hehehe! Tudo bem... acho que a maneira como eu posicionei a câmera confunde um pouco mesmo. Desde ontem que fuço nessa imagem. O legal é que deu pra entender melhor como as coisas funcionam (não disse que anda falta muuuuuito pra aprender?) A conclusão que eu cheguei depois de ter reaplicado os materiais com calma, testado sem os vidros e sem os caixilhos de janela, etc... é que o problema está na configuração de render. Modifiquei o contrast do vray para 1,5 (o padrão é 1,0) o resultado melhorou, mas ainda não fiquei satisfeito. É claro que isso se resolve no PS (mas era tudo o que eu não queria). Estou mandando a mesma imagem com uma delimitação em amarelo para o espelho e em azul para o problema. A segunda imagem esté num ângulo menos confuso.
Perceba como nessa segunda imagem tem um brilho estranho no roda-teto. O curioso é que fica tudo normal quando eu oculto com "hide". O reflexo mais escuro que a cor da cortina tbm permanece, mas melhorou. Outra coisa que me intriga é que o material lightmtl Aplicado num plane para o BG aparece estourado no slot do material (coloquei 2,25) e mesmo que eu use o valor 20 não muda nada no render (só no slot). Acho melhor deixar essa cena de lado e passar pra outra :lol:
abrs!