Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
leochung   Londrina PR - PR
kurumada   Rondonopolis

Portfólios Ver Mais

anapinheiro   São José do Rio Preto
Emilio Biscardi   Rio de Janeiro
HEITOR   Pernambuco - PE
LucasVasconcelos   fortaleza-ce - AC

Número Máximo de Luzes Visíveis na Viewport do 3DSMax?

Por: EnricoSB  

Em: 27/09/2006 09:45

o meu é o max 8 mesmo sem o sp3... apareceu as nove luzes sim!! eu usei ominis comuns agora fiquei encucado!! :?
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Roger(plis): Pois é...essas coisas só acontecem comigo....he hehe... Será que acabamos de descobrir um bug do SP3 ou eu que sou imbecil e desconfigurei algo no Max? O pior é que fiz outro teste agora mesmo, pra descartar a possibilidade de que fosse pelo projeto muito pesado! Abri o Max, criei um Plane branco, e 8 luzes omni, cada uma com uma cor diferente. Beleza, todas elas aparecem iluminando o plane na viewport! Mas, quando coloco a 9ª omni, branca, no caso, nada! A "Maldição da 9ª Luz" ataca novamente...Será que tenho de me benzer? hehe he he he Não é possível que só eu tenha tido esse problema... Pessoal, vamos nos manifestar...testem aí nos seus 3dsMax 8 (sp3) e vamos chegar a uma conclusão... Grande abraço!
Enrico Schneider Benites Publicitário Técn. em Edição de Vídeo
qual o tipo de renderização na viewport que vc esta usando, opengl directx ou heidi ? porque o open gl tem uma limitacao de exibicao de no maximo 8 luzes por vez numa cena, pode ser esse o seu problema se estiver usando opengl para exibição. abraco
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
8:) bom saber destas coisas... 8 luzes... open gl... não sabia disso.
DEUS é maior!
Bom, se não deu certo ainda, tenta criar grupos de luzes. Por exemplo - grupo da sala- grupo da cozinha, então qdo for mexer na cozinha, desabilite as luzes da sala de dá um hide nelas. Eu também tenho me ferrado com algumas coisas aqui. A última que o max anda aprontando comigo é não salvar qdo euclico em salvar rs... já perdi dias de trabalho com essa tranqueira, então agora qdo salvo, abro o explorer e checo se o arquivo está visível ou não com o recuso miniatura. só rindo pra não chorar mesmo. rs
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
pode crer zulmar, eu nao tinha certeza se era memso o opengl que tinha essa limitação, mas desconfiava, entao dei uma pesquisada antes de postar e vi que é mesmo. nao sei como está o desenvolvimento do opengl, houve uma época que ele era melhor que o directx, mas ao que parece os papeis se inverteram. abraço
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Olá a todos! aabb2003: Infelizmente não é isso...Uso o directx. Aqui embaixo tá a config das viewports, de repente pode ser algo nesse sentido! Se tu puder comparar com a tua dá pra ver se tem algo errado! Me lembro que só mexi nisso uma vez, de acordo com um documento do Gelatto, pra testar se funcionava com minha placa. Alberto Raposo: Aí é que está, simplesmente não adianta desligar as luzes, nem dar hide! Só deletando mesmo uma é que a 9ª em diante funciona na viewport...Ou seja, não tem escolha pra regular parâmetros pela viewport! Mas não vou desistir...Tem de haver algo que possa ser feito! Obrigado pela atenção! Vamos continuar nessa batalha? Abraços!
Oi gente, tudo bem? Aabb, muito legal essa sua dica heim, eu não sabia disso, é uma limitação interessante. EnricoSB, veja só, as luzes nas viewports não servem para nada, porque tem uma péssima resolução e não mostram de verdade o que será no render, a não ser que tenha uma super placa de vídeo e plugins de visualização em tempo real, assim aparece reflexos, refrações e sombras Ray Trace nas Viewports. O normal é até que deslique a ação das luzes nas Viewports quando está usando muitas, porque quando tem várias luzes na Viewport elas iluminam demais e deixam tudo branco. Porque na viewport não tem sombra, não identificam paredes nem nada, só no render. Então, a gente costuma teclar CTRL+L para ligar as luzes de serviço em vez de usar o feedback das luzes reais nas viewports. Nem vale a pena se preocupar com isso, coloque quantas luzes você quiser, é normal trabalhar com muitas luzes se está fazendo Fakeosity por exemplo, não tem problema. Se é uma casa grande e está iluminando tudo por dentro para animar, nem esquenta, coloca quantas luzes quiser e trabalha nas Viewports com as luzes de serviço ligadas, depois, veja no Render para ajustar a iluminação, é lá que interessa. Abraços
Olá a todos! Andre Vieira: Nossa, que honra receber uma resposta do "dono" do site que eu mais acesso e que considero o melhor do território nacional (sem falso "puxa-saquismo")! Pois é, pelo visto vou ter de me conformar com essa limitação...Fico frustrado porque para ajeitar uma intensidade, uma posição das luzes, etc, ter de renderizar (e esperar por isso...)pra ver, corrigir imaginando se vai melhorar, pra conferir em outro render...É meio chato, né? A saída, creio eu, é renderizar no preview (minúsculo) ou fazer render de teste em tamanho pequeno pra perder o mínimo tempo possível. Fazer o quê? Bem que a Autodesk poderia fazer com que essa limitação ficasse restrita a todas as luzes habilitadas (ligadas), ou seja, se fosse necessário poderíamos desligar algumas e ver as outras, ficando o máximo de 8 ligadas e visíveis, né? Espero que alguém da Autodesk, talvez um dia pense nessa possibilidade... Grande abraço a todos e obrigado pela atenção!
Oi EnricoSB, tudo bem? Que isso cara, eu que agradeço pelos elogios e fico feliz de saber que gosta da Três D1. Eu respondo todo mundo quando sei a resposta, gosto muito de conversar com os leitores aqui, é a parte do site que eu mais gosto. Sobre a questão das luzes, é o que eu te disse, não tem porque a Autodesk se preocupar com isso, porque ninguém usa. Você disse que é ruim modificar levemente a intensidade ou a posição da luz e ter que render para ver como fica. Mas essa é a única forma, porque na Viewport a luz não te mostra o que acontece de verdade. É um feedback muito ruim. Para ver as luzes de verdade na Viewport depende de super placa de vídeo, não do Max. Se você tiver uma Quadro 4500 instalada, nem vai usar o driver de vídeo DirectX ou OpenGL, vai usar o MaxTreme que é exclusivo dessa placa e poderá usar plug-ins que vão te mostrar em tempo real nas viewports a ação das luzes de verdade, com sombras e tudo mais. Ninguém se guia pela viewport no ajuste das luzes, só renderizando mesmo para ver se está certo. Configurando o render para preview, em poucos segundos você tem uma imagem para verificar se está tudo certo com a iluminação. Na viewport você deve desligar o feedback das luzes para poder trabalhar sossegando quando tem muitas luzes na cena, porque o normal é que fique tudo branco quando coloca muitas. Não aconteceu na sua porque está usando o Attenuation, o que também não é comum em renderização com efeitos modernos de iluminação, porque o Decay será calculado pelo render. Telca CTRL+L nas viewports e veja, o Max desliga o feedback das luzes e mostra a iluminação da cena com as luzes de serviço, assim não fica preto e você pode trabalhar numa boa. Ajuste as luzes e depois renderize para ver se está certo. É assim que todo mundo trabalha. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138565

Últimos membros registrados: Antonio Jorge, felipefariasss, rafacamposfp, slin, osteaction, NaturesGardenCBDKapselnde, hetherfley, Ankusi026.

Usuário(s) on-line na última hora: 1122, sendo 13 membro(s) e 1109 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: felipefariasss, rafacamposfp, jessicatorres, Jhio Design, SERPA, Luana Chen, mauricio prisco, Antonio Jorge, Rodrigo, JMDesign, marcio.alain, Alexandre Longo, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.