Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
Erlon   João Pessoa - PB
Ed Lopes   São Paulo - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Antonio   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

pepiart   Piracicaba
Marcos Fernandes 3d   João Pessoa-PB - PB
dinizlima   Londrina - AC
juniormaccedo   rio de janeiro - AC

Dúvida inserção de maquete na foto

Por: dddmax  

Em: 09/09/2006 14:25

Olá amigos, estou precisando de ajuda para inserção de maquete numa fotografia, usando o renderizador v-ray, consegui montar uma com ajuda de alguns tutorias da 3d1, mas cheguei numa situação e não consigo resolver eu preciso esconder algumas parte da maquete, dando a impressão de está atrás de determindado objeto, mostrando apenas uma parte dele, não sei se fui claro, mas se alguém puder dar umas dicas. Tive a idéias de renderizar com alpha com o matte do vray, mas ele aparece depois quando salvo com o alpha... idéias?
Olá dddmax, tudo bem? Se a sua idéia é esconder alguma parte da modelagem atras de algum item da imagem, basta você utilizar o Material Matte/Shadow sobre um objeto modelado (desenhado) para encobrir esta região. Link do tutorial sobre Matte/Shadow aqui da 3D1: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15258
Sergio Feitosa
Oi dddmax...seguido isso acontece comigo...por exemplo....tiro uma foto do terreno onde sera construida a casa...e quero q uma ou outra arvore fique na frente da maquete/perspectiva. Bom..primeiro eu observo as sombras da hora em q tirei a foto e tento colocar o sol mais ou menos na mesma posiçao..para ser coerente..depois vai tudo no PS mesmo...ai vai a gosto do profissional e da situaçao qual a ferramente mais apropriada pra extrair o q se quer..Eu uso bastante o comando extrair (extract)..e suas sub ferramentas...ou pode usar selecionar por escala de cores...enfim...tem varias maneiras...quem sabe posta a foto e a cena...fica mais facil opinar..espero ter ajudado..abs.
Vivendo e aprendendo!!!
Olá dddmax Olha, as duas formas são válidas, entretanto concordo mais com o Gaúcho. Dependendo da situação, o PhotoShop se mostra mais prático, principalmente se as partes que vc necessita tirar da foto ou da imagem do render tiverem formas muito orgânicas, ou forem muito difíceis de recriar no Max. Vou postar uma imagem que montei, na qual iria usar em 3D da fachada de uma loja, mas acabei não utilizando esta foto. Neste caso o que precisei foi dar uma "limpada" na foto... feito no PS. Muito rápido e prático. ANTES DEPOIS Aqui uma montagem no também no PS, de um render bem "meia-boca"... só pra dar uma idéia pro cliente. Pelo preço do Projeto Arquitetônico, não valia a pena fazer um render descente... hehe!! DETALHE: Olha só a "comida" que dei no portão do barraco ao lado... hahauhau!!
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Outra coisa.....q tb utilizo...boto a foto na qual sera feita a montagem no background do max...ai posso ajustar a camera direitinho.....pois faze no "olho" as vezes chega no PS e vc nao consegue enquadrar c a foto.....abs
Vivendo e aprendendo!!!
obrigado pela atençãode todos, não trabalhei em cima esse fim de semana e ainda não acertei bem ainda a camera,mas seria mais ou menos isso. os pavilhoes tem que ficar atrázda cerca se puderem me ajudar dizendo qual é a melhor saída desse caso, (considerando o uso do vray)
Olha .....o render tanto faz.....pra mim nao teria duvida...e aquilo q falei acima..PS mesmo...e capricha na resoluçao da foto.....abs
Vivendo e aprendendo!!!
O Gaúcho falou mais uma coisa importante: A RESOLUÇÃO da foto é muito importante para poder trabalhar bem no PS!! Em relação ao ajuste da Camera com o BG, uso o BG mas não renderizo com ele, pq dps para recortar só o render fica mais fácil se o background do render for um fundo preto, por exemplo... Para se ter um ajuste perfeito da câmera com o BG, tem um tuto mto bom... http://www.3dkingdom.org/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=787 Ou se quiser me passa seu e-mail, que te mando um tuto que recebi aqui no forum, esse em português. Basicamente o que vc tem que fazer (desde que tenha uma foto de alta resolução) é recortar a SOMENTE A CERCA ou melhor, somente os moirões de concreto, já que a tela quase não irá aparecer, e depois colar os moirões da cerca na frente dos pavilhões. A impressão que esta sua imagem passa é de que os pavilhões estão bem mais a frente da cerca... acho que isso precisa de um ajuste... tenta o tuto do Camera Match! Abraços Arq. Juliano Azeredo
Huahahauhuahu...ta ficando engraçado esse topico...o Juliano tb falou algo q eu esqueci...o BG uso so pra ajuste...renderizo c fundo preto e c mascara. Abs..
Vivendo e aprendendo!!!
HEHEHE... Gaúcho... é que como isso é comum pra quem ja faz isso a algum tempo, acabamos sempre pulando algo quando se vai explicar para alguém!! NORMAL...HAUHAUHAUHA

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1092, sendo 2 membro(s) e 1090 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.