Oi Jeffinho, tudo bem?
Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente.
Sobre o seu problema, com certeza absoluta é por causa das sombras Area Shadows, elas são muito demoradas para calcular no render padrão.
O Max calcula o render a cada frame, então, se no começo da animação não tem um objeto pesado para calcular, o render vai rápido, quando entram no ângulo de visão da câmera coisas que são pesadas para calcular, sejam objetos, materiais ou sombras, certamente o tempo de render vai aumentar.
Pode aumentar pouco ou muito dependendo da situação.
Ter muita memória RAM para renderizar é importante, sombras tipo Area consomem muita memória, se o computador não tem memória suficiente para calcular, ele começa a simular na HD, é ai que começa a demorar absurdamente.
Com certeza absoluta o tempo vai diminuir muito se usar apenas Shadow Map, porque são muito mais rápidas para calcular.
Para fazer sombra suave com Shadow Map, deixe o Size pequeno e aumente o Sample Range, assim, a sombra Shadow Map fica suave.
Se quiser sombra "dura", deixe o Size grande e o Sample Range com 4.
O problema de usar Shadow Map é se tiver um objeto transparente na cena, pois Shadow Map não respeita transparência, vai gerar sombra como se fosse um objeto opaco.
O uso de muitas luzes Shadow Map ou do Size muito grande, exige bastante espaço em disco e também bastante espaço no arquivo de Swap do Windows.
Caso dê a mensagem "Erro Creating Bitmap", é certeza que não teve memória e espaço suficiente no Swap para criar o arquivo de sombras.
Neste caso, habilite o Bitmap Pager na janela Preferences > Render, mas neste caso o tempo de render vai subir um pouco.
Abraços