Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dallest91   Porto Alegre - RS - RS
Weverson M   Guarapari - ES
assisegundo   Maranhão - MA
Alexandro   Cascavel - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

RafaelJRM   Caxias do Sul (UCS) - RS
Gilberto Martin   São José do Rio Preto, SP
Jhony   Itabaiana-SE

Textura de Terreno - Sem efeito

Por: Valmir Santos  

Em: 21/01/2007 09:01

Não sei se aqui no site já tem algum tópico que aborda este assunto, mas a questão que estou desenvolvendo uma maquete que vai ser construída lá no Mato Grosso, mas quero aplicar esta imagem como textura, mas acontece que a textura fica lisa, não criando os relevos entre grama e pedras. Já mudei o BUMP, apliquei o modificador NOISE, e também VRAY DISPLACEMENTMOD e ainda não apareceu o efeito. Como faço?.
NÃO DESISTA, SE FORTALEÇA E VENÇA
Oi Valmir, tudo bem? Tanto o Bump como o Displacement usam a relação de contraste na imagem para fazer o efeito. Onde é escuro ficará em baixo relevo e onde é claro ficará em alto relevo. Só que o Bump é uma ilusão de ótica, não acontece de verdade, é criado com sombreamento, então, só fica bom quando é visto de forma perpendicular. Não fica bom quando é visto de forma paralela, porque a ilusão se quebra e percebe-se que é liso. Já o Displacement não acontece isso, porque ele é de verdade, realmente deforma a malha em 3D. Mas tem que saber usar, não é só aplicar, tem que configurar corretamente a subdivisão da malha, o mapeamento da textura é muito importante, e é bom que o objeto já tenha uma certa resolução, para não ter que subdividir muito. No V-Ray tem que aplicar o modificador do Displacement dele para poder funcionar, não é só aplicar o material no objeto. É nesse modificador que faz as configurações do recurso. Abraços
Valmir, Acredito que vc vai ter que estudar um pouco sobre o displacement....putz...vc não acredita como ele é util....mas quero dar uma sugestão pra você tentar fazer depois que já tiver estudado um pouco sobre ele. Abre a imagem que será utilizada como textura no Photoshop, e tire as cores (pra fazer isso vá em Image, mode, grayscale), depois vc altera o brilho e o contraste (pra fazer isso entre em adjustments, brightness/contrast). Talvez seja util aplicar algum filtro para dar uma suavizada entre as diferenças de cores (preta e branca).... Leia os tutoriais que tem aqui no 3d1 que vc vai enteder melhor o que eu disse... Boa sorte e bons estudos! Obs: Tem uma outra saída que também pode ser útil, mas eu ainda não consegui dominar completamente. tem um plugin gratuito que se chama Relief....é feito pelo Fabio Policarpo de Porto Alegre....dá uma pesquisada nisso....certamente irá te ajudar. Abraço, Sander Abraço, Sander
Olá Valmir! Como os amigos disseram, você terá que estudar displacement e mapeamento para obter o que deseja. Mas também é importante saber preparar o mapa que será utilizado para o displacement, como disse o sanderpalma. A imagem em tons de cinza obtida com a edição no photoshop, te dará uma idéia de como ficará o relevo. Basta perceber, como o André disse, que as partes brancas ficarão em alto relevo e as pretas em baixo relevo. Tons entre branco e preto resultarão em alturas intermediárias. Com o tempo, você mesmo dará seus toques e poderá criar o relevo como quiser somente alterando o mapa. Olhe um pequeno exemplo:
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Valeu Galera, Vou Estudar Mais O Displecementmod, Mas Os Tutoriais Que Tenho SÃo VÍdeos Sem Áudio, VocÊs Saberiam Onde Encontrar Um Curso Bom Sobre Este Assunto, JÁ Olhei Nos Cursos Aqui do Site, Mas NÃo Sei Qual Que Aborda Este Assunto... Por Enquanto Eu AgradeÇo Pela ForÇa, Pelo Menos Agora Sei Como Funciona A Textura de Alto Relevo.
NÃO DESISTA, SE FORTALEÇA E VENÇA
Valmir Talvez não seja o caso de procurar um curso especializado nisso, porque não tem tanto segredo. Comece pelo tutorial do André Luiz aqui do 3d1 (http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14970). Depois você pode buscar outros tutoriais e começar a fazer testes por conta própria. Boa sorte! Sander
Oi Valmir, tudo bem? Realmente, é um assunto tranquilo que você pode aprender lendo os tutoriais aqui do site, e de sites no exterior, tem bastante informações sobre isso. Num livro ou num curso, isso vai ser algumas páginas ou uma aula. Aqui no site tem um tutorial de Displace, não é o Displacement, mas tem a mesma função e é melhor no caso de terrenos. Está na seção de tutoriais básicos de 3ds max, entra lá clicando no botão tutoriais no menu do site. O site só tem um curso em vídeo, que é sobre o Mental Ray, os outros CDs são coleções de modelos e texturas para fazer maquete eletrônica. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711106.

Total de membros registrados: 138591

Últimos membros registrados: cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE, holdybeech, Arthursgifford, Drive, xenoprostactive2025.

Usuário(s) on-line na última hora: 758, sendo 9 membro(s) e 749 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, MoaMartins, Le_Andro, JMDesign, Daniel Monteiro, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Nicole_felix15.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.