Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alex   Belém - PA - PA
Thyago   Catalão - GO - GO
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
jeferwolff   Rio Negrinho - SC

Portfólios Ver Mais

Rodrigo   Santo André - SP
ederguit   Guarulhos-SP - AC
Lerbe   Casa - PR

Modelagem simples de poltrona

Por: Bloody Wine  

Em: 25/11/2006 12:47

Bom dia a todos! Primeiramente, desculpem-me pela dúvida tão simples em relação às demais postadas aqui no fórum, fico até envergonhada de perguntar. Tenho certeza que vai ser muito fácil obter alguma resposta que me ajude. Seguinte: estou tentando modelar uma poltrona, a foto está anexada aqui. Tentei fazer a parte do encosto e base usando splines com fillet/chamfer + extrude, depois usei smooth nas laterais para tentar arredondar as extremidades da poltrona... mas fica péssimo. Preciso dar um efeito de chamfer nela toda, como uma chamferbox, mas continuo deixando as laterais planas e não sei como fazer para arredondar tudo. Há alguma maneira mais fácil ou mais eficiente de fazer? Qualquer ajuda será muito bem-vinda. (quanto ao assento, esse eu consegui sem problemas) Obrigada desde já!
http://77simlane.angeltowns.com http://www.premiere.rg.com.br
Olá fera Sua imagem não abriu fera.
puts, agora abriu...rs*... olha fera, talvez a forma mais simples de fazer essa poltrona, é usar o extended primitive Chamfer Box. Cria ele dentro da medida aplica o modificador FFD 4x4x4. Seleciona o sub objeto e modela ele. Acho que é a forma mais simples.
Para fazer essa parte do encosto, que´parece ser inteira com a parte debaixo da poltrona, você pode desenhar o perfil dela com uma spline, extrudar, aplicar um editável, selecionar todas as edges que formam os cantos e aplicar chamfros. Talvez dê certo.
Oi Bloody, tudo bem? Realmente é bem simples modelar esse móvel, porque não tem muitos detalhes. O ideal mesmo era modelar de verdade editando polígonos, assim, teria mais controle sobre tudo e poderia criar até mais detalhes. Mas também pode fazer só extrudando linhas e chanfrando depois, como o Bisewski disse. É uma forma bem simples de fazer e vai ficar bom. Basta desenhar o perfil dos dois elementos do móvel, a base do assento e o encosto, que são uma peça só, depois, desenha o perfil da almofada do assento. Por fim, usa o Modify Bevel para extrudir e arredondar os cantos ao mesmo tempo. Só isso. Caso não conheça o Modify Bevel, leia o tutorial "Bevel e Bevel Profile" que está na seção Tutoriais > 3ds max básicos. Abraços
Muito obrigada por todas as respostas! :D A segunda sugestão do Bisewski eu já havia tentado, assim como fazer 3 partes separadas com 3 chamferboxes, só pra ver como ficava. Não reparem na largura das poltronas, foi apenas um teste. Aqui estão ambas: E quanto ao Andre, muito obrigada pela dica! Não sabia usar esse modificador, gostei muito do tutorial, mas não consegui um resultado como eu gostaria. A idéia era que ficasse como a segunda imagem acima (com 3 partes de chamferbox), sendo que inteiriço, mas um lado ficou muito "plano". Aqui vai um screenshot de como ficou e dos parâmetros que usei: Usei curved sides com 1 segmento apenas, pois qualquer tentativa de aumentar esse número ficou horrível. Gostaria que esse lado "plano" ficasse como o lado "curvo", teria como, usando esse método? E quanto ao FFD 4x4x4, ele arredonda tudo. Tem como deixar a parte de baixo mais "reta" e só curvar o encosto na hora de modificar, para ficar com a forma da poltrona? Muito obrigada novamente!
http://77simlane.angeltowns.com http://www.premiere.rg.com.br
Olá fera... Eu não entendi bem o que você disse fera. Mas vamos lá. Se eu fosse fazer essa poltrona eu á faria assim. desenharia o perfil da parte do encosto e da base. Aplicaria o modificador Edit poly. Assim, automaticamente, o perfil passaria a ter face. Ativaria o sub-objeto Polygon e selecionaria toda a face do perfil. Aí você vai no menu do edit poly, e clica na caixa de propriedades ao lado do botão Bevel. Para facilitar criar essa curva, você pode criar um gabarito, como um cilindro, onde você o veria apenas de topo, parecendo apenas um circulo. Vai criando a curva contornando o circulo, criando o canto redondo. Depois que o canto está criado, você pode usar o bevel apenas para extrudar , ou até o final da poltrona, onde você vai ter que criar novamente a curva, usando o bevel, ou até o meio, aí você aplica o modificador Symmetri, que ele vai gerar um espelho do lado que você já tem pronto. Se você quiser criar umas ondulações nas laterais desse parte que criamos, você vai ter que aplicar no perfil, antes do modificar Edit poly, o modificador Subdivide. Ele vai dividir em várias faces o perfil. Assim, depois que você já usou o edit poly, você pode aplicar o FFD. Ajusta ele de forma que mexendo os pontos de controle, você crie essa ondulação na face. Aí aplica o symmetry. A almofada, acredito que você já pegou. Se de repente o FFD não serve para você, pode usar outros modificadores como o Taper se não me engano. Ou ainda o próprio sub-objeto Vertex do modificador edit polygon . Bom, só não sei se ajudei fera. Qualquer coisa estamos aí, só não sei se é para ajudar ou atrapalhar....
Talvez ainda tem uma forma mais fácil. Tenta criar o perfil do encosto e a base, que são juntos. Aí você cria uma extrusão, gerando a largura da poltrona. Aplica um modificador do tipo Edit mesh ou poli. Seleciona todas as edges dos cantos e gera um chamfro. Aí tenta aplicar o mesh smooth. Nos cantos que você quer menos curvo, aplica um chamfro menor, deixando as edges mais próximas...
Oi Bloody, tudo bem? A modelagem mostrada na sua primeira imagem ficou muito boa, é isso ai. O Bevel que te indiquei é a forma mais fácil e rápida de fazer, mas bem por isso é a mais limitada, você não vai conseguir deixar a lateral curva também, porque ele faz uma face plana. O que poderia fazer é deletar essa face plana e criar as novas faces ali para arredondar. Mas neste caso é melhor modelar mesmo como você fez no primeiro teste. Pegando o jeito de como edita os polígonos, vértices e Edges pelo Editable Poly, você modela tudo que quiser no Max. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711085.

Total de membros registrados: 138572

Últimos membros registrados: Harmonycbdscare, Weyand, Timbos026, diaformula, PalamiteSa, GeraldoP, CINDY2024, Antonio Jorge.

Usuário(s) on-line na última hora: 926, sendo 3 membro(s) e 923 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Harmonycbdscare, Weyand, Timbos026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.