Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
Rafael Reis   Rafael Reis - AC
An3dre   Araras / SP - SP
Gui Silva   cotia - SP

Portfólios Ver Mais

ttnunes   Brazil, São Paulo - SP
Neoferd   Brasil - SP
Rafaelbn   Recife - PE

Ajuda: fazer uma textura de barro batido sem repetição!

Por: loj  

Em: 30/05/2006 20:42

Além do blend, quando vc usa procedurais, se vc notar em cada canal de cor, vc pode adicionar um outro mapa em cima e no outro mapa mais um... e assim se vai até suprir sua necessidade (acho que não fui muito claro, rsrsrs). A pouco tempo descobri que da pra usar mapas no gradient ramp, foi o que fiz na textura daquela grama. Eu pretendo fazer um tutorial de composição de materiais usando somente procedurais. ;)
Olá roger(plis). Valeu pela dica. É mais uma opção. Poxa tiagodmed, legal. Me avisa se possível, assim que fizeres ok? Tou precisando muito! Espero que seja antes de entregar o meu trabalho, semana que vem, heheh. Valeu pela força aí. Falouw.
Oi gente, tudo bem? Putz, to morrendo de saudades de trocar idéias com o pessoal aqui. Estou renderizando uma imagem de exemplo para o site novo, vai demorar uns minutos, então, resolvi dar um oi aqui. Sobre a dúvida do Joelyton, faça o mapa do terreno com o Cellular no modo Chips, usando tons de marrom, habilita a opção fractal e ajusta o Size para ficar legal no terreno. Você pode alterar o size para visão mais próxima e para a visão mais distante. Depois, faça uma cópia desse Cellular no Bump e aumenta o valor dele conforme a necessidade. Copie este mapa e coloque cores mais escuras, para fazer um outro material de terreno que vai contrastar com o primeiro. Faça um render da vista Top do terreno, sem luz sem nada, só de referência. Leva para o PhotoShop, recorta direitinho para deixar as bordas bem justas no terreno, se fizer com fundo em alpha já vai recortado. Pinta esse terreno de preto e branco, onde for preto aparecerá o primeiro material e onde for branco aparecerá o segundo, assim, você pode fazer as trilhas que quiser, porque com procedural só vai dar para controlar isso pela altura do terreno ou pelos relevos, não vai dar para fazer uma trilha de onde passam os caminhões e tal. Se pintar no PhotoShop você coloca onde quiser. A imagem pode ser com uma resolução menor, porque será só um mapa de Blend, mas quanto maior a resolução, mais detalhada será a mesclagem. De volta no Max, Pega um material Blend, coloca o primeiro material de terreno que criou no primeiro Slot dele, coloca o segundo material no segundo Slot e abre o mapa de Blend no terceiro Slot. Aplica um UVW Map Planar no terreno e clica no botão Fit. Está pronto. Por fim, queria dar os parabéns para o Tiago, pela ótima rosa que eu vi numa outra postagem, ficou perfeita, eu gostaria muito de ver a animação, com FFD deve ter sido bravo de animar, mas tem um puta controle, parabéns mesmo. Abração para todo mundo
Oi andre, tudo bem. Li sua explicação, mas pra mim q nunca mexi com texturas desse tipo deu nó na cabeça, teria algum tutorial mais simples pra começar a estudar o procedural? No meu trabalho uso muito o asfalto em longas extensões, acho q isso poderia me ajudar certo? valeu pela força!!
Olá André. Sempre é bom ter mais dicas! Mesmo sendo novo por aqui, a versão atual do site já está de parabéns pelo significado que ele representa, principalmente para os que estão começando. E o novo, já imagino oq deve vir por aí. O trabalho que esteja dando tb, nem se fala! Olha só, eu já tinha feito uns testes aqui, apenas com o Procedural Cellular, mas ainda acho que falta muito para melhorar. Esse final de semana, vou acrescentar essas novas dicas dos colegas, para ver se eu deixo um pouco mais realista, pois estou aqui com umas texturas de pneus de caminhão, e gostaria de colocar essas marcas no terreno. Colocar um matinho, uma sugeirazinha, etc. Vão aí alguns testes do terreno: Ignorem a cena em si, pois só estava preocupado mesmo com o terreno . Falouw
não sei se é isso, mas eu tentaria chutar valores mais altos para o bump, esse barro ta parecendo piso, muito retinho :-P
É, com certeza vou melhorar essa textura. Tá precisando fazer um pouco de irregularidade no terreno!
http://www.gugila.com/downloads.html da uma olhada.....pode ser q te interesse.....abs

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 1047, sendo nenhum membro e 1047 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.