Oi Xando, tudo bem?
Se o problema é de mapeamento, não o problema não é com o V-Ray, é com o seu conhecimento dos recursos padrões do 3ds max, porque o V-Ray não tem nenhum recurso de mapeamento.
O mapeamento das texturas são feitos com os recursos padrões do Max.
Por isso que eu costumo falar muito aqui que é importante conhecer os recursos padrões do Max antes de partir para um render profissional, assim, só precisa aprender os recursos deste render profissional.
Se a pessoa é iniciante e já sai de cara usando um render profissional, porque quer a todo custo obter umagens realistas, ela leva muito mais tempo para dominar esse render profissional, porque terá que aprender um monte de coisas básicas do programa junto com o render.
O problema é que render profissional com GI é demorado para renderizar, enquanto que o render padrão do Max é super rápido.
É ai que complica, porque poderia aprender essa parte básica com testes rápidos de render, mas vai aprender essa parte demorando para ver o que está fazendo, adiando ainda mais o aprendizado.
Eu sugiro que estude os recursos padrões do Max no render padrão, é muito melhor e muito mais rápido, além de te ajudar a perceber o que é do V-Ray e o que é do Max.
Sem essas noções fica muito mais difícil.
Na seção Tutoriais da Três D1 tem diversos tutoriais sobre mapeamento, tanto com UVW Map como com UnWrap UVW.
Abraços