Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafaelm   Rio Claro - SP - AC
bender   Lajeado-RS - RS
AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ
Alexandro   Cascavel - PR
Rodrigo   Salvador, BA - BA

Portfólios Ver Mais

g.neder   SP - São Paulo
LucasVasconcelos   fortaleza-ce - AC
Nahuel Alonso   modelagem 3d
Valmor   Blumenau-SC - SC

Fotométricas em cena mista

Por: netroger  

Em: 27/09/2006 18:30

Colegas: Uma série de questões me afligem. Se alguém tiver coragem, dá uma ajuda aí. 1- Tenho usado o seguinte raciocínio para iluminar cenas: Externas diurnas: Light Tracer + skylight + spot. Internas diurnas: Vray + Vray light pelas aberturas. Sei que existem inúmeras setagens possíveis, mas a questão é: Tenho uma cena interna diurna de uma loja, com a frente da loja (cerca de 10 metros) toda em vidro. Apenas a o v-ray com Vrayligh nessas aberturas, não consigo iluminar bem toda a cena, em função de obter áeas muito escuras no fundo da loja e atrás de elementos paralelos às aberturas. Em resumo: que setagens são possíveis para iluminar de forma realista essa cena "mista" com luz externa natural e interna? Penso em photométricas nas luminárias internas, acendendo algumas no fundo da loja.... daí surge a segunda questão: 2- Qual o esquema para montar a luminária? Do teto pra baixo seria: LUMINÀRIA PONTO DE LUZ (bem próximo, quse dentro dela) No entanto, a lâmpada ou difusor devem aparecer acessos (como elemento de luz aceso). Que formas vcs costumam usar para isso? Lens Efect Glow? Include/Exclude? E mais: Uma luz pontual exposta (incandescente ou fluorescente compacta ou tubular) exige uma fonte diferente de qundo ela está atrás de um elemento leitoso como um vidro difusor ou algo assim? Ou basta configurar corretamente o material deste difusor para ela se mostrar corretamente? Se tiver material a estudar, pode mandar... não to querendo de mão beijada não... he he... só queria ver se alguém podia colaborar com suas experiências. Como sempre, obrigado gente!
Fala netroger, blz? Não posso te ajudar muito, mas eu tô fazendo uma cena intena aqui, onde eu queria que ela toda fosse iluminada só pela luz do sol, entrado pelas janelas. Então estou usando uma IES sun, porém só ela não consegui iluminar de forma que ficasse agradável de se ver. Como não disponho de hardware para ficar enchendo minha cena de luz, eu resolvi utilizr o recurso de Ambient Occlusion, para dar uma iluminada interna, com cara de GI, e o sol entrando pela janela para dar aquele "ar" aradável. Estou fazendo os testes aqui, ajustando o shader de occlusion, mas parece estar ficano satisfatório. Quanto à lâmpada parecer acesa, eu sei fazer só no Mental ray, que tem um shader pra isso. Acredito q o vray também tenha algo parecido.
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
"Alberto Raposo" disse: Fala netroger, blz? ...Quanto à lâmpada parecer acesa, eu sei fazer só no Mental ray, que tem um shader pra isso. Acredito q o vray também tenha algo parecido.
8:) que shader é este?
DEUS é maior!
Oras, o mesmo que vc usa, o Beam :-P
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Oi Netroger, tudo bem? Tem que dar uma olhada no Help do Max para confirmar, mas se não me engano, o Light Tracer apenas não é muito adequado para luzes Photometrics, me parecem que indicam o Radiosity no render padrão, mas novamente se não me engano, acho que usando o Expossure Control as Photometrics vão bem com o Light Tracer. Quanto ao V-Ray com Photometrics, não sei como está nestas versões mais recentes, nas versões mais antigas ele não era muito compatível, algumas funcionavam bem, outras não. Na verdade o V-Ray não é muito compatível com as luzes do Max, é melhor usar as luzes dele, tanto que a Chaos vem inserindo novas luzes para fazer o que ele não aceita do Max, como a VRay Sky que tem nessa versão mais recente. É uma questão de testar um pouco para ver se não aparecem artefatos ou se a luz apresenta comportamento estranho. Agora, quanto a mesclar luzes comuns e Photometrics, se o render aceitar bem as Photometrics, não terá problema nenhum. No caso do Mental Ray que tem compatibilidade total com as Photometrics, inclusive é melhor usar Photometrics do que as luzes Standard, a não ser as Standard próprias dele, eu uso misturando luzes Standard, luzes MR e luzes Photometrics sem problema. Sobre iluminação, se você tirar uma foto de um local como descreveu, sairá tudo escuro lá dentro, concorda? Uma foto profissional para sair numa revista por exemplo, depende de toda uma iluminação especial, nunca usam apenas a iluminação ambiente e muito menos a iluminação do próprio estabelecimento, usam um monte de equipamentos de iluminação para controlar a luz como o desejado. A gente tem que fazer o mesmo em 3D para obter uma imagem legal, sempre. Tentar simular apenas com a luz real do local, não fica legal, tem que usar de mais iluminação. E em 3D temos muitas vantagens sobre os profissionais de iluminação real, você tem que ver como os iluminadores sofrem numa televisão. Coloca uma luz V-Ray Light próxima ao teto apontando para baixo, deixe a área dela do mesmo tamanho do ambiente todo. Ela deve ser bem fraca, apenas para iluminar o ambiente com sombras bem suaves e ajudar na reflexão do GI. Além de ficar melhor, você ganhará tempo de render. Testa um pouco para você ver. Sobre o esquema da lâmpada aparecer acesa, realmente no Mental Ray ficaria perfeito e com facilidade, o V-Ray não dispõe deste tipo de recurso, ele usa o Glow do Max. Faça um objeto auto iluminado com os recursos do V-Ray e aplique um Glow. Se é um objeto translúcido com uma luz atrás, então, crie o objeto auto iluminado no lugar da luz e crie um material translúcido no objeto da frente. Para criar materiais translúcidos no V-Ray você usa o parâmetro Fog, ele está logo no primeiro menu do material. Faz tempo que não uso, não lembro mais de cabeça. Abraços
Sem palavras pra agradecer. Pô, André, sei lá... não manjo quase nada aê... mas no que eu puder ser útil, quero ajudar pra retribuir a atenção que sempre tenho aqui. Obrigado. Tempos atrás queria decidir entre mental e v-ray. Fiz estudos introdutórios a ambos e obtive melhores resultados com o v-ray. Achei o mental com muitos mais ajustes e, por isso, mais complexo. Será que dá pra se dedicar ao estudo dos 2 renders, em paralelo? Acho difícil. Estudar e apresentar resultados do dia a dia profissional ao mesmo tempo... mais difícil ainda. Bem... vamos ver onde vai dar... he he. Abraço.
Oi, tudo bem?! Olha, eu faço arquitetura e urbanismo... e justamente neste semestre estou estudando iluminaçao e seus calculos... entaum vamos ao seguinte... qual a principal caracteristica de maquetes 3D? Simular a realidade, assim para a luz do sol iluminar como vc deseja, no projeto, digamos assim "vida real", devera ter aberturas de tamanhos calculados para o ambiente, bla bla bla... isso requer um monte de calculos... quantos lux sao necessarios, quantos temos no exterior considerando o entorno, o tamanho da abertura para q entrem tantos lux... e assim vai! Ou seja, quem sabe suas setagens estejam coerentes, mas o projeto nao tenha conquistado tal nivel de iluminação natural. Depois q passei a conhecer sobre isso, mudei muito minh avisao sobre maquetes e iluminaçao delas. Pesa nisso ai.. Te mais, e bons estudos para nos!
Oi gente, tudo bem? Que isso netroger, eu que agradeço pela sua participação tão ativa aqui no fórum e por acompanhar a gente por tanto tempo. Sobre a questão de Mental Ray e V-Ray, ambos são ótimos renders, mas em situações mais complexas, o Mental Ray oferece recursos natos e o V-Ray depende de gambiarras, o mesmo acontece com o Brazil Render e com o Final Render. São renderizadores de outra geração e com menos recursos, mas são mais faceis de usar e de aprender, bem por isso que você obteve resultados bons rapidamente com o V-Ray e não com o Mental Ray. Realmente leva mais tempo para pegar o jeito do Mental Ray, mas depois você terá mais recursos e facilidades. No caso de maquete eletrônica, eu acho que acaba dando na mesma, porque o que não dá para fazer direto em 3D, pode ser feito depois em composição no PhotoShop ou com gambiarra, mas em animação não, complica muito a vida, então, é Mental Ray na veia. Se você é um cara que gosta dessas coisas e tem tempo para se deciar, pode tentar estudar dois renders ao mesmo tempo. Mas para ficar realmente bom num deles, terá que se dedicar só a ele por um bom tempo, porque é só com o tempo que você realmente pega os macetes de cada render. Eu uso o Mental Ray desde o Max 3, parei um pouco na época do Max 4 e 5 para estudar Final Render, Brazil Render e por último o V-Ray. Cheguei a fazer animações com todos eles, tem algumas disponíveis para download na minha seção pessoal do site. Mesmo estando com o Mental Ray durante todo este tempo, todo dia aprendo um macete novo nele, um recurso novo, uma nova possibilidade, porque ele é infinito. Estes novos renders são finitos, aprendeu os materiais dele, as luzes dele e as configurações de render, você domina o render. O Mental Ray, depois que você aprender isso, estará apenas na ponta o iceberg que ele é. A casca do Mental Ray que aparece para os usuários no 3ds max, é apenas uma pequena parcela do que é realmente o Mental Ray. Sobre a questão de área de iluminação, isso é realmente uma questão importante, mas certamente já foi calculada pelo arquiteto ou engenheiro que te passou a planta. E se você for arquiteto, certamente terá estes valores de cabeça, eu tinha antes quando atuava com arquitetura, é coisa de um sexto do piso para quartos, um quarto para banheiros, coisa do tipo. Basta calcular a área do piso e saber a razão de proporção da janela para encontrar o valor mínimo da abertura. Se for abaixo disso, nem será aprovado na prefeitura. Então, creio que este não é o problema, se a planta foi desenhada corretamente, as aberturas estão corretas. Mas tem que lembrar que nenhuma foto bonita de revista, fotografada por um profissional, usou apenas a luz ambiente ou a luz do próprio estabelecimento, tem um monde de refletores consumindo uma burduada de energia para iluminar o local. Portanto, sempre coloquei mais luzes na cena, mais do que apenas as luzes do ambiente e a insolação natural. Coloque luz onde precisar para iluminar, não esquenta com isso. Use o que for necessário. Abraços
Pois é, gente... he he... o Arquiteto sou eu. Evidentemente as aberturas são suficientes para atribuir à cena iluminação natural. Contudo, afim de iluminar eficientemente toda a área, o lojista deverá acender algumas luzes na parte da loja que fica mais distante das aberturas. É adaptação de um edifício existente. A questão é que, como tenho as luminárias em toda a loja, terei de eascolher algumas para acender e é essa mescla de "luz de lâmpada" (por isso perguntei das fotométricas) e "luz de sol" que não tem ficado com um aspecto real. Mas está ótimo. Obrigado. A solução será: monta e testa, monta e testa, monta e testa... he he. Também posso partir para uma cena noturna e ponto final. Valeu!!!!
OI Netroger, tudo bem? Você já testou colocar uma luz em cada luminária da loja e deixar todas acesas? Se colocar luzes bem fracas em todos estes pontos de iluminação, vai fazer o papel da luz área sobre todo o ambiente que eu disse na outra postagem. Acho mais difícil fazer uma boa iluminação noturna do que diurna. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138562

Últimos membros registrados: slin, osteaction, NaturesGardenCBDKapselnde, hetherfley, Ankusi026, Coreyestangs, Trimble, nagrorn.

Usuário(s) on-line na última hora: 1184, sendo 7 membro(s) e 1177 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, klogg, wilsimar, Jhio Design, Roberto Movanni, mauricio prisco, Geraldo Nunes.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.