Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
mdpontes   Macapá - AP
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC

Portfólios Ver Mais

Leo Mattos   Rio deJaneiro - RJ
Adelton   manaus - AM
gustavorios2   Brasil - RJ
guilherme3394   Fortaleza - AC

Iniciante maquete eltronica

Por: Bruno Bufalo  

Em: 07/03/2007 10:46

Bom dia!!! Sou novo no forum, e gostaria de tirar algumas duvidas. Comecei a utilizar o 3Dmax á um mes, minha intensao é renderizar maquetes eletronicas. Fiz um modelo no scketch up e importei pro max, apliquei materiais e texturas, porem ao renderizar , não obtive um resultado satisfatorio (ainda não sei direito como renderizar, apenas utilizo o icone de render no menu superior). Li alguns artigos sobre mental ray, O que é? Ele já vem no 3Dmax 8? Onde posso consegui-lo? Além disso, gostaria de saber como definir as linhas de contorno, pois no exemplo abaixo vcs podem perceber que os solidos se sobrepoem , dificultando notar a profundidade. A imagem obtida está ai, gostaria que vcs me dessem algumas dicas para melhora-la, aceito todas as criticas, sem problema nenhum. tb gostaria de saber se o sketch up é um bom programa para fazer a modelagem, e quais as desvantagens? Sera que o cad é mais apropriado? Grato pela atenção.
cara da uma olhadinha inicialmente nos tutoriais materiais e metal ray aqui, acho q ajudara bastante a para definir melhor a cena .. sombras com uma iluminação mais adequada darao a profundidade :)
Bruno Bufalo Antes de tentar fazer qualquer render, estude os materiais. Entenda como eles funcionam. Depois começa a estudar Iluminação e o Scanline, que é o render padrão do Max. Leia muito sobre o assunto, procure tutorais, etc. Não queira ir direto para o Mental Ray, pois existe muita coisa que precisa saber do Max, sobre Texturas, Iluminação e Scanline, que será útil, quando começar a utilizar o Mental. Se iniciar direto pelo Mental Ray, irá demorar muito mais o tempo de aprendizado, pois sempre irá faltar base no Max, para conseguir bons resultados. Não fique com a expectativa de que em 6 meses estará fazendo renders realistas. Isso é uma ilusão. Somente com muito estudo e muitos, muitos testes, conseguirá ir aprimorando seu trabalho. É o processo natural.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Eu uso o scanline e sempre tive bons resultados, mas tem que fuçar muito nos materiais pra conseguir o que deseja. Bons Estudos!
faz realmetne o que o pessoa te falou, se concentra nos materiais, aprende a usaro o material editor o mapeamento uvw e unwrap, depois parte pra iluminação, que na minha opinião da o toque mágico da coisa. casando bem iluminação com textura um palito e um box te fazem acreditar que sao reais!!! mas é um longo caminho e exige muito estudo, esteja preparado pra isso. abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi Bruno, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. A sua imagem só tem materiais, não tem iluminação, assim, o resultado fica muito prejudicado. Para obter um bom resultado depende de dois fatores, materiais bem feitos e iluminação bem feita. Materiais é uma coisa que leva um bom tempo para dominar, tem que conhcer todos os recursos e também tem que observar muito o mundo real ao seu redor, para ver como os materiais reais se comportam e poder reproduzir com os recursos que o Max oferece. Este é o primeiro passo, o segundo é saber mapear bem as texturas e saber criar boas texturas no PhotoShop, ou pelo menos saber editar as texturas para deixar como precisar. Depois vai estudar luzes e técnicas de iluminação, que é o que vai dar a profundidade na cena como você falou, ela que vai definir os sólidos para mostrar os detalhes. Essa é uma das partes mais difíceis, normalmente leva um bom tempo para a pessoa dominar iluminação. Qualquer ajuste precisa renderizar para ver como ficou, por isso é importante estudar no render padrão do programa, que é super rápido. No futuro você vai partir para o Mental Ray, que já vem com o 3ds max 8 e é o melhor render do mundo, usado em quase todos os filmes que viu nos cinemas nos últimos 10 anos, então, você já pode ter uma idéia do que ele pode fazer, mas não é fácil. Tendo base na criação de materiais e iluminação, vai levar um ano estudando o Mental Ray para poder renderizar nele com qualidade e conforto. Só que poderá fazer imagens tão realistas quando uma foto de verdade. Quanto a modelagem, você pode modelar onde quiser, onde se adptar melhor. Abraços
Olá Bruno, tudo bem com você? Espero que sim! Então, quanto a qual programa usar para modelar, eu aconselho você a comparar o uso de algum programa cad com o programa que você simpatiza, no caso o sketchup do google. Acho que essa comparação é importante, pois assim você consegue comparar o tempo de modelagem e a precisão de medidas, isso se você trabalhar com arquitetura. Se você tiver experiência com o autocad é melhor ainda, porque quanto mais o tempo passar mais perfeita será a transição de um projeto no cad para o 3d studio, afinal agora são da mesma empresa. Importa em dwg direto no max. Agora quanto à renderizadores, é isso mesmo, se você quer seguir o caminho correto você tem que usar o scanline como renderizador. Eu já vi muitos resultados excelentes no scanline, o que me fez perceber que o renderizador não é tão importante quanto o artista que o usa. Afinal, não adianta ter um render mais robusto e profissional como o mental ray se você ainda não entende como funciona o render padrão, a iluminação, textura, etc... Não tenha pressa em conseguir resultados excelentes... quando menos perceber suas fotos estarão a cada dia mais completas. Isso quem diz não sou eu, são parceiros aqui do fórum que hoje estão estabelecidos no mercado e têm um nome respeitado. Ah! antes que me esqueça: o help do max é muito completo, se tiver leitura em inglês você conseguirá entender a parte teórica de uma forma simples e direta, o que te ajudará bastante. Comigo foi assim, muitas vezes eu começava a ler uma lição do help do max e já entendia como eu faria, baseado pela parte teórica, só não sabia como, até chegar na parte prática, o que era realmente muito gratificante de ver. Enfim, para que você possa ser ajudado, pergunte sem medo. Aqui todos estão à disposição para ajudar. Principalmente o André Vieira... Saúde e Sucesso! Abraços, Daniel
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711152.

Total de membros registrados: 138655

Últimos membros registrados: Eleanorbluese, giancpeiter, ELEMARA, naumovk, Carmo Giovani , jeyabo, lluis, Slimjaro.

Usuário(s) on-line na última hora: 357, sendo 6 membro(s) e 351 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigo, jjuniorgoncalves, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, Negreiroscg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.