Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Fabio Teles   Goiânia-GO - AC
Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

dauddesign   sao jose do rio preto - AC
Shaolin   Campinas - SP
elieziocborges   Porto Velho-RO

importando no viz do cad 2006

Por: arqfhc  

Em: 18/08/2006 09:24

Ola, pessoal. Sou novo por aqui, me inscrevi a tres dias atras e estava olhando os tópicos para ver se ja não tinham respondido a minha dúvida. O site esta muito joia, parabenizo os osganizadores e colaboradores, tem muita coisa, muito organizado, tentei ver se achava a resposta pra minha dúvida e demorei tres dias e não consegui olhar tudo. Bom umas duvidas no seguinte. 1- Trabalho com autocad 2006, faço tudo em metros 1uni=1metro. Quando importo o dwg no viz 2006 as luzes saem muito fortes, não adianta mexer nela, faço o seguinte systen units - metros e units setup metros Quando inportouma caixa de 3x 3x 3 e ja no viz coloco uma omni o defaut dela vem decay 40,00m. Esta é a ultima que eu fiz Ainda não sei trabalhar com gi nem mental ray, podem notar que esta muito escura, perde detalhes, gostaria de clarear. Sei que sou ainda um Bebê mas estou querendo aprender e se vcs puderem me ajudar agradeceria muito. Obrigado.
Oi Arqfhc, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso fórum, espero que goste e que participe bastante. Sobre a sua dúvida, é um assunto meio polêmico e envolve muitos problemas, mas vou te falar da minha experiência. Uso o 3ds max diariamente, pelo menos 6 horas por dia, nos últimos 10 anos, apesar de alguns discordar, é fácil de perceber isso que vou te falar. Todos os parametros do 3ds max vem configurado com um valor padrão. Este valor padrão é adequado para o tamanho normal do mundo que o max cria. Quando você modifica as unidades do programa, o mundo diminui, mas todos este parâmetros continuam no valor padrão. Então, você terá que modificar muitos parâmetros em todas as áreas do programa que normalmente não seria necessário mexer. Por isso que eu acho que não vale a pena trabalhar em escala real no Max, ele não foi feito para isso, ele foi feito para animação artística para vídeo, onde se modela e se anima na proporção, sem medidas precisas. Se você modela no AutoCAD ou no ADT, o projeto já está perfeitamente correto, as proporções estão perfeitas, então, você pode pegar a maquete e ampliar no Max para trabalhar no tamanho padrão do mundo dele. Vai facilitar muito seu trabalho e evitar muitos problemas. No Max você tem que esquecer de medidas e fazer tudo de forma que fique visualmente bonito, sem se preocupar com medidas. OBS: Max e Viz é a mesma coisa. Abraços
Arqfhc, blz? Não sei se entendi, mas vc nao acha melhor apenas modelar no AutoCAD? deixar os materias, luzes e cameras no Max? O Max, ele trab no campo das proporcoes e o autocad na precisao. Já que vc conseguiu a proporção atraves da precisao do autocad, deixa p finalizar com luzes e materiais e tal p/ configurar no max e bem melhor... Ele fará isso com mais facilidade e interação com o usuário. pelo menos em minha opinião.
obrigado pela ajuda. Eu modifiquei algumas coisas, como eu faço pra deixar no defaut. Quando eu passo do cad pro max ele vem pequeno, tenho que dar um scale pra aumentar o tamanho do desenho. A impressão que da é que meu desenho entra no "mundo max" como um grão de areia no campo de futebol e quando vc coloca uma luz la é como se estivesse colocando os olofotes do campo pra iluminar o grão.
OI Arqfhc, tudo bem? È justamente o que eu te disse na mensagem acima. É muito melhor você aumentar o tamanho da maquete para ficar de acordo com o tamanho padrão do mundo do 3ds max, do que diminuir todos os parâmetros de tudo que for usar para se adequar ao tamanho do projeto em escala real. Muitos parâmetros que não seria necessário modificar, vai gerar problema e você terá que modificar para ajustar na escala real do projeto. Faça um teste simples, coloca uma luz RayTrace na cena e renderiza em escala real. Repare na sombra do telhado, ela vai ficar com uma faixa sem sombra próximo da junção da parede com o beiral. Porque a tolerância do RayTrace vai estar alta demais para um projeto em escala real. Isso é uma coisa que nunca teria que modificar se estivesse trabalhando no tamanho do mundo padrão do 3ds max, entende? Este é apenas um exemplo, em tudo terá que modificar parâmetros que normalmente não tem que mexer se estiver trabalhando no tamanho do mundo do Max. Abraços
Obrigado pelas dicas. será que não teria uma cena exemplo, pra adaptar o tamanho. quando exporto do dwg, "coloco adopt systen units", (Meu default systen units esta em metros e units tambem em metros.) ou adoto rescale na janeta do import options, poderia me ajudar passo a passo? Agradeço. ;)
Oi Arqfhc, tudo bem? O problema é ter modificado todas essas configurações, o certo é voltar para o padrão, porque se está modificado para metros, acontece tudo que te falei. O padrão do Max é unidades genéricas e Inches no Units Setup. Porque não tem erro dessa forma, dá certo sem ter que modificar nada, mas se estiver em outra escala, complica. Volte para Generic Units e Inches dentro do Units Setup. Depois, quando for importar um modelo 3D em DWG, escolha a opção AutoCAD Drawing, não é o Legacy AutoCAD, não deve modificar nada na janela de importação, as opções padrões são adequadas, apenas diminua o valor da opção Surface Derivation for 3D Solids, ela controla a qualidade dos objetos redondos. Quando terminar, seleciona o modelo, agrupe e escalone para um tamanho que fique bom na vista inicial do programa. Na seção FAQs tem um tópico explicado sobre a importação do AutoCAD para o 3ds max, o link direto é http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14688 Abraços
Valeu, vou tentar. Estou gostando bastante do site, estou aprendendo com os tutoriais, espero que chegue como os feras que tem aqui.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1094, sendo 2 membro(s) e 1092 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.