Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

brunochar   Rio De Janeiro
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC
Marcelo Guarrata   Maringá - PR
ti_roc   Mauá, SP - AC

Portfólios Ver Mais

Leandro Malheiro   São José do Rio Preto - AC
Evandro Oliveira   Novo Hamburgo - AC
flavio3d2009   Goiânia /Goiás/ Brasil - GO
Simbjji   Indaial - SC - SC

Número Máximo de Luzes Visíveis na Viewport do 3DSMax?

Por: EnricoSB  

Em: 27/09/2006 09:45

Olá a todos! Sou novato em maquetes eletrônicas. Estou fazendo minha primeira e notei uma coisa curiosa: tenho umas 30 e poucas luzes no meu projeto (uma casa de campo com piscina e quiosque) e notei que a partir da 6ª luz, as outras não mostram sua iluminação na viewport! Parecem estar desligadas. Só mostram a sua iluminação quando renderizo a cena! Não sabia que havia uma limitação de efeito de luz a ser reproduzido nas viewports...Fiz vários testes, ligando e desligando uma por uma e, da 7ª luz em diante (light lister), simplesmente é como se ela não estivesse lá...Só aparece quando renderizo! Como faço pra regular a intensidade, etc, sem ver a sua luz na viewport? Valeu!
Enrico Schneider Benites Publicitário Técn. em Edição de Vídeo
uma perguntinha para que tanta luz?
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Pois é, ainda sou iniciante em maquete... Mas mesmo assim, to modelando uma casa de campo, com praticamente todas as peças existentes (pelo menos as que foram feitas modificações na planta do projeto), que são pelo menos 10! E são cenas a serem renderizadas tanto externas quanto internas...Como vou fazer pra iluminar 10 peças com menos de 6 luzes??? Já que na minha viewport só aparecem 6 efeitos de luz ligadas...(sozinhas ou separadas). Será que vou ter de mover uma das 6 luzes que realmente aparecem seu efeito, pra cada uma das peças, cada vez que for renderizar uma delas, pra ver a iluminação na viewport? Como você faz pra iluminar mais de 6 peças de uma maquete de interiores, para que apareça o efeito da luz na viewport em cada uma delas? Externamente tenho um sistema de Daylight (IES-Sun + IES Sky), pra simular a luz do Sol. Entendeu a minha situação?
olha posta um wire da sua cena com as configurações ai pra gente dar uma olhada!! eu testei aki com nove luzes na cena e coloquei uma cor diferente em cada uma delas e todas apareceram na viewport
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Roger(plis): Pois é...Será que é algum bug do meu 3DSMax8 (sp3)? Eu to colocando aqui algumas imagens da interface...não sei se é bem isso que tu querias... Todas as luzes são do Mental Ray (MR)...Será que pode ser isso? Vou tentar fazer um teste desses que tu fizeste no meu Max, com luzes std e luzes MR! Antes de tudo, muito obrigado pela atenção! Abraços!
Roger(plis): Agora a imagem com Smooth+Highlights. Detalhe que eu selecionei uma das luzes que não aparecem o efeito pra tu veres como ela está ligada, etc...Apenas algumas luzes mostram que estão ligadas, como se vê na imagem! OBS.: a Daylight foi desligada (sun+sky), assim como dei um Hide no telhado e na laje, pra mostrar o interior da casa. Abraços!
Essas luzes na viewport requerem muita memória RAM, e exigem da placa de vídeo tb, as vezes sua placa cortou o efeito externamente, costuma acontecer om jogos quando a placa não ta aguentando. antigamente as placas de vídeo nem suportavam tal efeito em jogos, só em programas tipo o 3ds... pode ser isso.
Olá novamente! Agora vejam o render noturno (sem Sun e sky)com todas as luzes restantes ligadas! Todas aparecem ligadas normalmente... Estranho, não? Abraços!
Caio: Seria uma explicação viável, mas aí provavelmente todas as pessoas com uma placa similar, com a mesma memória de vídeo e memória RAM teriam a mesma limitação. E eu tenho exatamente a mesma limitação em 3 PCs diferentes, um com um placa mx4000 de 64mb e RAM=512mb; outro com placa FX5500 de 256mb e RAM=2gb; e este que estou escrevendo agora, placa GForce6200 TurboCache de 256mb e RAM=1gb! Não poderia acontecer exatamente a mesma limitação em 3 configurações tão diversas... Abraços!
Roger(plis): Deletei todas as luzes do meu projeto e comecei a colocar omnis comuns (uma com cor diferente da outra). Quando cheguei na 9ª, ela não mostrou o resultado na viewport! Ou seja, no meu 3DSMax 8 (SP3) a limitação de luzes que aparecem os efeitos na viewport é de 8! Daí por diante, o seu efeito só é mostrado no render! E o pior é que nem desligando as outras luzes (da 1 a 8), a 9ª não mostra seu efeito! Só deletando alguma delas é que, automaticamente a 9ª passa a mostrar seu efeito na cena do viewport! Não é por causa das luzes MR... Tu falaste que tinha ligado 9 luzes e deu certo. Qual a tua versão do Max? Abraços!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138555

Últimos membros registrados: nagrorn, gu.mesquita, carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 714, sendo nenhum membro e 714 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.