Skylight/Cena Interna

Por: Gaucho  

Em: 25/07/2006 13:02

Boa tarde! Alguém sabe como é possível uma Skylight (ja li em diversos lugares...usada pra cenas externas) funcionar numa cena interna? Sei q da...so não sei como? Desde ja fico grato pela atençao dos colegas...abs
Vivendo e aprendendo!!!
Ummm... Até onde eu sei pra interna se usa o radiosit com spots ou ominis. E pra externas se usa a skyligth com o light tracer. Se eu falei bobagem alguém me corrija.
Oi Gaucho, tudo bem? Realmente o Tiago tem razão, o LightTracer não é para ser usado em cenas internas, o próprio Help do Max informa isso. Ele pode gerar muitos artefatos na cenas internas. Você pode usar a SkyLight em cenas internas sem problema, mas para isso deve calcular a iluminação com o Radiosity ou com o Mental Ray. Só que nestes casos é melhor usar a IES Sky. Abraços
André...sabe a cena do Sandro Medeiros....então...nela foi possivel iluminar bem só com skylight.mas claro q eu usei depois uma IES SUN junto...mas a questão é essa...como a skylight iluminou nessa cena??? Eu pergunto isso,pq em outras cenas não esta funcionando...mesmo sem o force 2 sides...e etc.... não consigo decifrar isso,não sei se tem algum segredo...mas o Sandro não deve ter entendido o q eu quis dizer...quando eu perguntei pra ele em um tópico q eu fiz sobre essa dúvida.. Se vc ou ele souberem o pq disso (qual o segredo da cena),por favor me digam...iria ajudar bastante mesmo... OSB:tudo bem q na realidade,a luz da skylight nao funcionaria...mas nessa cena do sandro funcionou por algum motivo....e por incrivel q pareça,na minha opiniao fica mais real com a skylight junto,dando uma força boa...ah e outra coisa,tudo isso q eu disse usando o mental ray. Valeu e abraços a todos...
Oi Andre...o Marco explico melhor q eu.....simplesmente naquela cena funciona! Desde ja fico grato pela atençao...abs
Vivendo e aprendendo!!!
Oi gente, tudo bem? Eu entendi o que vocês falaram, mas não entendi o porque está acontecendo isso nas suas cenas. Veja só, o lance de não ser bom usar SkyLight em cena interna é por causa do LightTracer, se usar o Mental Ray não tem mais este problema. Ruim é o LightTracer, não a SkyLight. Mas a SkyLight é uma luz secundária, ela nunca deve ser usada sozinha na cena, sempre tem que ter uma luz decente junto, porque a Skylight não faz traçamento de raios, não desabilita as luzes de serviço do Max, não tem configurações robustas, ela é apenas uma luz auxiliar, como era a luz Omni até o max 2. Agora, voltando ao lance da cena interna, a SkyLight vai emitir luz por todos os lados, se tem uma abertura na parede, como um buraco de janela, a maior parte da luz emitida pela SkyLight será disperdiçada, apenas uma pequena parte da luz vai entrar por essa abertura. Por isso que todo mundo usa colocar uma luz Area bem na janela, para que toda a luz emitida ricocheteie pelo ambiente criando uma iluminação adequada. Fica muito melhor e com menos esforço. Se estiver usando o Mental Ray, é muito melhor criar uma esfera com Glow em torno da cena do que usar a SkyLight, o resultado é o mesmo, mas o tempo de render é menor e a qualidade é maior. Se quiser pode até trabalhar no Mental Ray igual ao Maxwell, apenas com objetos emitindo luz, mas terá que criar uma luz apagada na cena, para o Max desligar as luzes de serviço, e para ficar perfeito tem que destravar o Shader Backpoint, para poder trabalhar com escalas reais de iluminação no Glow. Mas não é jogo, é melhor colocar uma luz Area na janela. Seja uma esfera com Glow ou uma SkyLight, sempre terá outras luzes na cena para ajudar a iluminar. Nenhuma foto real fica boa apenas com iluminação ambiente, nenhuma foto profissional é feita com iluminação ambiente, mesmo numa área externa num dia de sol, é comum usar refletores imensos para ajustar a iluminação da melhor forma possível. Então, não vale a pena usar uma Skylight para fazer uma cena interna, é mais rápido e fica melhor usando uma luz Area na janela. Se colocar só a Sky Light e um sol, terá que aumentar o multipler da Skylight absurdamente para ajudar na iluminação, caso contrário, ela não terá quase efeito. A cena do Sandro tem grandes janelas, isso permite que entre mais luz da SkyLight, quanto menor a abertura, menos efeito ela terá sobre a cena, mas se colocar uma luz Area na janela, mesmo sendo uma janela pequena, a iluminação ficará bem mais forte. Abraços
André,concordo com tudo q vc disse...menos em um lance.... consegui descobrir...... coloquei um box na frente das janelas......e??? continuou iluminando sem abertura!! dai comecei a querer descobrir até agora.... dai coloquei um box em cima do teto...e??? Ficou tudo preto.....era o teto o negócio.....ou seja mesmo sem janela iluminou por causa do teto... o teto existe,pq a skylight funciona como se ele não existisse?? André,se vc quiser a cena para conferir o q eu estou falando...é só fala.. abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 1055, sendo nenhum membro e 1055 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.