Como receber por um trabalho ? dist?ncia?

Por: kill3rbr  

Em: 08/05/2006 17:59

Aí Phy, hehehe, espero q não aconteça mais,mas caso aconteça vou experimentar usar tua frase. rsrsrsrs, se bem q o cliente do cara pode nem querer saber, mas pelo menos dizendo q a agência ou escritório que ele pediu o serviço ta fazendo sujeira, pode ser q quem te pediu o trabalho fique com medo e pague. E quem tiver idéia aí de acabar ou pelo menos amenizar estes problemas, espalha aqui. Abraços!
A verdade sobre como receber é a seguinte: Tentativa de calotes todo mundo vai ter, isto é fato. Algumas vezes pode ser descuido do nosso cliente em atrasar ( o que é raro e não deixa de ser ruim ) e que pode acontecer conosco tb pois imprevistos acontecem com todos, mas o problema é quando o cliente atrasa de propósito e por falta de ética. Espero que ninguém passe pela desgostosa experiência de ter que ficar correndo atrás de cliente que não paga! Espero que mais gente poste aqui alguma experiência com clientes que não pagam direito... assim podemos aprender com algo acontecido com outros e evitar que isso aconteça conosco, afinal nem tudo precisa ser aprendido pela experiência... Abraço à todos
8) adorei a frase: -vai estar pronto quando tiver pronto , e expetacular! muito bela!
DEUS é maior!
Oi Ricmage Em especial agencias e produtoras de publicidade e propaganda não podem de forma alguma ter ficha suja; neste meio 99% das negociações são feitas de boca, mesmo porque na maioria das vezes não há sequer tempo de fazer contratos ou outros procedimentos legais, também a menor mancha na ficha de uma agência a impede de ter crédito em veiculação (Jornáis, TV, etc...), daí ela quebra. Já escritórios de arquitetura não tem o mesmo compromisso, mas ninguëm é imune a uma boa pisada na jaca. :D Uma das coisas que a experiência ma ensinou é a não ter medo de cliente sacana ou caloteiro, depois de descobrir que eu posso causar mais dano a ele do que vice versa. Como tenho muitos anos de profissão conheço a maioria dos departamentos de marketing das empresas, produtoras, agências, gráficas, fornecedores, etc...; então se o cara é safado mesmo, mando carta registrada para todo o mercado, não só para o cliente dele. Para ser franco já desbanquei muito salafrário que acabou tendo que sair da área. Acho que nós como profissionáis temos mais é que chutar o trazeiro dos picaretas para limpar nosso próprio mercado. Não vejo isto como uma forma de vingança, mas como uma maneira de manter o mercado saudável para todos os profissionáis sérios e honestos. Abraço Phy
Minha opiniao é de que o sinal de pelo menos 40% é essencial para que o combinado entre vc e o cliente seja mantido (valor do trabalho, prazo de entrega e tal), e na maior parte dos casos o cliente fica na dependencia da tua criação para cumprir com a parte dele (seja orçamento que ele tenha passado, prazo de entrega de trabalho qdo ele terceiriza o seu e etc), entao como ja foi dito aqui, nao entregar de forma alguma o projeto antes da conclusao do teu pagamento. As vezes o cliente esta desesperado pra pegar o trampo e depois dar um jeito de te pagar, acho que da mesma forma que vc se virou pra cumprir sua parte, nao entregar o projeto antes que o cliente pague por ele é uma boa opção. O sinal serve pra que ele nao contrate outro cara pra fazer, só porque vc nao quis entregar o projeto mediante o pgto. Isso já aconteceu comigo antes e devem imaginar o que é trabalhar duro e na hora que vc nao entrega o projeto porque o cliente nao quis te pagar, ele vira pra vc e diz "entao deixa pra la que eu vejo como vou fazer" chega a ser hilario. O sinal amarra o cliente a nao ter essa atitude! :-P
Eu também faço isso Phy! Na cidadezinha onde eu moro, todos os clientes safados que não me pagam ficam queimados com os projetistas... e olha que eu conheço quase todos. Eu mando cartas pra todos... Apesar de sempre ter aqueles que não dão ouvidos e acabam me encarando como concorrente (na verdade me encaram como inimigo, porque pra não dar ouvidos à isto...) e acabam fazendo um trabalho pra um cara que é pilantra... Acho que é por estas e outras que deveríamos criar uma espécie "blacklist" de clientes, seja à nível municipal, estadual, nacional, sei lá... para que o nó-cego não passe a perna em outros.
Olha, eu não sou dono da verdade, mas já levei calote grande. Perdi R$ 2.000,00 num projeto de dois prédios residenciais. Depois disso comecei a pedir sinal, seja na hora ou durante a execução do trabalho. É verdade... isso prende o cliente. Agora quanto a não ser dono da verdade é o seguinte, das respostas que eu li e de tudo que vocês pensam eu achei um jeito de minimizar a frustração : Digamos que você olhou pro trabalho, está com cliente no telefone ou na sua frente perguntando quanto vai custar, e você já tá mandando por exemplo R$ 300,00 ipotéticamente... Diz que vai custar R$ 900,00 e precisa de R$ 300,00 de sinal. Abraços.
Fala pessoal ! Otimo topico ! e nao esqueçam de sempre pensar no valor da Nf ( nata fiscal ) quando for orçar ! :D ja passei por isso algumas vezes, tipo vc da o preço e depois no final :(:(:( :(:(:( vem a noticia ,,,, mas tem o valor da nota....
Tópico interessante... Acho que a questão financeira no cg é complicado porque você está trabalhando com algo imaterial na maioria das vezes... Se você toma calote, como extornar o produto? :D Praticamente impossível. O correto é "acostumar" os seus clientes com o seu sistema de trabalho. Por exemplo: se um comércio qualquer não aceita um cartão de crédito de uma marca, você vai obrigá-lo a aceitar a forma de pagamento do seu jeito? É você quem tem que se ajustar à forma de pagamento do fornecedor. No caso, nós é quem ditamos a forma de pagamento. Damos as opções que temos, o cliente apenas escolhe qual delas ele aceita. Não fiz uma proposta de pagamento para ser discutida. Ela deve apenas ser escolhida. É claro que prazo de pagamento e número de parcelas pode ser discutido. Talvez alguns dias a mais no segundo cheque (depois de o primeiro pagamento ser à vista em dinheiro, claro!) não farão mal a ninguém. Devemos fazer assim como fazem muitas lojas por aí (como uma certa rede de lojas com o nome de um Estado do Nordeste...). Na maioria dos casos, a primeira parcela, praticamente paga os custos administrativos e quase 70% do produto vendido. O restante corre como lucro. Se houver inadimplência, o prejuízo não foi tão grande assim. Enfim, quando se trata de pilantragem dos clientes, todo cuidado é pouco. É necessário fazer como o Phy disse: limpar o mercado. É isso... Abraços!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711162.

Total de membros registrados: 138669

Últimos membros registrados: jessicafaria, Jacksonsherys, Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax.

Usuário(s) on-line na última hora: 244, sendo 4 membro(s) e 240 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Rodrigosouza3D, tsmodelagem3d, Fabio Catelleno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.