Mental Ray do Autocad 2007

Por: rogerio simoes  

Em: 23/11/2006 16:41

Eu já usei o mental no autocad. Pra quem já usou o render das versões antigas sabe o quanto melhorou! o que não melhorou nada são as luzes no autocad. Essas são algumas imagens geradas no autocad.
Fala ai minha gente, po vendramini vc conseguiu fazer essas imagens no CAD, então o bicho e bom mesmo uai, hehehehe Bom agora falando sério, eu em partucular sepre fui louco p/ aprender o tão poderoso MentalRay, mais a minha realidade não concebia pos trabalhava numa maquina muito fraquinha, e ele e um pouco pesadinho né, no começo quando comecei a trabalhar com render profissionais, ele foi minha inspiração, quando eu entrava nos sites prof e via as imagens obtidas por ele, nossa eu ficava louco, eos videos então, filmes como parque dos dinossauros, não me lembro qual deles entre outros, me levaram a crer que ele realmente e o melhor, so que era dificil de encontrar tutoriais sobre ele na época, e os poucos que encontravam eram em inglês, e dai eu chamo essa bendita língua de senhora, ou seja não tenho intimidade nenhuma, e por fim como não conseguia grandes resultados com ele, pelo simples fato de ter q usar setagens muito baixas ou esperar um dia inteiro p/ gerar uma imagem, claro isso acontecia por 2 fatores muito importantes, 1º maquina, a minha era uma bo..... 2º falta de amplo conhecimento. Bom hoje uso o VRay, pelo simples fato de ele ter as configurações, acho q posso dizer mais simples na área de arquitetura, mais já na área de animação, bem pelo menos p/ mim deixou a desejar, pois faço alguns bicos p/ uma empresa de TV a cabo na região de Três Rios RJ ( Zeisat ), na área de comercias, e dai tenho que me virar com o MRay, q na realidade eu encontro dificuldade apenas no GI de cenas Internas, fora isso tranquilo. Bom no demais não posso deixar de defender meu sonho de consumo (MRay), q apesar de ainda não ter conseguido cenas digamos cinematograficas, como ja pude ver diversas, vou investir no MRay p/ poder chegar lá. Um abraço a todos.
Cicero André, MR pesadinho? muito pelo contrário ué, até pode gastar bastante memória RAM, muito mais do q o Scanline, mais porque oferece recursos excelentes. E fisicamente corretos. Mais quanto a falar que é pesadinho, de fato não está certo, você podia ter começado a aprender a mecher nele a muito ja... quando iniciei meus estudos em MR foi num Semprom 2600+ com 256mb de RAM, podia até demorar pq o pc era fraco, mais nunca travou. abraço
Oi gente, tudo bem? Nem é uma questão de eu entrar em discussão com os leitores para defender o Mental Ray, eu faria isso com qualquer coisa postada de muito errado, como todo mundo sabe, eu tento não deixar passar nada de muito errado, seja com o Mental Ray, com o V-Ray ou com funções do programa. Esses dias o tiago se confudiu e indicou o Taper para um leitor, eu entrei em seguida e falei que o certo era o twist, coisa simples, ele apenas confundiu o nome, mas o leitor que ver vai achar que é o Tapper, então, eu fiz questão de avisar. É o mesmo neste tópico, é errado falar que o Brazil Render é melhor para maquete, ou que o Final Render é. O mesmo vale para o V-Ray e o Mental Ray, foi o que tentei explicar. Também tentei explicar sobre a questão de multi-plataforma, que estava definida de forma errada. Quando outro iniciante ler, ele pode achar que isso é verdade porque está postado aqui, entende, o pessoal coloca muita fé no que está escrito no site, por isso eu tento deixar tudo o mais correto possível. Sobre a questão do render no AutoCAD, o Core do Mental Ray está lá e tudo será calculado por ele, então, terá a qualidade de cálculo do Mental Ray. O problema é que render depende de luz e materiais, se o programa não oferecer suporte a composição de Shaders do Mental Ray, como o Max não oferecia nas versões 3, 4 e 5, então, realmente o Mental Ray fica totalmente manco, sem sua principal fonte de poder. Vai gerar GI, vai gerar os efeitos modernos de iluminação, mas não vai obter a mesma qualidade pela deficiência em criar materiais realistas. Veja o V-Ray do Rhino, o V-Ray é ótimo no Max, mas é super fraco no Rhino, porque a criação de materiais nele é super fraca. São programas de CAD, não são feitos para isso, são feitos para outra coisa e ai sim eles se saem muito bem, que é o desenho técnico. Render é para Max, Maya e XSI. Sobre o tempo de render do Mental Ray e o peso na máquina, no começo é normal os tempos de render serem imensos e exigir muitos recursos da máquina, isso acontece por não saber configurar o Mental Ray adequadamente e não usar o poder dos Shaders para ter controle total sobre a cena. O Mental Ray é muito mais complexo que os outros renders, então, demora mais para dominar e até dominar o tempo de render será alto. Quando tiver o domínio do render, mesmo sem usar Shaders será possível obter o mesmo tempo do V-Ray ou um pouco menos. Usando os Shaders, as vezes Shaders de terceiros, você consegue a mesma qualidade em um terço do tempo do V-Ray, do Brazil ou de qualquer outro, menos do Renderman, que é tão poderoso quanto o Mental Ray. Abraços
Ôpa! Este tópico esta bombando hein! hehehe, bom na minha opinião o Mental Ray indiscutivelmente e o melhor entre os mais conhecidos do mercado, com relação a versão para autocad como todo e qualquer render em fase incial tem a possibilidade em novas versões evoluir assim como ele evoluiu no max. Só uma dúvida não sei se já é possível nesta nova versão do Autocad, como o software é de precisão, haverá a possibilidade de utilização de luzes Photometric IES para renderizar no programa? Como será para achar os valores corretos em uma cena, inserindo valores maiores como no v-ray até chegar em um resultado satisfatório ou também será preciso ter valores medianos como ele é encontrado normalmente na versão atual do max para obter imagens de qualidade? Grande abraço a todos!
\"Knowledge is Power!!!.\"\"A arte é mental\" - Leonardo Da Vinci.
bom sobre a qualidade de material no autocad!! ele vem com aquela biblioteca que também vem no max!!! architetural!! então da pra fazer materiais realisticos né? agora sobre a iluminação eu desconheco no autocad!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Pois é, eu postei esse tópico apenas por curiosidade, eu não tenho o Autocad2007 e fiquei curioso para saber como é o funcionamento do MentalRay nele. Tem gente que se empolga, defende um determinado programa com unhas e dentes, calma moçada. O programa tem que nos servir, nós não temos que servir ao programa, mesmo porque o fabricante não está nos pagando nada. Eu trabalho com o Vray mas sempre que posso estudo os outros renders, ontem mesmo postei uma mensagem sobre um tutorial de Radiosity, eu nunca tinha encontrado um tutorial tão bom, tentava estudar fuçando por minha conta, resultado, o tempo de render ia pra longe, então achava que o Radiosity não era legal, com esse tutorial ví que configurando corretamente o tempo é bem menor que no Vray. Sem puxa-saquismo o André faz um execelente trabalho aqui no fórum, ele sabe muito sobre MentalRay e conhece um pouco sobre os outros renders GI, portanto quando alguém fala algo errado, ele procura corrigir pois a função principal do fórum é informar.
Pois é Rogério Simões Vi o que vc fez???? Mexeu em uma "cachopa de marimbondos"... rssss!! Mas é sempre assim quando se trata de renders, vira e mexe acaba em discução!! hehe.. PS: para quem não conhece a expressão "cachopa de marimbondos" = "ninho de vespas"
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
OI Rogério, tudo bem? Legal essa informação, eu não vi o AutoCAD 2007, então ele tem o material Architectural? Mas onde ele aparece, naquele editor de materiais fraquinho que o AutoCAD tinha ou ele ganhou um Material Editor decente como o do Max? Abraços
Mestre André, o editor dessa vez tá bem mais pratico de ser utilizado. Ainda não chega aos pés do editor do Max, mas melhorou sensivelmente. Veja as telas: Aqui o Editor de Materiais: Aqui alguns prontos:

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711152.

Total de membros registrados: 138655

Últimos membros registrados: Eleanorbluese, giancpeiter, ELEMARA, naumovk, Carmo Giovani , jeyabo, lluis, Slimjaro.

Usuário(s) on-line na última hora: 318, sendo 8 membro(s) e 310 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigo, jjuniorgoncalves, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, Negreiroscg, Sergio1987, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.