Oi gente, tudo bem?
Que isso netroger, eu que agradeço pela sua participação tão ativa aqui no fórum e por acompanhar a gente por tanto tempo.
Sobre a questão de Mental Ray e V-Ray, ambos são ótimos renders, mas em situações mais complexas, o Mental Ray oferece recursos natos e o V-Ray depende de gambiarras, o mesmo acontece com o Brazil Render e com o Final Render.
São renderizadores de outra geração e com menos recursos, mas são mais faceis de usar e de aprender, bem por isso que você obteve resultados bons rapidamente com o V-Ray e não com o Mental Ray.
Realmente leva mais tempo para pegar o jeito do Mental Ray, mas depois você terá mais recursos e facilidades.
No caso de maquete eletrônica, eu acho que acaba dando na mesma, porque o que não dá para fazer direto em 3D, pode ser feito depois em composição no PhotoShop ou com gambiarra, mas em animação não, complica muito a vida, então, é Mental Ray na veia.
Se você é um cara que gosta dessas coisas e tem tempo para se deciar, pode tentar estudar dois renders ao mesmo tempo.
Mas para ficar realmente bom num deles, terá que se dedicar só a ele por um bom tempo, porque é só com o tempo que você realmente pega os macetes de cada render.
Eu uso o Mental Ray desde o Max 3, parei um pouco na época do Max 4 e 5 para estudar Final Render, Brazil Render e por último o V-Ray.
Cheguei a fazer animações com todos eles, tem algumas disponíveis para download na minha seção pessoal do site.
Mesmo estando com o Mental Ray durante todo este tempo, todo dia aprendo um macete novo nele, um recurso novo, uma nova possibilidade, porque ele é infinito.
Estes novos renders são finitos, aprendeu os materiais dele, as luzes dele e as configurações de render, você domina o render.
O Mental Ray, depois que você aprender isso, estará apenas na ponta o iceberg que ele é.
A casca do Mental Ray que aparece para os usuários no 3ds max, é apenas uma pequena parcela do que é realmente o Mental Ray.
Sobre a questão de área de iluminação, isso é realmente uma questão importante, mas certamente já foi calculada pelo arquiteto ou engenheiro que te passou a planta.
E se você for arquiteto, certamente terá estes valores de cabeça, eu tinha antes quando atuava com arquitetura, é coisa de um sexto do piso para quartos, um quarto para banheiros, coisa do tipo.
Basta calcular a área do piso e saber a razão de proporção da janela para encontrar o valor mínimo da abertura.
Se for abaixo disso, nem será aprovado na prefeitura.
Então, creio que este não é o problema, se a planta foi desenhada corretamente, as aberturas estão corretas.
Mas tem que lembrar que nenhuma foto bonita de revista, fotografada por um profissional, usou apenas a luz ambiente ou a luz do próprio estabelecimento, tem um monde de refletores consumindo uma burduada de energia para iluminar o local.
Portanto, sempre coloquei mais luzes na cena, mais do que apenas as luzes do ambiente e a insolação natural.
Coloque luz onde precisar para iluminar, não esquenta com isso. Use o que for necessário.
Abraços