Como criar tecido rugoso_3ds Max 8.0.

Por: Danilo  

Em: 20/01/2007 19:37

Olá pessoal da 3d1.Boa noite a todos... Estou com uma cena de um personagem mas propriamente um coronel e estou querendo saber como é que faço pra fazer um terno pra ele rugoso mas um rugoso bem fino e com a cor meio branco café com leite.Sei que tem que ser com o mapa bump.Mas gostaria de saber mais detalhado essa explicação ok? Um abraço a todos e tenham um ótimo final de semana.xau! ;) "O 3d max é um big bang pessoal,ou seja,cada artista pode fazer seu próprio universo".
Olá danilo! Não sou expert em criação de tecidos, mas já consegui alguns resultados com uma textura de tecido do difuse e no bump. No mais vou ficar acompanhando o desenrolar desse tópico. abrs!
bom se você tiver a textura colorida é facil aplique ela no canal difuse. apos isso voê tera que editar a imagem para fazer um mapa em grayscale c usar o photoshop eh so ir em ir em Image>Mode>grayscale apos feito isso aplique esse mapa em grayscale no canal bump do material. isso deve resolver seu problema o resto para por exemplo mudar o tamanho da rugosidade vc ajusat nos parametros de bitmap no max
Oi Danilo, tudo bem? O principal componente do tecido é o efeito de falloff no difusse, porque devido aos pequenos pêlos do tecido, quando visto de forma paralela ele fica mais claro. Portanto, precisa aplicar um mapa Falloff no Diffuse, na cor preta você coloca o tecido um pouco mais escuro do que o normal, pode fazer isso usando o Color Map do Output, na mesma janela do mapa Bitmap. Na cor branca você coloca o tecido com uma cor mais clara do que o normal, também pode fazer isso pelo Output. Assim, já terá um aspecto de tecido. Dependendo do material, pode ser melhor trocar o Shader para Oren-Nayar-Blinn, veludo por exemplo. E no Bump você aplica um Noise bem pequeno, com algo em torno de 0,5 ou menor. Colocando um valor mediano no Bump, vai dar a impressão da rugosidade do tecido, mas isso num render decente, no Scanline pode não ficar tão bom quanto no Mental Ray. Devido a rugosidade, pode criar o efeito de Moiré, neste caso precisa aumentar o Antialiasing no Mental Ray ou habilitar o Super Sampling com Hammersley no Scanline. Abraços
Olá Eduardoqf,kauelima e André Vieira... Muito obrigado pelas belas explicações de vcs todos e podem deixar que com certeza quando eu tiver tempo de mostrar um pequeno tecido que estou fazendo vou colocá-lo aqui no site e mostrar pra vcs como ficou ok? Muito obrigado pela ajuda e fico muito grato pelas excelentes repostas de todos vcs tá?Um abraço a todos e tenham um ótimo Domingo!xau... ;)
Olá André! Obrigado por essas valiosas dicas :D. Já estou testando. abrs!
Oi gente, tudo bem? Fico feliz que gostaram da dica, é uma dica bem comum. Eduardo, testa modificar a curva no quado que tem no painel do Falloff. Veja que modificando essa curva você controla o falloff e pode controlar melhor essa sensação. Se for um tecido peludo, tipo cobertor ou tecido rústico velho, roupa de lã, essas coisas, fica 10 se aplicar um Hair and Fur bem levinho e pequeno. Claro que fica mais pesado para renderizar, mas aumenta bem o realismo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143190

Últimos membros registrados: jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000.

Usuário(s) on-line na última hora: 992

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.