Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Savio Parente   Fortaleza - CE
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
julioras   Curitiba
gutobocchi   Ribeirão Preto - SP
renatoconti   Londrina - PR - AC

Portfólios Ver Mais

assisegundo   Maranhão - MA
Ozzykratos   Brasília - AC

Maquete Eletronica - Cad x 3D max

Por: raquel_mota  

Em: 24/02/2007 17:31

Olá, pessoal Sou nova nos quesitos de maquete eletrônica, sou usuária avançado em cad, e gostaria de saber se há além do tutorial do site, um outro para q eu possa modelar direto no 3d max, sem ter de transformar tudo em 3d no cad(que dá muito mais trabalho..no 3d max é rapidinho); como faço para importar e deixar o arquivo dwg agrupado no 3d max...assim mais ou menos um passo a passo. Obrigada a quem puder responder..... :)
Opa Raquel, tdo bem? Olha, eu te aconselharia, já q seu ramo eh maquete, a continuar fazer pelo AutoCAD e importando p o Max, no max vc faria mais no "olhometro" o q pode ser muuuuuito trabalhoso qdo se quer montar uma maquete. Vc continua fazendo no AutoCAD e finalizando no Max. Acho q essa parceiria eh a mais acertada nesse caso. É só uma dica e um ponto de vista pessoal. blz? No mais, seja muito bem-vinda a nossa comunidade. Abraços André-heuew
Se vc quer uma solução diferente do AutoCAD, eu aconselharia tentar aprender o Autodesk Revit, no qual vc desenha a planta, fazendo automaticamente cortes, fachadas e o 3D, inclusive, o que acelera e muito a produção de projeto. No mais, hoje com as ferramentas do AutoCAD é muito simples fazer um 3D de um projeto... Na época do AutoCAD 14, 13 era bem mais difícil... E como o heuew disse: se está familiarizada com o AutoCAD, vai ter dificuldades em modelar no Max, porque CADista tem mania de querer por medida em tudo...e no Max não é assim; é um soft artístico, aonde se faz tudo no sentimento, na proporção, na mão mesmo...e pode te complicar em determinados momentos... Mas não custa nada se vc quiser tentar.
Sinto em descordar dos amigos, porém importar apenas as plantas 2d do AUTOCAD e fazer com base nelas o projeto 3D com os recursos do MAX é muito prático e preciso, pois apesar do max ser um programa artístico, com as plantas 2d como base não tem como errar, não vejo desvantagem em fazer assim, porém como você ja está mais acostumada a programas de CAD tem o Architectural desktop e o Revit que ja facilitam muito.
"Caio Lamas" disse: Sinto em descordar dos amigos, porém importar apenas as plantas 2d do AUTOCAD e fazer com base nelas o projeto 3D com os recursos do MAX é muito prático e preciso, pois apesar do max ser um programa artístico, com as plantas 2d como base não tem como errar, não vejo desvantagem em fazer assim, porém como você ja está mais acostumada a programas de CAD tem o Architectural desktop e o Revit que ja facilitam muito.
É como o André já falou em vários tópicos...não importa o software, importa o profissional que usa ele... Se vc se dá melhor com o AutoCAD, ótimo! Se se dá melhor com o Max, ótimo também! Vai de cada um e da experiência que cada um tem...
Olá pessoal! No quesito facilidade para modelar arquitetura, o revit building lidera sem sombra de dúvida. Da maneira como o caio falou é a segunda mais prática, pois além de modelar todas as paredes com precisão no max, vc ainda pode criar janelas, portas, escadas, rampa, guarda-corpo, todas paramétricas como no revit. No max as aberturas em paredes podem ser feitas automaticamente com a colocação de uma janela e na hora de modificar fica mais fácil. Tem um tutorial muito bom sobre o uso do wall no help do max. A grande questão é que o workflow no max é bem diferente do autocad. Daí quem já está acostumado a fazer a modelagem no cad vai demorar mais no início para fazê-la no max, mas depois certamente vai conseguir resultados melhores do que no cad. Fiz um teste importando para o max 2 arquivos dwg. O da esquerda foi feito no cad. O segundo foi feito no revit e o terceiro no max. Reparem que nos três exemplos as malhas são idênticas. A diferença está apenas no tempo que eu levei pra fazer. E como estou acostumado com o cad, ainda me emperro para modelar no max. Como eu tenho uma boa experiência com o cad, está sendo muito fácil passar para o revit, pois o revit foi feito para os usuários de cad poderem migrar. As vantagens são muitas, inclusive porque o usuário projeta só com o mouse e atalhos de teclado sem ter quer "enter" toda hora e sem ter que ficar "conversando com o programa"... então a coisa flui como se o projeto fosse feito à mão livre, trim automático e tudo paramétrico (maravilha!!)
Olá a todos... também sou novo no fórum e vou tentar comentar algumas coisas sobre isso do cad e do 3ds. O Revit realmente parece uma boa opção. Eu modelo no cad a uns 4 anos e meio q viciei nas ferramentas dele e to sofrendo pra modelar coisas mais complicadas no 3ds. Me indicaram Form Z pra modelar porque ele salva os modelos em formato 3ds, mas não tive ainda oportunidade de experimentar, então nem vou falar dele... Quanto a modelar no cad e exportar pro 3ds, dah certo na maioria das vezes, porém, por ser transferencia de um software pro outro, eu tive inconvenientes as vezes, principalmente quando trabalhei com solidos do cad. Nos renders, apareciam manchas pretas, e falhas na extrutura... Não sei como as versões mais modernas do auto-cad trabalham com essa compatibilidade. Mas de toda forma, o bom é conhecer as mais diversas formas de modelagem possiveis pra ter sempre uma carta na manga. Aê pessoal, se eu falei alguma coisa errada, foi mal...rs É oq eu conheço por enquanto
"Omar Ramos" disse: Olá a todos... também sou novo no fórum e vou tentar comentar algumas coisas sobre isso do cad e do 3ds. O Revit realmente parece uma boa opção. Eu modelo no cad a uns 4 anos e meio q viciei nas ferramentas dele e to sofrendo pra modelar coisas mais complicadas no 3ds. Me indicaram Form Z pra modelar porque ele salva os modelos em formato 3ds, mas não tive ainda oportunidade de experimentar, então nem vou falar dele... Quanto a modelar no cad e exportar pro 3ds, dah certo na maioria das vezes, porém, por ser transferencia de um software pro outro, eu tive inconvenientes as vezes, principalmente quando trabalhei com solidos do cad. Nos renders, apareciam manchas pretas, e falhas na extrutura... Não sei como as versões mais modernas do auto-cad trabalham com essa compatibilidade. Mas de toda forma, o bom é conhecer as mais diversas formas de modelagem possiveis pra ter sempre uma carta na manga. Aê pessoal, se eu falei alguma coisa errada, foi mal...rs É oq eu conheço por enquanto
Olá Omar! essas manchas podem ser causadas por sobreposição de objetos. E não por incompatibilidade entre softwares. Como visto acima, as malhas dos sólidos chegam idênticas.
Valeu pessoal pelas dicas....vou experimentar as opções citadas e ver qual me identifico...uma outra dúvida..alguém já utilizou o vectorworks, (pois a maquete já é feita junto c a planta) e depois exportou para o cad e novamente para o 3d max? se alguém já usou desse recurso, vai facilitar e muito.... +1 vez obrigada....:)
Eu ainda aposto no que a pessoa souber usar melhor, no que ela se sente mais a vontade, mais hábil p trab.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 654, sendo 5 membro(s) e 649 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, valdez, gu.mesquita, MhagoChris, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.