Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mixel.amorim   João Pessoa - PB
Wever   Guarapari - ES
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Luiz   São Paulo - SP
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

carloshmaximo   R. Arlindo Sardanha, 28
Du3D   Goiânia
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
kblopsa   Novo Hamburgo RS

Ajuda com Render EXTREMAMENTE demorado. Por favor!

Por: and alencar  

Em: 03/03/2007 23:14

Olá! Bom, esse é o meu segundo post aqui. Descobri o fórum há pouco tempo e ja aprendi bastante coisa, voces todos estao de parabens! Queria lhes dizer minha duvida, tomara que possam me ajudar. Vamos la. Estou utilizando o Vray e estou com uma renderizacao iniciada a cerca de 20 horas atras e me parece que ainda vai mais ou menos 6 horas pra acabar. Talvez algumas maquetes complexas cheguem a essa hora brincando, mas estou fazendo uma pequena vista de um banheiro com um pequeno móvel, espelho, vidro do box, cuba com torneira, e algumas toalhas. A cena tem 77254 vertices e 85909 faces. E a dimensao da renderizacao esta sendo feita em 1200 x 900... vejam mais ou menos como ela é no final desta pagina... em baixo. Bom, minha maquete foi feita em cima de arquivo da Archinteriors.. Nao sei se voces tem conhecimento do set que eles utilizam. Mas vou falar alguns parametros que foram alterados. IMAGE SAMPLER TYPE: ADAPTIVE SUBDIVISION ANTIALISIN FILTER: AREA 1,5 MIN RATE -1, MAX RATE 2, CLR THRESH 0,1 INDIRECT ILUMINATION: ON/ REFRACTIVE/ SATURATION 1/ CONTRAST 1,3/ CONSTRAST BASE 0,5 PRIMARY BOUNCES 1,5 IRRANDIANCE MAP - HIGH - SHOW CALC FASE SECONDARY BOUNCE 1,0 LIGHT CACHE - SUBDIVS 1000 - S. SIZE 0,02 - NUMBER OF PASSES 4 - SHOW CALC FASE CAUSTIC - DEFAULT - OFF VRAY ENVIRONMENT - 30,0 - mudei cor pra amarelado - REFLECITION/REFRACION OFF rQMC SAMPLER - ADAPTIVE AMOUNT - 0,85 - N THRESHOLD 0,01 - MIN SAPLES 8 - GLOBAL SUBDIVIDS 1,0 COLOR MAPPING - EXPONENTIAL dark multiplier 1,0 - bright mult 0,8 - gamma 1,0 - CLAMP OUTPUT SYSTEM - RENDER REGION 64x64 Bom, se eu estiver esquecendo de algum parametro que voces achem crucial, me digam, por favor. Acho estranho porque ja fiz outras cenas com camas, sofás que têm facilmente mais que 200 mil faces, muito mais que a cena em questão e duram cerca de 6h (renderizadas com a mesma dimensão: 1200x900). Com pisos reflexivos, vasos com materias tambem reflexivos, materiais cromados, vaso com planta etc. Minha unica dúvida a respeito do material é se o VrayMtl do vidro do box, por ter muito Refração podia gerar essa demora! A iluminação esta feita unicamente pela Skylight gerada pelo Vray Environment! Nao tenho nenhum ponto de luz nessa cena. A luz esta entrando por um basculante na parede oposta ao do móvel. agora observando outra cena minha de um quarto (255 mil faces - 6h de render - vray) percebi que a unica diferença drástica é que o ANTIALISING FILTER ESTA DESABILITADO. E na cena do banheiro ele esta habilitado com AREA SIZE 1,5. O que voces acham? Sorte minha que este banheiro é apenas um treino, apesar de ter aparecido pessoas interessadas no trabalho, ainda preciso estudar bastante pra aprender e consequentemente, apresentar maquetes boas. Bom, espero que me ajudem e desculpem o post gigante.. Abraços Anderson Alencar RENDER INACABADO
and_alencar Realmente a setagem dos arquivos, Archinteriors geram renders muito bons, mas com um time render muito alto. Fiz teste de umas cenas com a setagem deles (4hs em média) e com outras setagem que fui testando (de tutos e minhas também), e cheguei a um render time mínimo de 5 a 7 mim em setagem baixa para testes, e em setagem de render final próximo de 1h ou um pouco mais. Mas independente da setagem usada, 20hs para um único render de uma cena simples é um ABSURDO. Tenho quase certeza que seu problema maior deve estar nos materiais, principalmente nos vidros, e em materiais reflexivos também. Observe nos parâmetros dos materiais se os SUBDIVS (do REFLECT e REFRACT) não estão demasiadamente altos. No geral valores em torno de 5 a 15 para ambos, já são o suficientes. Entretanto, muitos materiais prontos que baixamos na net, vêm com esses valores na casa dos 50, e quanto mais altos os valores de SUBDIVS maior o tempo de render. Aconselho você terminar o render desta cena (já que esperou este tempo todo), e depois observar com calma os materiais. Agora a coisa MAIS IMPORTANTE... Estude o render!! Leia tutoriais... muitos tutoriais. Entenda cada parâmetro do VRay. Faça testes e mais teste, para ver como funcionam as alterações. Pois somente entendo o render, seja ele qual for, terá condições de fazer imagens realistas, com render times baixos, ou no mínimo aceitáveis. Abraços e espero que consiga um tempo "humanamente" aceitável... rss!!
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Uma outra coisa que esqueci de comentar. Antes de mandar bala num render hi-res, faça teste em baixa resolução, sem os móveis e objetos. Somente com paredes, piso e teto. Depois ligue também os vidros, e render de novo, para comparar o render time. Se houver um aumento muito grande do tempo, já sabe onde está o provável problema principal.
Juliano, obrigado pela atenção! Concordo muito com você, tenho estudado bastante, porem estou so no começo da minha jornada. Fiz um curso na cadritech agora em janeiro e antes disso so mexia com BOX e BOOLEAN no max.. hehehehhe.. Agora realmente to encarando serio. Quase todos esses parametros eu ja conheço, ja sei o efeito deles na cena. Mas tipo, ainda não consigo sacar quais pesam mais no render. Realmente pretendo estudar pra sacar tudo isso, como disse tenho recusado algumas propostas de projeto, pois digo a todos que estou estudando ainda. Sim, quanto a questão do banheiro. Dei uma checada, e os falores de max deph de reflection e refraction todos estao por volta dos 5 (alguns com menos). Então imagino que esse não seja o problema. Queria falar uma coisa que notei. No render, as primeiras partes foram bem rapidas. o Bulding Light Cache e os Prepass. A demora foi na hora de RENDERING IMAGE. que cada region size demorava um ano pra passar.. Bom se alguem tiver desconfiando do Raytracer do proprio V-RAY. Vou colocar uma imagem dos parametros dele no final da pagina. Esse eu não mexi e ficou com 9 no max deph e o global ray antialiaser desabilitado. O que acham? Qualquer sugestão pra eu verificar eh bem-vinda, voces nao tem ideia de como eu vou ficar desesperado se eu fizer outra cena e começar a demorar tanto quanto essa.. hehe. Abraços
Oi Anderson, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Concordo com tudo que o Juliano disse, se você pegou uma cena iluminada por outra pessoa e está usando para fazer as suas, não vá por esse caminho não. Eu sei que muita gente está fazendo isso hoje em dia, nem configura o render e nem os materiais da cena, usa tudo da Evermotion. Tudo bem que consegue bom resultado sem conhecer nada de Max e do Render, mas a cena não será sua, será da Evermotion e nunca vai dominar o render seguindo assim. Deve usar as cenas de outros apenas para entender como foram feitas. Mas quanto ao seu problema, eu acho que tem outra coisa prejudicando. Veja que se é uma cena fechada, seria impossível ficar tão iluminada apenas com a luz do ambiente. Então, me parece que você não desligou as luzes padrões do Max, já que não colocou nenhuma luz na cena, é importante colocar luzes na cena. Tem uma opção para desabilitar as luzes padrões do Max no menu Global Switchers do V-Ray, se não me engano. Ou então, coloca uma luz Omni na cena e desabilita ela, assim vai ficar realmente apenas o Environment do V-Ray. Pode ser um dos problemas do tempo de render. OBS: É normal no começo levar muito tempo para conseguir bons resultados, só quando tiver experiência no Render, conhecendo os parâmetros e não usando Presets, você conseguirá baixos tempo de render. Mas 20 horas é um absurdo, como o Juliano disse, umas 10 horas numa cena final é normal no começo dos estudos. Abraços
Opa andré.. Obrigado pelas boas-vindas.. Notei que tinha feito um burrada na iluminação. Eu tinha feito um render eh low-res com uma omni alem da luz ambiente. Em vez de deleta-la ou a desabilitar, coloquei acima do forro (ela esta gerando sombras e teoricamente não influenciaria a cena). Voce acha que pode ter influenciado? Não sei se voce estava se referindo a DEFAULT LIGHTS do global switches, essa opcao eu desabilitei.. Andre como voce sugere que eu ilumine a cena? Porque nunca achei um tutorial para uma cena mais fechada como essa. Gostei bastante do tutorial daqui de Vray para exterior como direct light fazendo a funcao do sol, mas cenas internas em especial estou um pouco deslocado. Eu tentei colocar um photometrica freepoint, mas não gostei muito do resultado. Pensei tambem em uma free area no vao do basculante ou uma vray light... O que voce recomenda? E no caso de voce me recomendar uma dessas, eu continuo com a vray environment?? PS: quando testei a free point na cena, apesar de mudar a temperatura dela, ela apresentava uma cor muito azulada pra cena. Testei coloração de presets, e mesmo mudando manualmente a temperatura para lampada incandescente, a luz continuou com o aspecto azulado. Alguem sabe o que ocorre? Muito obrigado.
Juliano, agora que fui ver, voce falou do SUBDIVS e fui verificar o MAX DEPH.. agora fiz uns testes como voces recomendaram dando hide em alguns objetos e quando escondi o box as coisas andaram normalmente... =) realmente o SUBDIVS estavam em 50! Obrigado, cara.. salvou minha vida! Mas por favor, tirem essa minha duvida que deixei na postagem acima, sobre iluminação.. Obrigado
and_alencar Fico contente que minha dica foi útil. Sei exatamente o que você passou, pois já passei por este problema com os Subdivs, e fui ajudado também aqui no fórum. Quanto a iluminação, isso varia muito, em função do tipo de efeito que está querendo se dar na cena. Em geral para cenas internas, uso uma Target Direct, ajustando a posição da mesma em função do Norte Magnético (respeitando as informações dos meus projetos). Dependendo do caso, utilizo também Photometrics, quando para simular spots, plafons, etc. Mas no geral não as utilizo para a iluminação principal da cena. Somente como complementos. Quando necessário, coloco Vray Light na cena também, mas tudo depende do que se pretende obter. No Enviroment, costumo deixar habilitado tanto o GI Enviroment (Skylight), quanto o Reflec/Refract, fazendo ajuste de acordo com o resultado que desejo. Quanto a sua questão da Photometric Free Point, as únicas coisas que me vem a cabeça, são: - O Filter Color deve estar AZUL. - A própria configuração da Photometric q você está usando (caso seja alguma que você pegou na net) é assim mesmo, azulada. Não sei se este comentário está correto, uma vez que não tenho intimidade com Photometrics. Espero que de alguma forma, tenha lhe ajudado. Abraços
Bom, obrigado mais uma vez juliano.. =) Minha cena ficou meio acabada. Não esta muito do meu agrado, mas tambem não sei como melhora-la. A iluminação esta sendo feita apenas com a skylight do vray environment e uma vray light em frente ao basculante.. Se alguem quiser me falar algumas formas de melhorar, as sugestões, serão muito bem-vindas! So que ainda me resta uma dúvida mortal, hehe.. Como vocês veem nesta imagem (podem ver muito melhor na imagem que postei no começo do tópico) devido a presença de planta, o banheiro ganha um aspecto muito esverdeado. Na imagem do começo do topico, eu ainda tinha toalhas verdes o que aidna deixava o banheiro mais verde.. Bom, mexendo com radiosidade eu tenho ideia como refinar essas interações, mas com o vray eu não sei.. alguem aí pode me dar uma ajuda? Se eu mexer na saturação do vray mexe na imagem toda, deixando ate a toalha com menos verde, ou apenas na interação da cor com o ambiente???? Obrigadão!
Na aba System do render tem um botão object settings, clique nele e se abrirá uma caixa, nela vc vai selecionar os objetos da planta e diminuir o valor de Generate GI para 0,2.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 736, sendo 5 membro(s) e 731 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, valdez, renaz, Jorge Henrique, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.