar dinhêro a fazer algo bem mais saudável e leve, do que ficar doido em computador, apesar de se estar mexendo com arte.
Daí, procuro e quero fazer assim 100% das vezes, em sempre pedir uma parcela pra começar e a outra pra entregar, Depósito na tua conta, começar após Chegar o depósito. Amarrar o maximo possível, prazo, mudanças, botar preço para mudanças de erro da arcada do cliente.
Sabe, tipo, amarrar o porco no pé do dono. porque apesar de ser vc que vai fazer, MAS, não se pode , nem se deve ficar mudando por tua conta, coisas do tipo, a pessoa pede um carro, e depois do carro feito, diz q mudou de idéia e q quer é um avião, tendeu né?! Claro quase sempre se muda algo pra chegar ao resultado que se quer, mudanças pequena acredito q na maioria das vezes vão haver e são compreensíveis, mas há de se deixar bem notório para todos os envolvidos, os custos de preço e prazo para cada coisa a ser feita...
Fica meio complicado e naum é legal esmiuçar demais pois, o cliente vai ficar é com medo e achar q vc ta dificultando algo q outro doidin q naum se preocupa com isso, ia fazer sem nem falar nada.
Bem, é isso pessoal, deixei aqui, como procuro agir, e Também pedir conselho da galera mais experiente,
este tipo de problema é um dos motivos que ainda me faz pensar em desistir desse rumo, muito fico muito mal em tratar desses lances com cliente e meu intúito com CG anda MUUuito longe de ficar fazendo algo preocupado este tipo de coisa.
Este é um assunto delicado,e importante, e quando pinta dinhêro na parada cs sabem como é facil do ser humano dá as caras de verdade, mas como vivemos no mundo capitalista, infelizmente temos que amarrar pelo dinhêro. :(
...Ôu hehehe, dá uma de doido e bolar um jeito até agora mei q utópico de combrar e fazer este tipo de coisa, sei la tipo, vc paga quanto vc achar que merece, fazer como mchelângelo " vai estar pronto quando tiver pronto , e expetacular "+- assim (10anos pra fazer uma parada que ficou pra história )rsrsrs.... coisa do tipo, mas para isso necessitaria de outras finesses que acho q a sociedade atual ainda não tem. ou então o artista ser absurdo e acreditar nesse tipo de coisa
Falei demais, quando se fala demais é facil de se falar besteira, mas..taí.
Abraços!
Ricmage