Oi gente, tudo bem?
Putz, to morrendo de saudades de trocar idéias com o pessoal aqui.
Estou renderizando uma imagem de exemplo para o site novo, vai demorar uns minutos, então, resolvi dar um oi aqui.
Sobre a dúvida do Joelyton, faça o mapa do terreno com o Cellular no modo Chips, usando tons de marrom, habilita a opção fractal e ajusta o Size para ficar legal no terreno. Você pode alterar o size para visão mais próxima e para a visão mais distante.
Depois, faça uma cópia desse Cellular no Bump e aumenta o valor dele conforme a necessidade.
Copie este mapa e coloque cores mais escuras, para fazer um outro material de terreno que vai contrastar com o primeiro.
Faça um render da vista Top do terreno, sem luz sem nada, só de referência.
Leva para o PhotoShop, recorta direitinho para deixar as bordas bem justas no terreno, se fizer com fundo em alpha já vai recortado.
Pinta esse terreno de preto e branco, onde for preto aparecerá o primeiro material e onde for branco aparecerá o segundo, assim, você pode fazer as trilhas que quiser, porque com procedural só vai dar para controlar isso pela altura do terreno ou pelos relevos, não vai dar para fazer uma trilha de onde passam os caminhões e tal.
Se pintar no PhotoShop você coloca onde quiser.
A imagem pode ser com uma resolução menor, porque será só um mapa de Blend, mas quanto maior a resolução, mais detalhada será a mesclagem.
De volta no Max, Pega um material Blend, coloca o primeiro material de terreno que criou no primeiro Slot dele, coloca o segundo material no segundo Slot e abre o mapa de Blend no terceiro Slot.
Aplica um UVW Map Planar no terreno e clica no botão Fit. Está pronto.
Por fim, queria dar os parabéns para o Tiago, pela ótima rosa que eu vi numa outra postagem, ficou perfeita, eu gostaria muito de ver a animação, com FFD deve ter sido bravo de animar, mas tem um puta controle, parabéns mesmo.
Abração para todo mundo