Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

netocg   Fortaleza - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
dpi3d   Recife - PE
RSFX   São Paulo
marcio.alain   Curitiba - PA

Portfólios Ver Mais

ze rodrigues de moraes   brasilia - distrito federal - AC
Prometeu   Manaus - Amazonas - AM
Lukaum   Rinópolis - SP

Maquete Realista - Dúvida.

Por: Ivan  

Em: 06/02/2007 17:24

Seguinte, vou fazer algumas perguntas específicas pro pessoal que já mexe com maquete eletrônica, e conforme vcs forem respondendo, eu posto as próximas. Isso com certeza pode servir de ajuda pros mais novos. Então vou perguntar pros feras: 1ª questão: O que vcs usam para texturizar paredes? Um material com bitmap e uvw map, ou simplesmente um material com uma determinada cor?
Um Abraço.
Oi Ivan, tudo bem? Tanto faz, depende do que vai fazer na parede, se é apenas uma cor, então, basta usar uma cor. Mas se tem uma textura, um papel de parede, madeira, pedra ou qualquer coisa do tipo, então, vai ter que aplicar uma imagem para reproduzir este efeito. Sempre que uma imagem é aplicada, o mapeamento é necessário, pois é a única forma de ajustar corretamente a imagem no objeto. Abraços
Vlw mais uma vez andré. Eu achava q pra ficar mais realista era necessário algum tipo de textura, ou coisa parecida. A Próxima pergunta da é a seguinte: Que luzes vcs costumam usar em externas? Direct light, photométricas, vray light, ou outras?
Um Abraço.
Fala, Ivan! Eu trabalho com maquete no Max há quatro anos e do começo até aqui ja utilizei trocentos tipos de luzes e render diferentes. Comecei com a iluminação de 3 pontos e render padrão do MAX 3.0. Depois comecei a estudar GI, já utilizei VRAY e agora utilizo mais o Mental Ray. Quanto ao tipo de luz, depende muito: do render, do resultado que você quer, sombras... na verdade, os parâmetros de cada luz valem mais do que o tipo de luz, é muito mais uma questão de testar, mas testar muito.. não tenha medo de virar o seu MAX do avesso até encontrar o resultado que quer. Uma Direct e um Sky, configuradas adequadamente proporcionam resultado semelhante às luzes físicas do Mental Ray, é uma questão de ajuste. Não tem uma receita, agora eu utilizo mais as luzes Sun e Sky, photometricas para o Mental, não porque são melhores, mas porque são mais práticas no meu modo de trabalhar. Conseguiria o mesmo resultado de diversas formas, porém com menor praticidade ao meu ver... Pode ter certeza que cada um vai preferir um tipo de luz, uma técnica de iluminação e render diferentes. O que importa mesmo é você ter escolhido o seu modo, após testar e conhecer todos os outros. Abraço.
grande resposta André....é isso aí A textura se resolve com a aplicação do mapa uvwmap ok? Espero ter lhe ajudado com uma reposta miudinha que nem essa...huahua! abraçao pra vc...xau! ;)
blz, obrigado pelos esclarecimentos, gigahz e danilo_icf sun e sky parece uma boa, eu por enquanto uso directs. Mas é isso aí. vamos pra próxima pergunta: E com respeito a paisagismo. Vcs preferem modelos ou rpc/planes com mapas de opacidade? Eu normalmente uso os mapas de opacidade aplicados em planes. Mas acho que quando a planta aparece muito perto da câmera, seria melhor usar modelo.
Um Abraço.
Com relação a vegetação concordo com você Iv@an. Usei Planes com mapa de opacidade em um render recente (o qual me criou um grande erro no render - http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=19882). Mesmo depois de corrigido no PShop, ainda assim ficou muito ruim. Como a câmera estava muito próxima da vegetação, ficou nítido que foi utilizado Planes para simular os arbustos. Deveria ter utilizado models para esta vegetação. Teria ficado muito mais real e não teria me causado erros. Vou testar com veg. em 3D e ver se aumenta muito o tempo de render. Depois posto os resultados.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Vem cá, vcs conhecem algum lugar onde eu consigo bons modelos de plantas de "gratis" ?
Um Abraço.
Oi Ivan, tudo certo?! Cara, no turbosquid.com, na parte de modelos free tem muiiiiita coisa aproveitável pra maquetes.. inclusive plantas. Dá uma olhada.. vc vai ficar que nem pinto no lixo! Abrs!!
Oi gente, tudo bem? Então estes erros só acontecem no V-Ray, não acontecem no Mental Ray, no Brazil Render e nem no problemático Final Render. Mas eu acho que tem como acertar isso no V-Ray, no tópico do Juliano eu postei algumas dicas que eu lembrava de cabeça, mas não tenho o V-Ray aqui para testar. Mas tem que ter como resolver, não é possível que não tenha, pois na versão 1.09.03 do V-Ray eu fazia e não dava estes problemas. Agora, só a imagem no plane com mapa de opacidade não fica 100 %, usando um Bump junto e as vezes um mapa de Specular, você cria uma sensação muito mais realista. O problema de usar modelos é que nem sempre são realistas, ficam parecendo aquelas planta de plástico. Se for um modelo bem realista, bem texturizado, sem dúvida que fica melhor, só que o tempo de render também é bem maior. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 758, sendo 5 membro(s) e 753 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, valdez, renaz, Jorge Henrique, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.