OI Paulo, tudo bem?
Se você modela no AutoCAD e chega com o modelo pronto no Max, certamente não está faltando precisão, pois não tem como modelar mais preciso do que no AutoCAD.
Você teria problemas com precisão se modelasse no Max, pois ele não oferece ferramentas para precisão como o AutoCAD e qualquer outro programa de CAD oferece.
Agora, o detalhamento na modelagem, seja no AutoCAD ou no Max, é muito importante para o realismo da cena.
Mas não adianta modelar o que não aparece, basta modelar o que aparece, mas essas coisas que aparecem tem que ser modeladas da forma mais detalhada possível.
Quanto ao entorno da cena, se você usa o V-Ray não será boa idéia usar RPC, porque o V-Ray não é totalmente compatível com RPC, eles vão ficar destacados da cena, vão ficar com aspecto lavado, desbotado.
RPC só fica bom mesmo no render padrão do programa, porque foi desenvolvido exclusivamente para ele, e fica bom no Mental Ray também, porque a Archivision escreveu um Shader exclusivamente para traduzir os RPCs para o Mental Ray.
Em qualquer outro render eles ficam desbotados, embassados, não geram efeitos corretamente, não interagem com GI, podem apresentar problemas com sombras, entre outros inconvenientes.
Agora, colocar estes objetos depois da cena renderizada, eu não acho muito adequado, porque nunca vai conseguir o mesmo realismo e perfeição que conseguiria se fosse renderizado tudo junto.
Imagine reflexo de um RPC num vidro, ou um RPC atrás de um vidro, são apenas duas situações que mostra o problema.
A pessoa tem que conhecer muito bem de PhotoShop para enquadrar o RPC corretamente na cena e o tempo que levaria para fazer isso bem feito, não compensaria, vale muito mais a pena colocar direto na cena em 3D e renderizar tudo junto.
Mesmo assim, ainda acho que RPC não é a melhor solução, é melhor usar Planes e mapas de opacidade, mas ai vai ter problema no V-Ray também porque ele não trabalha bem com materiais Standard e para fazer um troço desse com perfeição, precisa do material Standard, já que o material do V-Ray é muito limitado.
O V-Ray caiu nas graças do pessoa que faz maquete eletrônica porque ele é muito fácil de usar para gerar o principal efeitos moderno de iluminação, que é o GI.
Como o pessoal que trabalha com maquete não tem o mesmo nível de especialização em 3D que o pessoal que trabalha com vídeo, o V-Ray caiu como uma luva.
Uma pessoa sem muito conhecimento consegue bons resultados neste tipo de trabalho.
Mas com o tempo e com mais conhecimento sobre 3D, a pessoa percebe que o V-Ray só é bom mesmo com GI, no resto ele tem muitos problemas, como Caustics por exemplo, que é outro efeito importante para vidros e líquidos.
O V-Ray só aceita gerar este efeito com um tipo de luz, só para dar um exemplo.
Se a pessoa fica sempre só nisso, então, o V-Ray é mais do que suficiente, mas quem quer mais, fatalmente vai migrar para o Mental Ray no futuro.
Ele é muito mais difícil e quem não tem uma boa base no 3ds max, principalmente na criação de materiais e no ajuste das luzes, não consegue bom resultado nem a pau.
Só que nele você poderá fazer tudo que imaginar e o que não imaginar também.
Então, quem já manja do V-Ray e só quer um GIzinho na cena, deve ficar bom ele e boa.
Mas quem está começando a aprender agora, pode valer mais a pena aprender o Mental Ray, ainda mais se vai querer conhecer bem de 3D e fazer qualquer tipo de efeito.
Não vai conseguir resultados imediatos, então, não pode ser uma pessoa imediatista que não tem paciência para aprender.
Mas o dia que dominar ele, poderá fazer o que quiser e com tempos de render muito inferiores aos do V-Ray.
Abraços