Oi Eduardo, tudo bem?
Mais um ótimo exemplo que você conseguiu, esse é provavelmente o melhor exemplo no V-Ray, eu conheço o tutorial, vi no dia que colocaram na Evermotion, você leu ele?
Veja que usam o Volume Light do Max para gerar o a luz volumétrica, é ai que está a questão, vamos supor que a esfera estivesse acima do piso e fosse transparente, a sombra dela não aceitaria transparância, porque o Volume Light do Max não aceita transparência, entende?
Sem um efeito próprio para ele criar Volume Ligth, ficará limitado as mesmas limitações do Volume Light do Max, porque o Volume Light do Max é muito fraco.
Veja o que foi que ele conseguiu de legal com o efeito no V-Ray, a interação do Caustics com o Volume. Entende?
Ele gerou Caustics Volumétrico no V-Ray, apesar do V-Ray não ter recursos para isso. Entende?
Não é o efeito de Glow, em teoria Volume Caustics é um efeito até mais difícil.
Veja só, a luz incide com muita intensidade no objeto reflexivo que reflete essa luz, isso é Caustics, a partir do reflexo da luz no objeto já é Caustics.
O Caustics vaga pelo espaço até chegar na parede e deixa áreas iluminadas nela, o Caustics não seria visto durante o trajeto entre o objeto e a parede se não tiver volume no ambiente, ou seja, partículas em suspensão, certo?
Então, como tem volume na cena o Caustics iluminou essas partículas no trajeto e ficou "visível", isso é Volume Caustics e é realmente muito interessante o autor ter conseguido isso.
Já o efeito de Glow não reflete a luz que incide na superfície do material, então, ele não gera Caustics, entende?
O Glow é gerado pela primeira emissão da fonte luminosa, a luz direta que gera o efeito sem refletir em nada, sem Caustics.
Se você fizer com uma luz no V-Ray, vai dar certo, mas com um objeto que emite luz não vai dar certo.
Abraços