Oi Raph, tudo bem?
Eu concordo o que disse sobre tendências de mercado e adaptação dos programas para o que os consumidores necessitam.
Quem é antigo e já leu muitas mensagens minhas, umas das coisas que eu mais falo para os iniciantes perdidos é sobre o propósito de cada programa.
Porque por incrível que pareça a maioria não tem a menor noção que o AutoCAD é um programa técnico e o Max é artístico.
Esses dias um cara postou falando que pediram as medidas do projeto para ele, ai ele renderizou pela vista Top no Max e colocou as medidas no PhotoShop. Veja se pode uma coisa dessa.
Então, eu concordo em número, gênero e grau com tudo isso.
Mas não concordo com se contentar com essas coisas, eu usei o AutoCAD profissionalmente por muitos anos, da versão R12 até a 2000, programava em AutoLisp para ele e acho que conheci mais de AutoCAD do que conheço hoje de 3ds max, mas como a gente não usa, as coisas vão se perdendo, desenho nele numa boa, mas não lembro mais dos detalhes e não conheço as novidades das versões mais recentes.
Agora, se a Autodesk se propõe a colocar um render melhor no AutoCAD, aleijar o Mental Ray dessa forma é uma ignorância. Porque o termo Enxuto não é adequado.
Se eles tivessem desenvolvido um render próprio para isso eu concordaria com você, porque não há necessidade de fazer a mais do que precisa para obter o mínimo. Ai seria Enxuto.
Mas se pegam um render que existe e oferece qualquer tipo de possibilidade, retirar coisas é aleijar. Então, em vez de aleijar ele, bastaria escrever um shader, só um shader como o material Arch&Design da versão 9 e dispor no AutoCAD.
Poderia retirar todos os outros recursos de material, teria apenas um material ótimo que gera facilmente todos os principais efeitos de materiais e ainda tem presets prontos para usar, qualquer um conseguiria renderizar realista.
Assim, conseguiria um resultado muito melhor sem o menor esforço, porque render depender puramente de duas coisas, luzes e materiais. Se colocaram iluminação global, porque não colocar um simples material decente?
Se colocaram recursos de luzes nessa versão, certamente vão colocar recursos de materiais na próxima, porque o que manda mesmo não é o que o mercado pede, o que manda mesmo é o dinheiro.
Então, em vez de colocar direto o que poderia colocar, eles ficam colocando durante anos em várias atualizações para fazer o pessoal comprar a nova versão.
Já faz tempo que a Autodesk não desenvolve mais nada, só suga dos outros e sacaneia os consumidores, seria bom que eles perdessem essa hegemonia, porque está ficando pior justamente para nós, quem paga.
A NextLimit lançou o Maxwell para o Rhino essa semana, olhe o mundo todo do 3D para você perceber, eu aposto que logo lançam uma versão para AutoCAD, ai eu quero ver o que a Autodesk vai fazer.
Será obrigada a colocar recursos decentes de materiais imediatamente. Porque até um menino de 8 anos faz render realista com o Maxwell e tem trocentos materiais realistas prontos para usar.
Quem usa o Rhino para modelagem técnica não precisa mais do 3ds max para renderizar, pode usar simplesmente o plug-in do Maxwell e obter cenas realistas sem o menor esforço.
Logo sai para SolidWorks e SolidThinking.
Abraços