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Maquete Eletronica - Cad x 3D max

Por: raquel_mota  

Em: 24/02/2007 17:31

"raquel_mota" disse: Valeu pessoal pelas dicas....vou experimentar as opções citadas e ver qual me identifico...uma outra dúvida..alguém já utilizou o vectorworks, (pois a maquete já é feita junto c a planta) e depois exportou para o cad e novamente para o 3d max? se alguém já usou desse recurso, vai facilitar e muito.... +1 vez obrigada....:)
Usei o VectorWorks (Antigo MiniCAD), e é mais ou menos o que o Revit é hoje. Ele trabalha a planta junto com cortes, fachadas, 3D e planilhas de quantitativos... Lá fora ele é mais usado, mas aqui no Brasil não vi mtas pessoas usando... Sei que ele exporta normalmente pra DWG e DXF, mas não vi os resultados dele no Max...
Oi gente, tudo bem? Eu sinto discordar do Caio, por ele ter usado a palavra "mais preciso". Isso não pode falar em comparação entre o AutoCAD e o Max, porque o Max é um soft artístico, não oferece nem de longe os mesmos recursos de precisão que o AutoCAD oferece, por ser um programa técnico. Como o próprio nome já fala, CAD - Computer Aided Design, ou Projeto Assistido por Computador. Então, de forma alguma é mais preciso modelar no 3ds max, mas é muito mais prático, por isso que vale a pena perder em precisão para ganhar em produtividade. Mas não tem como fazer uma maquete completa no 3ds max sem uma referência vinda de um programa de CAD, porque é praticamente impossível desenhar uma planta baixa no Max com precisão. Só um monge budista, porque no Max não dá para digitar distância e ângulo para desenhar uma linha, tem que contar quadradinhos no Grid para ser preciso. Para fazer uma linha com 10 m em 45 graus no Max tem que fazer ela primeiro e depois girar 45 graus, o que é um absurdo para quem trabalha com CAD. Então, sempre vai precisar da planta baixa importada do AutoCAD, depois, poderá usar o Wall do Max para criar as paredes, poderá inserir portas e janelas automaticamente. Raquel, dá uma olhada neste tópico que foi comentado bastante coisa sobre como contruir o projeto direto no 3ds max O link é http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17928 Só que tem uma coisa muito importante que precisa ser levada em conta. Quem é muito acostumado com modelagem técnica no AutoCAD, apanha muito mais para modelar no Max, muito mais do que uma pessoa que nunca modelou nada em programa nenhum. Porque quem modela no AutoCAD não consegue fazer um troço no olho, tem que colocar uma medida. Lá não se move vértices "na mão" como a gente faz no Max, sempre é dando uma distância exata. Então, é muito mais difícil para você aprender a modelar no Max, e se já tem grande experiência de modelagem no AutoCAD, vai conseguir fazer super rápido, tão rápido quanto alguém que tenha experiência em modelagem no Max. Agora, é claro que programas específicos para modelagem arquitetônica são outros quinhentos, mas nem dá para comparar com programas genéricos como AutoCAD e 3ds max, que fazem de tudo. Um programa que é especializado em apenas uma área, ele tem recursos melhores e mais produtivos para essa área, modelar no Revit, no Active3D, no antigo Archi3D, no ADT, certamente é mais produtivo e todos permitem a mesma precisão do AutoCAD, o que não acontece com o Max. Em qualquer um destes softs você terá mais facilidade para aprender se está acostumado com AutoCAD. Quanto a compatibilidade entre AutoCAD e 3ds max, é completa, é total. Tanto que nem precisa importar, pode até abrir o DWG direto pelo File Link Manager e ter as modificações feitas no AutoCAD transferidas em tempo real para o projeto no Max. Preservando texturas, modificadores, mapeamento, materiais e tudo mais. Antigamente quando exportava em 3DS acontecia alguns problemas, mas todos poderiam ser solucionados facilmente no Max. Só tinha problemas graves com Thickness, mas com Solid, nunca teve problema. Mas hoje em dia, é totalmente compatível, porque já importa direto o DWG e chega perfeito no Max. Sobre as manchas no Render com objetos importados de qualquer outro programa, além da questão de faces sobrepostas, ainda tem uma questão muito importante no caso de usar o Mental Ray, tem que habilitar para estes objetos gerar e receber GI, porque só objetos criados no Max já ficam habilitados. Abraços

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