Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Raphael.   Itararé - SP - AC
Grasiano   Campo bom - RS - RS
RSFX   São Paulo
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

Kleib   Belo Horizonte
caio   fortaleza - CE
jonathan   Sergipe - AC
Cestari   São Paulo - AC

iniciante

Por: isaque_ot  

Em: 10/02/2007 01:01

Pessoal gostaria de saber por onde começar para fazer uma maquete em 3d. como é que vcs fazem? linhas, box? Como vcs sabem o tamanho da parada ex de uma casa? Eu tenho que por alguma planta como fundo e assim fazer linhas por cima? Para fazer portas, janelas o que vcs usam? proboolean? Alguem me da um help pf. Tem alguma materia sobre iniciar na maquete eletronica aqui ou em algum site para eu dar uma lida? Obrigado pela força
Bem.. não costumo fazer maquetes, mas acho a modelagem mais simples. Eu começo pela planta.. se tiver..rs ou um desenho a mão com as medidas já ajuda. Pode desenhar com linhas mesmo e depois erguer as paredes, com extrude ou box. As medidas do 3d devem ser reguladas mais ou menos de acordo com as da planta antes de começar. Importante é que fique tudo proporcional. Um boneco tb ajuda muito visualmente. Pra fezer os cortes de portas, janelas e outros eu uso o collapse.. Não sei dizer sobre tutoriais específicos, mas acredito que algum bom tutorial sobre modelagem básica já dá pra fazer muita coisa, e aqui no site tem uns ótimos! Depois de modelar tudo é que tu vai apanhar pra iluminar e texturizar... não é tarefa das mais fáceis..rs Essas foram minhas primeiras e únicas maquetes... tá inacabado.. fiz mais ou menos como te disse e usei algumas coisas prontas..pq ninguém é de ferro né..?! Valeu..
Ai Ed muito obrigado pelas dicas. Agora é saber onde é que eu arrumo essas plantas. Alguem sabe? Pessoal vão postando ai para me ajudar. Obrigado
Acredito que o principio básico da maquete eletrônica é manter a proporção. Para isto sigo algumas referências durante a modelagem (plantas, eboços, etc..). Uma das formas de modelagem de maquetes, mais simples que considero, é a ulização do "wall" no max. Dependendo da versão do max que você estiver trabalhando, siga os passos a seguir: Em "create", selecione a opção "AEC extended", entre os botões que vão surgir, aparecerá o "wall", que pode ser configurado (altura, e espessura) em seguida vá clicando nas janelas de desenho, seguindo as referências da planta. Acredito que a grande vantagem do wall é a rápida abertura na criação de "doors e Windows", para utilizar, volte em "create", selecione a opção "Door" ou "windows", surgem as opções de janelas, ou de portas, em seguida é clicar sobre o ponto na parede onde haverão "portas e janelas". Observe que depois de colocada, se precisaar mover a porta ou janela, a abertura é automaticamente movida. Gosto muito deste porcesso pela rapidez, porem em algumas maquetes, a necessidade de portas e janelas personalizadas fazem com que eu as modele na "unha". Ok, espero ter ajudado em alguma coisa.
Olá isaque! Tudo certo? Se vc pretende fazer maquetes (arquitetura), as maneiras mais comuns são: fazer a planta e a modelagem do projeto no cad e importar para o cad, fazer apenas a planta no cad e importar para o max para modelar usando o wall como o amoliv sugeriu (essa é uma ótima opção) ou então usar o revit building para a modelagem e importar para o max. Em se tratando de maquetes, o max será essencial para iluminação, aplicação de materiais e renderização. Outros programas de cad também oferecem estas etapas mas o max é feito para isso e muito mais, pois também pode ser usado para animação e usando renderizadores profissionais como o mental ray, que por padrão vem junto com o max, os resultados tornam-se bem realistas. espero ter ajudado. abrs!
Oi Isaque, tudo bem? O 3ds max não é para desenho técnico, desenhar uma planta com Lines no 3ds max preservando a precisão exigida num projeto arquitetônica é uma proesa, não é para qualquer um, tem que ser um monge budista, porque vai precisar de toda a paciência do mundo. O Max não faz uma linha com precisão, terá que usar Grids ou criar linhas com o Keyboard Entry, o que é muito mais trabalhoso e chato do que fazer em qualquer programa de CAD (Computer Aided Design) Pois como o próprio nome já fala, estes programas são próprios para desenho de projetos técnicos por computador, eles oferecem muitas facilidades no tratamento com medidas. Pode simplesmente digitar @10<45 e criar uma linha com 10 metros em 45 graus. Vai fazer isso no Max para você ver quantos passos terá que dar para fazer essa simples linha com precisão. Então, o certo é ter a maquete desenhada no AutoCAD, ninguém trabalha profissionalmente com maquete sem usar um arquivo vindo do AutoCAD, porque o desenho sempre é feito nele. Com o desenho da planta baixa e cortes criados no AutoCAD, ai fica facinho, pode usar o Wall para criar as paredes, depois é só converter para Poly e fazer os ajustes necessários, como o oitão, por exemplo. Para anexar portas e janelas nas paredes facilmente, basta usar o Link And Select, assim, poderá criar a janela onde quiser e depois colocar na parede, a abertura será feita assim que lincar a janela na parede. E se for uma janela personalizada, pode criar a abertura com uma janela padrão e depois que terminar tudo, converte a parede para Mesh, o buraco ficará no local e você pode colocar a janela personalizada. Dá uma olhada neste tópico onde o pessoal discutiu várias técnicas para a modelagem de maquetes, principalmente do telhado, que é a parte mais complexa. O link para o tópico é http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17928 Abraços
Se precisar mesmo criar uma planta respeitando as precisões exigidas em projetos de arquitetura, então esqueça o 3d max... ele vai servir mais pra visualização do projeto depois de pronto. Mas se for só representar uma planta já existente, sem muito compromisso..dá pra fazer direto no 3d... sem precisar ser monge! rsrs Abrs!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138596

Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 664, sendo 1 membro(s) e 663 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.