Oi gente, tudo bem?
Nem é uma questão de eu entrar em discussão com os leitores para defender o Mental Ray, eu faria isso com qualquer coisa postada de muito errado, como todo mundo sabe, eu tento não deixar passar nada de muito errado, seja com o Mental Ray, com o V-Ray ou com funções do programa.
Esses dias o tiago se confudiu e indicou o Taper para um leitor, eu entrei em seguida e falei que o certo era o twist, coisa simples, ele apenas confundiu o nome, mas o leitor que ver vai achar que é o Tapper, então, eu fiz questão de avisar.
É o mesmo neste tópico, é errado falar que o Brazil Render é melhor para maquete, ou que o Final Render é.
O mesmo vale para o V-Ray e o Mental Ray, foi o que tentei explicar.
Também tentei explicar sobre a questão de multi-plataforma, que estava definida de forma errada.
Quando outro iniciante ler, ele pode achar que isso é verdade porque está postado aqui, entende, o pessoal coloca muita fé no que está escrito no site, por isso eu tento deixar tudo o mais correto possível.
Sobre a questão do render no AutoCAD, o Core do Mental Ray está lá e tudo será calculado por ele, então, terá a qualidade de cálculo do Mental Ray.
O problema é que render depende de luz e materiais, se o programa não oferecer suporte a composição de Shaders do Mental Ray, como o Max não oferecia nas versões 3, 4 e 5, então, realmente o Mental Ray fica totalmente manco, sem sua principal fonte de poder.
Vai gerar GI, vai gerar os efeitos modernos de iluminação, mas não vai obter a mesma qualidade pela deficiência em criar materiais realistas.
Veja o V-Ray do Rhino, o V-Ray é ótimo no Max, mas é super fraco no Rhino, porque a criação de materiais nele é super fraca.
São programas de CAD, não são feitos para isso, são feitos para outra coisa e ai sim eles se saem muito bem, que é o desenho técnico.
Render é para Max, Maya e XSI.
Sobre o tempo de render do Mental Ray e o peso na máquina, no começo é normal os tempos de render serem imensos e exigir muitos recursos da máquina, isso acontece por não saber configurar o Mental Ray adequadamente e não usar o poder dos Shaders para ter controle total sobre a cena.
O Mental Ray é muito mais complexo que os outros renders, então, demora mais para dominar e até dominar o tempo de render será alto.
Quando tiver o domínio do render, mesmo sem usar Shaders será possível obter o mesmo tempo do V-Ray ou um pouco menos.
Usando os Shaders, as vezes Shaders de terceiros, você consegue a mesma qualidade em um terço do tempo do V-Ray, do Brazil ou de qualquer outro, menos do Renderman, que é tão poderoso quanto o Mental Ray.
Abraços