OI Luciano, tudo bem?
Todo usuário iniciante consegue resultados melhores com mais facilidade no V-Ray do que no Mental Ray, principalmente se não tem uma boa base nos recursos padrões de materiais e iluminação no Max, isso é quase uma regra.
Bem por isso que o V-Ray caiu nas graças do pessoal que trabalha com maquete eletrônica, onde quase todo mundo começa com o Max e é uma área menos especializada de 3D, mas fatalmente chegará o dia que você vai migrar de volta para o Mental Ray.
Quem tem uma boa base no Max, pelo menos 3 anos de Max, consegue bom resultado no Mental Ray com um ano de estudo nele, as vezes bem menos, como o Caio Lamas por exemplo, que aprendeu sozinho e domina bem o Render, mas já manjava bem de Max.
Agora, o importante é saber o que você fez na cena, porque se escolheu um Preset de Render no V-Ray, não ajustou nada no Render e usou materiais baixados do site V-Ray Materials, ou modelos com materiais prontos para o V-Ray aplicadios, então, tem que creditar a cena para a equipe que fez o V-Ray e para as pessoas que fizeram os materiais.
O Mental Ray não tem Preset e não tem materiais prontos num site para baixar, a pessoa tem que fazer tudo, é ai que entra a habilidade do próprio artista e não dos outros.
Porque se for assim, então eu sugiro que você migre para o Maxwell, poderá pegar os materiais dele que são centenas e no Render terá apenas que definir o tempo de renderização, sempre vai conseguir imagens realistas sem o menor esforço e conhecimento.
Abraços