Pesoal, estou com um projeto grandioso de 2000m² (uma mineradora), que fica no sertão nordestino.
Como a extensão é grandiosa, estou tendo dificuldades em fazer uma textura que não pareça artificial, ou seja, aplicar um mapa lá e pronto.
Até pq, mesmo um mapeamento com UVW Map, ainda acho complicado, já que a unidade está em metros. Qualquer textura que eu coloque, distorce ou, se não distorcer, cria muitas repetições da mesma textura.
Pensei em fazer com o Unwrap Uvw, mas aí teria que ter uma habilidade no Photoshop, que não tenho muita, para pintar essa textura.
Outra coisa que pensei, foi fazer com procedural, fazendo a composição de vários shaders, mas ainda não estou dominando essa parte de se compor detalhes diferentes (noise, cellular, etc) para compor uma textura.
Vi até esse tutorial interessante no site do 3D Total (
http://www.3dtotal.com/team/tutorials/canyon/asberg_canyon_01.asp), mas não sei como foi feita a sequência dos shaders, e ainda acho que ele usou outros softs de procedural.
Além do mais, o terreno apresenta traços de erosão, que nesse caso, teria que ter frestas como de erosão com alguns matos crescendo.
O objetivo não é fazer muita coisa limpinha, mas algo que realmente lembre um trabalho diário de uma mineradora, com muitas carretas e enchedeiras.
Então estou me deparando em fazer uma textura, com um mapeamento mais complexo, em que passe a noção de barro batido, onde exista uma ligeira percepção para quem ver, que existem caminhos criados (um barro mais claro), em função da passagem dos caminhões no terreno.
As vistas são quase que áreas, em função da dimensão do terreno, então, foram escolhidas 3 vistas, mas que as partes mais próximas da câmera, caso seja aplicado uma textura de má qualidade, nota-se que é artificial.
Se alguém tiver sugestões ou dicas, fico grato. Até mesmo exemplos, como sites.
Não precisa ser coisa grande, só para ter uma noção por onde começar!
Falouw[/url]