Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
claudiosdr   Brasil - CE
Cidral   Curitiba pr - AC
RSFX   São Paulo
Daian   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

IgorVannucci   São Paulo SP - AC
new   Belo Horizonte - MG
luanakarlla   Brasil - AC

Faces da maquete ñ aparecem no max

Por: raquel_mota  

Em: 03/03/2007 10:59

Olá..novamente.. Estou com um problema e ñ sei como resolver....montei a maquete no cad de um projeto, todo em 3d face, exportei para o 3d max até aí..td certo...apliquei texturas, iluminação...mas qd eu renderizava p ver o acabamento..simplesmente só apareciam as faces verticais de alguns layers (dos pisos), e ñ apareciam as faces superior e inferior. O restante como as paredes, esquadrias, etc..estavam certas...E só no 3d max q isso acontece..pq voltando no cad, a maquete está certa com todas as faces aparecendo qd eu dava um hide/shade... O q posso fazer para resolver este problema sem precisar refazer a aplicação de texturas? +1 vez agradeço a quem responder.....
raquel, selecione toda a cena e converta para "editable poly" e veja se você não explodiu as 3d faces lá no cad. Porque não pode explodir. Mas é bom fazer o 3d em sólido pra não ter problema como esse. Ás vezes convertendo para "region"(no cad) resolve. tenta aí.
Raquel, posta uma imagem de como ta a situação...
"inh3" disse: raquel, selecione toda a cena e converta para "editable poly" e veja se você não explodiu as 3d faces lá no cad. Porque não pode explodir. Mas é bom fazer o 3d em sólido pra não ter problema como esse. Ás vezes convertendo para "region"(no cad) resolve. tenta aí.
O 3Dface, quando eu trabalhava com o 3d Studio pra DOS era o ideal, pois sólidos deixavam a cena muito pesada e com 3dface, apesar de dar mais trabalho, eu só modelava o que ia ser visto. Depois até arranjei uma rotina em LISP pra converter sólidos em 3dface e foi uma mão na roda... Na época dava esse tipo de problema porque as normais à face 3d estavam em direção contrária à da câmera da cena, ou seja, era como se renderizasse o lado de baixo, que não era visto. Então eu tinha 2 opções...refazer a face, botando a normal pra direção certa, ou clicar na janela de render na opção pra renderizar dos dois lados, que resolvia, mas aumentava o tempo de render...
poxa..valeu..inh3...fiz region no cad e exportei p 3d max..e deu certo....ufa..pensei q ia ter de fazer sólido em tudo.....qd finalizar eu envio p críticas....
Oi gente, tudo bem? Raquel, o seu problema é super normal, acontece com 3DFaces ou Thickness também, se for de uma linha, por exemplo. Porque no Max todas as faces só podem ser vistas por um lado, o outro lado é invisível. O lado que será visível é indicado por um Gizmo invisível chamado Normal, para o lado que ele aponta a face será visível. Você pode ver a Normal de cada face aplicando o Modify Edit Normals e pode até inverter cada uma delas para ficar do lado que deseja. Mas é muito mais simples de resolver, basta habilitar a opção Force 2-Sided na janela Render Scene, ou então, pode também habilitar a opção 2-Sided em cada material que for aplicado nos objetos importados, assim, apenas estes objetos terão as faces renderizadas dos dois lados. Como o Imhotep explicou muito bem, funciona assim desde os primórdios do 3D Studio. Raquel, teste ai para você ver, pega o arquivo antigo que tinha problemas, habilite a opção Force 2-Sided na janela Render Scene, teclando F10, e renderize para ver. Se você fizer as faces dos dois lados no AutoCAD, tudo bem, vai dar certo, só que o arquivo fica mais pesado, como o Imhotep explicou também. Numa cena leve você nem vai sentir, mas num projeto complexo, pode ser a diferença entre conseguir renderizar a cena ou não. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 759, sendo 5 membro(s) e 754 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, valdez, renaz, Jorge Henrique, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.