Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RResende   Paulínia/SP - AC
Ericki7   Paraná - PR
LucasCabriotti   Araçatuba-sp - SP
J.F.Verissimo   Recife - AC
Sandro Medeiros   Santa Isabel - SP - AC

Portfólios Ver Mais

ljunior   Belo Horizonte - MG
Hericka   Curitiba - AC
n3reu   Fortaleza - Ce

efeito de glow no vray, como???

Por: 3duardo  

Em: 12/12/2006 20:13

Como faço u efeito de GLOW em janelas com vray?? Vai ai a cena em questão http://img174.imageshack.us/my.php?image=saladeesperatesteys9.jpg
Oi 3d-duardo, tudo bem? O V-Ray não tem um recurso próprio para isso como o Mental Ray, a única opção de fazer direto em 3D na cena é usando o Blur do Render Effects. É uma gambiarra, mas fica bom em alguns casos se for bem configurado. Este recurso permite que você deixe uma área da imagem borrada de acordo com a intensidade luminosa dessa área. Não é fisicamente correto e não fica bom como o Glare do Mental Ray, mas se não tiver outras áreas tão intensas na imagem, vai ficar legal também. Só não fica bom em animação, porque gera flicker. O efeitod e Blur está dentro da janela do menu Rendering > Effects. A outra opção é fazer depois no PhotoShop, ai tem muitas formas de fazer esse efeito. Pode, por exemplo, pintar de branco num Layer com Add bem no lugar onde deseja o Glow e depois aplicar o Gaussian Blur. Abraços
Fala xará! Blz? Eu precisei desse efeito para uma luminária e apliquei um vraylighMTL no vidro e usei uma vraylight como lâmpada. Na lanela eu nunca fiz, mas tenta aumentar os valores das luzes pra ver como fica. Vale a pena tbm olhar imagens feitas no max com esse mesmo efeito só pra estudar.
Oi gente, tudo bem? Glow é uma coisa e Object Light é outra. Se deseja fazer Object Light é bem simples e qualquer render decente aceita isso. Basta fazer o objeto emitir luz como o Eduardo mostrou. Tem muitas formas de fazer no V-Ray, pode configurar a emissão de GI dos objetos pelo Menu Settings, pode aplicar o material VRayWrapper sobre o material original do objeto e aumentar a intensidade da emissão de GI, e pode aplicar um material VRaylight. Mas em nenhuma dessas opção o V-Ray vai gerar Glow, conhecido no Mental Ray como Glare, simplesmente porque o V-Ray não tem esse recurso, não gera esse efeito. O Glow é criado pela interação da luz emitida pelo objeto com a atmosfera ao redor da superfície do mesmo. O V-Ray emite luz de um objeto e ilumina outros com essa luz, mas a luz não interfere na atmosfera que existe entre o objeto que emite e o que recebe luz, ou seja, não gera aquele halo luminoso ao redor do objeto. Isso só pode ser feito nele com simulação usado o Blur do Effects, como eu disse, ou em composição no PhotoShop, ou com o Glow do Vídeo Post, ou seja, só com os recursos que faria se estivesse usando o render padrão do Max, porque o V-Ray não tem um recurso próprio para realizar esse efeito. Já no Mental Ray esse efeito pode ser feito de forma fisicamente real e em 3D, existem várias opções, a mais fácil e a mais comum é o Shader Glare. Abraços
Olá André! Legal saber disso. Eu sempre achei que um material self-ilumination gerava glow :?. Vou dar uma fucada no site pra ver se acho algum tópico. vlw!
Oi Eduardo, tudo bem? Veja o exemplo que você colocou para gente, o objeto gera luz, emite luz e ilumina ao redor, mas não gera aquele halo ao redor dele, como se estivesse iluminando o ar ao redor, que na verdade são partículas em suspensão na atmosfera que são iluminadas pela luz e geram esse efeito. Isso não é possível no V-Ray porque ele não tem um recurso próprio para gerar Volume Light, ele usa o recurso padrão do Max que é muito ruim e fraco. No Mental Ray tem diversas possibilidades de fazer isso, a mais real é com o Parti Volume que gera efeito volumétrico fisicamente perfeito, mas é super pesado, então, normalmente usam o Glare, que é fisicamente perfeito mas não é 3D real, é um post effect, assim, ganha um bom tempo de render e funciona bem na maioria das situações. Com estes recursos a luz interfere na atmosfera ao redor dos objetos, então, uma luz que entra forte por uma janela por exemplo, ela vai gerar aquele estouro onde incide e na própria janela, deixando meio borrado, formando aquele halo característico. O V-Ray precisa de um recurso de Volume próprio, é muito importante, principalmente em cenas externas, porque o do Max é muito fraco mesmo. O Brazil Render também não tem, parece que terá na próxima versão. Só o Final Render que tem desde a primeira versão e é muito bom, é derivado do antigo plug-in Brunch Of Volumes, era bem famoso e conhecido na época do Max 2, era apelidado de BOV. Abraços
Olá André! Obrigado mais uma vez pelas sempre importantes dicas! Fiz uma busca no google sobre volume light + vray e achei um tuto no site da evermotion. http://www.evermotion.org/index.php?unfold_exclusive=64&unfold=exclusive Pelo que eu vi, me parece que o efeito de luz volumétrica pode ser obtido pelo vray com caustics, mas uma imagem como essa precisa desse efeito glow na entrada de luz.
Oi Eduardo, tudo bem? Mais um ótimo exemplo que você conseguiu, esse é provavelmente o melhor exemplo no V-Ray, eu conheço o tutorial, vi no dia que colocaram na Evermotion, você leu ele? Veja que usam o Volume Light do Max para gerar o a luz volumétrica, é ai que está a questão, vamos supor que a esfera estivesse acima do piso e fosse transparente, a sombra dela não aceitaria transparância, porque o Volume Light do Max não aceita transparência, entende? Sem um efeito próprio para ele criar Volume Ligth, ficará limitado as mesmas limitações do Volume Light do Max, porque o Volume Light do Max é muito fraco. Veja o que foi que ele conseguiu de legal com o efeito no V-Ray, a interação do Caustics com o Volume. Entende? Ele gerou Caustics Volumétrico no V-Ray, apesar do V-Ray não ter recursos para isso. Entende? Não é o efeito de Glow, em teoria Volume Caustics é um efeito até mais difícil. Veja só, a luz incide com muita intensidade no objeto reflexivo que reflete essa luz, isso é Caustics, a partir do reflexo da luz no objeto já é Caustics. O Caustics vaga pelo espaço até chegar na parede e deixa áreas iluminadas nela, o Caustics não seria visto durante o trajeto entre o objeto e a parede se não tiver volume no ambiente, ou seja, partículas em suspensão, certo? Então, como tem volume na cena o Caustics iluminou essas partículas no trajeto e ficou "visível", isso é Volume Caustics e é realmente muito interessante o autor ter conseguido isso. Já o efeito de Glow não reflete a luz que incide na superfície do material, então, ele não gera Caustics, entende? O Glow é gerado pela primeira emissão da fonte luminosa, a luz direta que gera o efeito sem refletir em nada, sem Caustics. Se você fizer com uma luz no V-Ray, vai dar certo, mas com um objeto que emite luz não vai dar certo. Abraços
Olá andré! Antes de mais nada, feliz 2007! Obrigado pela preocupação em ajudar a comunidade. Sobre o assunto caustics, volume light e glow, ficou bem mais claro agora. Antes eu via esse tutorial como um exemplo de iluminação avançada. Agora vejo como uma gambiarra :lol: . É claro que ficou legal. Se controlar-mos a quantidade de partículas na cena daria até pra usar em quase todas as cenas, como acontece na realidade. Tenho estudado diariamente max e revit e estou certo de que se depender do site e de pessoas como vc eu chego lá em alguns anos de prática. abrs!
Oi Eduardo, tudo bem? Eu agradeço muito e espero contar sempre com sua participação aqui, porque gosto muito, desejo também um ótimo 2007 para você e para toda sua familia. Sobre o tutorial, não é exatamente uma gambiarra, porque ele fez o efeito de Volume Caustics, que é um efeito que o V-Ray não foi programado para gerar. Mas não é um exemplo de Volume Light com objeto, é um exemplo de Volume Caustics. Volume Light luzes qualquer renderizador gera, mesmo que usando os recursos limitados do Max, mas com objeto, não é qualquer um, e que emita photons desse objeto igual uma luz comum, só o Mental Ray e o Renderman. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711105.

Total de membros registrados: 138591

Últimos membros registrados: cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE, holdybeech, Arthursgifford, Drive, xenoprostactive2025.

Usuário(s) on-line na última hora: 735, sendo 9 membro(s) e 726 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, MoaMartins, JMDesign, Daniel Monteiro, Geraldo Nunes, Jucartoon, Fabio Catelleno, Roberto Movanni, Nicole_felix15.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.