Novato Querendo Saber Mais, Iluminação e Realismo C/ V-ray

Por: Valmir Santos  

Em: 23/09/2006 14:38

:-P [size=7]E aí galera do 3D1, sou novato aqui, trabalho com autocad já faz uns 10 anos, estou começando no 3D Studio, pois os renderes do Autocad deixa a desejar. Mas tenho várias dúvidas sobre aplicação de luzes e materiais em maquetes externas e interiores. Pois faço os renderes e não ficam bons como as imagens deste site e outras que já vi... Comprei os 15 volumes total texture e os 24 volumes do archmodels e mais livros e cursos 3D studio, estou ralando muito, sozinho, pois aqui em minha cidade tem muitas empresas e vários cursos, mas nenhuma escola abrange 3D Studio Max, atualmente, através de pesquisas na internet, descobri que o 3d Studio trabalha melhor usando plugins, então comprei = 3D Studo Max 8.0, V-ray p/ o Max 7.0 e 8.0, Facial Studio... Já gastei muito até agora, faz 8 meses que estou tentando... Mas meus renderes, levam um tempão e não ficam bons, melhores que Autocad é claro, Mas não iguais os que postam aqui. No momento preciso mais de vocês do que vocês de mim, mas vou continuar e quem sabe eu ficando bom, eu possa ajudar, no futuro, outros membros. No momento minhas dúvidas são estas, como aplicar realismo a uma sala, luzes e materiais, talvez tenha tutoriais aqui mesmo, que esclareçam minhas dúvidas, mas mesmo assim preciso da ajuda... 3D STUDIO MAX 8.0 V-RAY 1.50 CPU AMD ATHLON XP 3.0 MOTHERBOARD ASUS A7N8X-X MEM. KINGSTON 1024MB DDR400 HD MAXXTOR 2x 80GB VGA GEFORCE MX4000 128MB
NÃO DESISTA, SE FORTALEÇA E VENÇA
Bom.....em primeiro seja bem vindo! Qto a questao do tempo de render...tenho uma configuraçao um pouco inferior a tua (Athlon XP 2.6, 1 Gb, Gforce MX 440 64 mb)..e e normal um render c qualidade razoavel do tamanho (2000x1500 c 300dpi) levar 3/4 hrs...me corrijam se eu estiver errado. Qto ao Vray q e otimo pra arquitetura pelo q todos comentam e eu pude compravar a cerca de um mes atras qdo comecei a usar...tem um bom material aqui no site mesmo postado pelo colega "alguem" onde ele descreve todos os parametros do render e tb como iluminar uma cena interna. No mais acho q vc esta no caminho certo..não ha nem comparaçao c o render do Cad..e nem teria pq..visto q tem aplicaçoes diferentes. Espero ter ajudado...abs
Vivendo e aprendendo!!!
Oi Valmir, tudo bem? Atualmente o 3ds max não precisa de nenhum plug-in, dá para fazer quase tudo sem plug-ins, apenas em alguns casos será necessário, como alguns tipos de simulações de líquidos por exemplo. Não precisa de plug-in de render, pois tem o Mental Ray, que é o melhor render do mercado, não precisa de plug-in de animação facial, pois existem diversos recursos para este fim. Mas neste caso específico, um plugin para animação facial, como o Facial Studio, ajuda muito e torna o trabalho bem mais fácil e perfeito. Sobre a questão de criar uma imagem realista, depende de muitos fatores e alguns anos de estudo no 3ds max, ele é um progama complexo e você não vai conseguir bons resultados em poucos meses de estudo. O que precisa é uma modelagem perfeita e detalhada, a criação de materiais realistas no render que estiver usando, o mapeamento correto de texturas, o ajuste adequado da iluminação e depois a configuração correta do render. São estes os passos. A modelagem você vai fazer no AutoCAD e ficará perfeita, tente ser detalhista, os detalhes que tornam a cena real. A criação de materiais realistas leva um certo tempo, porque depende de observação do mundo real e de conhecer bem os recursos dos materiais. Iluminação é uma das coisas mais difíceis da pessoa pegar, a não ser que conheça de iluminação para fotografia, porque a técnica é a mesma em 3D, com vantagens para o 3D. Um livro de iluminação para fotografia pode ser muito útil. O render em si, leva cerca de 6 meses estudando para começar a se sentir mais a vontade com ele. É normal levar horas de render numa cena realista, como o Gaucho disse, profissionalmente é normal usar diversas máquinas em rede para renderizar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717475.

Total de membros registrados: 143199

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze465, DihSena, buybreezo, APEROT, willwolff, Ronaldnner, davvves, LifeGaugeBreeze35454.

Usuário(s) on-line na última hora: 929

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.