Comecando no 3dMax, preciso de uma força

Por: acidotherwise  

Em: 27/01/2007 15:32

Boa tarde pessoal, meu nome é Rodrigo e sou Professor de informatica avençada e estou começando a enxergar o mundo tres d soui designer gráfico a muito tempo e estou comecandoa trabalhar com o max acho que ja consegui bastante coisa e gostaria de comecar a parte de arquitetura interna e gostaria se possivel se alguem me desse uma luz de onde eu começo a ler os me postar alguns tutos, obrigado pela atenção e nos veremos novamente daqui pra frente brigadão.
____________________________ Rodrigo de Almeida Padila [email protected] ____________________________
Olá acidotherwise, tudo bem? Seja bem vindo a 3D1! Abaixo segue link com os tutoriais voltados a Maquete Eletrônica: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13229 Esse é um bom começo. Depois que estudar estes tutoriais, você irá perceber do que precisará para prosseguir com seus estudos. Qualquer dúvida é só postar aqui!
Sergio Feitosa
Oi Acido, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site e ao fórum, espero que você participe bastante aqui com a gente. O grande Feitosa já te passou o caminho das pedras, segue as dicas dele. Você conhece o AutoCAD? Esse é importante se for trabalhar com arquitetura, porque todo o projeto é feito nele. A parte do max é tranquila, precisa dominar mais materiais e iluminação, não precisa manjar de modelagem. Abraços
Muito obrigado pelo forca eu manjo um pouco de CAD mas talves precise de umas dicas, oque exatamente feito no cad e oque exatamente feito no max?
____________________________ Rodrigo de Almeida Padila [email protected] ____________________________
Olá acidotherwise! Bem-vindo amigo! O MAX não é um programa para se trabalhar com precisão de medidas. É um software mais artístico, onde usamos o "olhômetro" para criar os objetos na cena. O AutoCAD é perfeito para arquitetura pois nele tudo é gerado com precisão absoluta, exigência de projetos arquitetônicos. Então, se você unir o melhor do AutoCad com o melhor do Max, seu trabalho terá precisão e beleza. Costuma-se modelar tudo no autoCad e usar o Max para texturizar, iluminar e dar aquele acabamento para o render final. Também pode criar as plantas no AutoCad e usá-las como blueprints, que são as imagens de referência que usará para modelar no Max. Qualquer dúvida, é só dizer que logo aparecerá alguém para te ajudar. Abraços e boa sorte!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Oi Acido, tudo bem? É como o Marck disse, desenhar com precisão no Max para fazer a planta baixa de uma residência será um martírio e não ficará certo, a não ser que seja um monge budista, porque vai precisar de toda a paciência do mundo. Enquanto que no AutoCAD você desenha a planta com precisão em pouco tempo e ainda assistindo a novela. :) Depois desse ponto você pode escolher onde deseja continuar, dá na mesma nos dois programas, só que ficará mais preciso no AutoCAD, mas não é necessário toda essa precisão numa maquete, então, se passar um pouquinho não tem problema. A escolha vai depender do programa que conhece mais, se conhece mais de AutoCAD, é melhor modelar todo o 3D nele e importar no Max, onde vai mapear, aplicar texturas, iluminação e renderizar. Mas se conhece bem de modelagem no Max, vai ser mais fácil e mais rápido modelar tudo no Max com base na planta baixa desenhada no AutoCAD, que também pode ser importada numa boa no 3ds max. Abraços
Eu, por exemplo, sou um ''zero à esquerda" no CAD. Como só faço as maquetes, deixando a parte técnica do trabalho para os engenheiros, limitei minha dedicação ao Autocad somente o necessário para manipular plantas baixas e prepará-las para exportação ao MAX. Como a interação entre os dois programas vem crescendo a cada versão, hoje já poderia optar por nem passar pelo CAD, já abrir direto a planta baixa no 3DMAX e iniciar a modelagem baseada nela. Mas como na época que aprendi 3D essa interação não estava tão bonitinha assim, tive de aprender um pouco de CAD. Além disso, gosto de passar por ele para ''limpar'' as plantas, exportando para o MAX somente o necesário para a modelagem, tornando o trabalho mais leve.
OI gente, tudo bem? É verdade, o Max vai interpretar a planta apenas com o que ele entende, não vai importar cotações, hachuras e tudo mais. Então, você pode abrir a planta direto no Max sem passar pelo AutoCAD, isso é muito legal. Eu testei isso porque quero fazer um curso de modelagem de maquete eletrônica, mas não posso usar o AutoCAD, que não tenho licença, então, peguei uma planta antiga minha que tinha desenhado no R14 ainda, mesmo assim abriu o DWG na boa sem o menor problema. No arquivo DWG tinha cotações, hachuras e tudo mais, era uma planta executiva completa. Mas realmente o arquivo fica um pouco mais pesado. Quem tiver condição de abrir no AutoCAD para apagar tudo que não precisa, dar um Purge no final e salvar apenas as linhas, fica perfeito. Ainda tem outros macetes, como um que o marckmso mostrou no tópico de telha francesa, onde ele um gabarito colocando os cortes e os pisos já nas posições certas em 3D, assim, fica ainda fácil de modelar no Max e respeitar as medidas do projeto. Abraços
Eu uso o Cad R14 e o Arqui 3D (um aplicativo q roda no autocad) dai sim fica como o Andre falou...da pra modelar uma maquete bem facil...agora...so c o Autocad e mais difcil. Bom..o Arqui 3D apesar de eu gostar muito esta ultrapassado.....tem outros melhores. Da uma olhada nesse site www.grapho.com.br tem outros modeladores especificos pra maquete. Qualquer coisa me ad ai no msn......abs
Vivendo e aprendendo!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143190

Últimos membros registrados: jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000.

Usuário(s) on-line na última hora: 695

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.