Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
kurumada   Rondonopolis
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
Weverson M   Guarapari - ES

Portfólios Ver Mais

Ed Olliver   Brasil - MA
c3designer   Buriticupu-MA
colisa   Sao paulo - SP
edmilson   Caruaru / Recife -PE - PE

Tempo de render com sombras e Lattice...

Por: Jeffinho  

Em: 26/02/2007 16:57

Olá pessoal!! Estou desenvolvendo uma animação que mostra como é realizada um determinado estágio da construção de uma ponte. Nesta animação existem muuuuitos objetos criados com Lattice, pra representar toda a estrutura armada necessária. Depois de várias análises, resolvi inserir sombras na cena. No início, o tempo de render não subiu tanto, mas qdo entra em cena a estrutura armada o tempo de render subiu muuuuito! Eu já esperava q o tempo subisse, mas não achava q fosse tanto. Está na casa de 3 a 4 horas por quadro!!!!! Estou usando o scanline e as sombras estão configuradas em Shadow Maps. Se alguém tiver alguma dica de como baixar esse tempo, ficarei agradecido! T+!!
Fala aí Jeffinho, Pelo que eu entendi, o tempo de render nos primeiros frames tá indo numa velocidade legal e depois ele começa a ficar mais pesado certo? O Scanline normalmente é mais rápido que outros....imagina se for usar o Mentalray ou o Vray! Vc tem certeza q o tempo está aumentando por causa das sombras? já fez algum teste sem elas pra ter certeza? Acredito que existe uma chance de não ser as sombras....quem sabe não é o tipo de material que você aplicou nessas estruturas?! Por exemplo: Se tiver aplicado um Raytrace o tempo de render vai aumentar mesmo por causa dos reflexos. Faz uns testes aí e responde aqui novamente que alguém vai te ajudar certamente. Abraço e Seja bemvindo! Sander
E aí Sander, É isso mesmo: nos primeiros quadros o render vai legal... qdo começa aparecer as estruturas armadas aí o tempo aumenta bastante! A causa são as sombras mesmo, pois desligando elas o tempo de render fica em torno de 5 a 10 minutos por quadro. Não usei nenhum material pesado... nas estruturas armadas apliquei apenas cores... A cena está bem simples!! Só uma correção: estou usando sombras "Area Shadows" e não "Shadow Maps" como tinha dito..... isso já torna mais pesado o render... Estou testando algumas configurações com Shadow Maps pra ver se fica legal e cai o tempo de render... depois eu posto os resultados! Mesmo assim, qualquer dica para otimização de sombras será bem vinda!! Obrigado pela atenção! Abraço!!!
Oi Jeffinho, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre o seu problema, com certeza absoluta é por causa das sombras Area Shadows, elas são muito demoradas para calcular no render padrão. O Max calcula o render a cada frame, então, se no começo da animação não tem um objeto pesado para calcular, o render vai rápido, quando entram no ângulo de visão da câmera coisas que são pesadas para calcular, sejam objetos, materiais ou sombras, certamente o tempo de render vai aumentar. Pode aumentar pouco ou muito dependendo da situação. Ter muita memória RAM para renderizar é importante, sombras tipo Area consomem muita memória, se o computador não tem memória suficiente para calcular, ele começa a simular na HD, é ai que começa a demorar absurdamente. Com certeza absoluta o tempo vai diminuir muito se usar apenas Shadow Map, porque são muito mais rápidas para calcular. Para fazer sombra suave com Shadow Map, deixe o Size pequeno e aumente o Sample Range, assim, a sombra Shadow Map fica suave. Se quiser sombra "dura", deixe o Size grande e o Sample Range com 4. O problema de usar Shadow Map é se tiver um objeto transparente na cena, pois Shadow Map não respeita transparência, vai gerar sombra como se fosse um objeto opaco. O uso de muitas luzes Shadow Map ou do Size muito grande, exige bastante espaço em disco e também bastante espaço no arquivo de Swap do Windows. Caso dê a mensagem "Erro Creating Bitmap", é certeza que não teve memória e espaço suficiente no Swap para criar o arquivo de sombras. Neste caso, habilite o Bitmap Pager na janela Preferences > Render, mas neste caso o tempo de render vai subir um pouco. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 697, sendo 6 membro(s) e 691 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, valdez, gu.mesquita, klogg, Jorge Henrique, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.