Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

tirmey   Rio de Janeiro
Gilvani   monte verde - AC
Antonio   São Paulo - AC
WDDESIGNER   São Paulo - AC
Vynycius   Petrópolis

Portfólios Ver Mais

Lucasp123   Londrina, Pr
mse   Novo Hamburgo
damorim1   Diadema-sp - AC
designercris   Paraiba - AC

Sólidos no cad x sólidos no max

Por: tiagoteix  

Em: 23/02/2007 16:16

Caros, boa tarde, mais uma vez trago minhas dúvidas a este fórum, construi uma "cena" no 3d max de um cômodo fechado com alguns sólidos e iluminei com o GI, o mesmo me deu todas as sombras etc etc etc, mostrou os photons, o gator renderizou e ficou uma beleza, fiz a mesma cena no cad com sólidos e transferi para o max, resultado: todas as cores estouram o branco tomou conta, e os sólidos ficaram muito iluminados, exatamente o que tem ocorrido com meus projetos de adegas como já havia postado antes... será que existe alguma incompatibilidade do cad com o max???desde já agradeço...
www.adegasmetier.com.br
Métier Adegas Climatizadas
Olá tiagoteix, tudo bem? Essa incompatibilidade não existe. O que está acontecendo é que as dimensões são diferentes para os mesmos ajustes de iluminação e render. Quando você fez um cenário no MAX, provavelmente com as medidas padrões, as configurações da iluminação e do render ficaram adequadas para o tamanho deste cenário. Mas quando você importou uma cena do CAD, com medidas reais, provavelmente ele está com um décimo do tamanho do cenário criado no MAX, ou seja, as configurações da iluminação e do render estão muito alto, e com a intensidade da luz muito alta, a sua cena tende a ficar muito branca (estouros de luz). Infelizmente não existe um conjunto único de valores das configurações para todas as cenas, ou seja, para cada cena, você terá que encontrar os valores corretos para ela.
Hummmm...não tinha pensado nisso antes Sérgio, realmente é verdade, mas mesmo alterando os parâmetros de luz para 0,0004 elas ainda estouram... será que se eu redimensionar no cad por ex. em 10 vezes, provavelmente ele reconhecerá as dimensões.... vou tentar... mesmo assim valeu
Olá tiagoteix, tudo bem? O ideal é você importar a sua cena com a dimensão real do AutoCad e depois aumentar a sua cena como um todo no 3Ds MAX. Normalmente as dimensões do MAX equivalem a 13 vezes o tamanho da cena em escala real (se eu não me engano é isso).
cara, escalei no cad e parece que ta funcionando alterando os parametros e tal...vou testar com materiais... valeu pela dica valiosa...manda uns trabalhos depois pra eu ver...abraç[email protected]
Olá tiagoteix! Como o feitosa falou: não existe incompatibilidade entre o max e o cad. Então tenta modelar no cad, depois congela os layers que contém os objetos em 2d. Copia e cola num arquivo novo na origem (0,0,0). Salva e importa pelo max. Detalhe: o arquivo de cad deve ester preferencialmente em metros como unidade de sistema. Quando for importar para o max, cretifique-se que o sistema dele esteja em metros também e na hora de importar, habilite no quadro scale a opção reescale e modifique para metros. Perceba que o arquivo vai chegar na origem do max também e qualquer objeto novo que você modelar no cad é só congelar os outros layers, copiar e colar num novo arquivo na origem também. Assim quando vc importar estes complementos eles irão se posicionar na mesma posição do cad. Assim não precisa ficar corrigindo escala e os valores de iluminação funcionarão corretamente. espero ter ajudado! abrs!
Oi gente, tudo bem? Realmente não existe nenhuma incompatibilidade com modelos criados em qualquer outro programa e o 3ds max, se foi gravado num formato que o 3ds max reconhece, então, ele vai abrir sem problemas. Se der algum problema no modelo, então, foi na geração do arquivo pelo programa que exportou. Mas entre o AutoCAD e o Max a compatibilidade é enorme, tanto que você pode até fazer um Link entre o projeto no AutoCAD e no Max, nem precisa importar. Pode usar o File Link Manager que está no menu File para abrir o DWG, poderá fazer modificações no arquivo do AutoCAD e essas modificações serem transportadas para o Max em tempo real preservando modificadores, materiais, texturização e tudo mais. A única questão importante quando se trata de criação de materiais, renderização e animação com simulações dinâmicas, é a escala da cena. Se estiver pequena demais vai ter muitos problemas, não só nas configurações do Mental Ray, mas em todas as configurações de tudo no programa, porque tudo vem configurado para o tamanho padrão do "mundo" do 3ds max, que é cerca de 13 vezes maior do que o mundo real em metros no AutoCAD. Bem por isso que eu não acho boa idéia passar o Max para unidades em metros e trabalhar nele assim, pelo menos não se for iniciante, porque vai ter que mexer em parâmetros que não seriam necessários em quase tudo que for fazer, para poder ajustar ao tamanho pequeno da sua cena em relação ao padrão do Max. E o Mental Ray é muito sensível nesta questão de unidades, tanto que é a primeira coisa que eu explico no vídeo curso de Mental Ray, se modificar as unidades do programa, não vai funcionar igual em nenhum tutorial que você for acompanhar na net, nem o vídeo curso da 3D1, nada vai funcionar da mesma forma que estes materiais mostram. Dependendo das unidades que você escolher, nunca conseguirá ajustar o render, porque ele para de funcionar corretamente. Porque dentro do Units Setup tem o botão System Units Setup, se ficar com unidades trocadas, como o pessoal costuma trabalhar no V-Ray, vai dar problema no Mental Ray. No começo, a melhor opção é escalonar a cena 10 vezes depois que importar, porque no Max não necessita mais de precisão, já está tudo na proporção, pois importou do AutoCAD, no Max vai se preocupar só com a parte artística do projeto. Depois que dominar bem o Mental Ray, então, poderá trabalhar em escala, mas não deve mudar as unidades do Max para metros, apenas deve importar o arquivo no Max com as unidades padrões do programa. O que tiver 1 no AutoCAD, que significa 1 metro, no Max também vai ter 1, mas vai significar uma unidade padrão do programa, basta que você defina para você mesmo que é metros. Assim, não terá problema com o render e tudo vai funcionar da mesma forma, apesar de ter que modificar parâmetros em quase tudo que for usar no programa para se adequar ao tamanho da cena. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 755, sendo 5 membro(s) e 750 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, valdez, renaz, Jorge Henrique, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.