Oi Ricmage
Em especial agencias e produtoras de publicidade e propaganda não podem de forma alguma ter ficha suja; neste meio 99% das negociações são feitas de boca, mesmo porque na maioria das vezes não há sequer tempo de fazer contratos ou outros procedimentos legais, também a menor mancha na ficha de uma agência a impede de ter crédito em veiculação (Jornáis, TV, etc...), daí ela quebra.
Já escritórios de arquitetura não tem o mesmo compromisso, mas ninguëm é imune a uma boa pisada na jaca. :D
Uma das coisas que a experiência ma ensinou é a não ter medo de cliente sacana ou caloteiro, depois de descobrir que eu posso causar mais dano a ele do que vice versa.
Como tenho muitos anos de profissão conheço a maioria dos departamentos de marketing das empresas, produtoras, agências, gráficas, fornecedores, etc...; então se o cara é safado mesmo, mando carta registrada para todo o mercado, não só para o cliente dele.
Para ser franco já desbanquei muito salafrário que acabou tendo que sair da área. Acho que nós como profissionáis temos mais é que chutar o trazeiro dos picaretas para limpar nosso próprio mercado.
Não vejo isto como uma forma de vingança, mas como uma maneira de manter o mercado saudável para todos os profissionáis sérios e honestos.
Abraço
Phy