Background - Heeeelllppp!

Por: andrelsb  

Em: 03/12/2006 11:27

Olá Gente! Tenho uma dúvida e gostaria de saber se podem me ajudar. É que preciso por um background em uma maquete, quais as opções que vão me dar maior realidade ao trabalho e qual a mais usada? Já vi usarem um DOME, achei bem legal... Fico no aguardo e muito obrigado! ________________________________________ Água mole, pedra dura, tando bate até que fura! :(:(
Sim, você pode fazer um Dome, mais também pode usar o Environment ( é assim q escreve? ) ou até mesmo colocar um plane gigante atrás de tudo, todas essas técnicas podem chegar ao máximo de realidade, isso vai depender muito da situação e da textura que você usar: Se a camera for se mover, a melhor opção é o environment, pois com uma textura boa e sem emendas, você poderá dar um giro de 360° sem problemas, pode fazer um dome também, mais essa técnica ja não é tão necessária, uma vez q uma imagen no environment com o mapeamento setado em spherical nada mais é do que um dome mesmo. Em algumas situações, principalmente se você não estiver conseguindo fazer uma textura de 360° e sem emendas, aí você poderá fazer um plane atras da imagem com uma textura que complete o background, mais não poderá ser animada, pois quebraria a ilusão. Qualquer dúvida quanto ao que eu disse acima, fique a vontade. abraço
Oi André, tudo bem? É isso ai que o Caio disse, mas no caso de ter uma textura panorâmica de 360 graus, é melhor aplicar num Dome criado com uma esfera do que no Environment, porque apesar de ser quase a mesma coisa, aplicando numa esfera (Dome) você tem muito mais controle. Além de poder diminuir a altura do céu com o Scale, isso ajuda muito na sensação de ambiente que passa na cena. Abraços
Valeu Caio e Mestre André... Caio, só não entendi direito esta parte da sua explicação, 1 - (uma vez q uma imagen no environment com o mapeamento setado em spherical nada mais é do que um dome mesmo).Tem como vc dar a forma spherical no environment, e não ter aquela sensação de papel de parede? 2 - E como faço para que em um dome, as luzes e sombas da maquete não envolvam o background? Me esforço muito não só pra saber como se faz, mas pra entender porque se faz entende, por isso sou mala... hehe... Me dá sempre um pânico quando aprendo alguma coisa de acordar sem lembrar!!! MUITO OBRIGADO GALERA!!! :D
Oi Andre, tudo bem? O Caio te explicou imaginando que você já leu o tutorial Background aqui na Três D1. Se não leu, leia porque será muito importante para você. Lá eu mostro todas as formas de aplicar a imagem no Background. Se você definir o mapa como Spherical Environment, ele forma o Dome e não fica como "papel de parede". O tutorial está na parte de tutoriais básicos de 3ds max, clicando no botão Tutoriais do menu superior. Sobre a luz no Background, basta excluir esses objetos da iluminação das luzes no botão Exclude no menu delas. Dá uma lida no tutorial "Light Parameters" aqui na Três D1, está na parte de tutoriais básicos também. Nos tutoriais do site eu tenho explicar sempre o porque das coisas, acho que vai te agradar neste aspecto, dá uma olhada lá na seção Tutoriais do site, são mais de 130. Abraços
Olá André... Fico mesmo admirado com sua atenção para com os usuários do 3D1, pra variar suas dicas sempre colaboram muito. Fiz um curso de 3ds max7 aqui em Joinville mas achei bem superficial, tenho me aprofundado mesmo nos tutos da 3d1 e com as dicas que recebo. Por falar em dicas, posto abaixo uma imagem para ser analizada pela galera... aceito críticas na boa! Dependo delas! Grande abraço e valeu por sua atenção!
Oi André, tudo bem? Na medida do possível eu tento responder a todo mundo, só não sei por quanto tempo que vou conseguir fazer isso, porque o volume de leitores está aumentando muito e já está difícil de dar conta. Sobre a sua imagem você está indo muito bem, basicamente sua imagem está muito boa. Tem um GI sem estourar a iluminação, as áreas em sombra não estão pretas, os materiais estão legais. Acho que agora é uma questão de melhorar o telhado e mudar o tipo de sombra. Veja como as sombras estão muito "duras", muito certinhas, normalmente a sombra vai borrando um pouco com a distância do objeto. Se usa o Mental Ray, mude para luzes MR Area, se usa o Scanline, mude para sombra Area Shadow, se usa o V-Ray, aumente o tamanho da V-Ray Light ou ajuste a sombra V-Ray da sua luz. Já o telhado é mais chato, você pode ler uma discussão grande sobre isso no tópico Telha Francesa criado pelo Gaucho. Abraços
Olá André! Numa imagem assim, de fachada, um plane com a imagem de um céu pro BG é bem simples e fica legal. A cena tá legal, bem modelada etc. Mas A texturização é que precisa melhorar. Dá uma olhada nos tutoriais de grama com displace, vidros em fachada, Pega umas texturas grátis de piso cimentado... A humanização fica melhor usando planes com imagens do que com RPC. Vai lá... posta os results pra gente ver. abrs!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143191

Últimos membros registrados: Iasnaracf, jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy.

Usuário(s) on-line na última hora: 309

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.