Olá Bruno, tudo bem com você? Espero que sim!
Então, quanto a qual programa usar para modelar, eu aconselho você a comparar o uso de algum programa cad com o programa que você simpatiza, no caso o sketchup do google. Acho que essa comparação é importante, pois assim você consegue comparar o tempo de modelagem e a precisão de medidas, isso se você trabalhar com arquitetura. Se você tiver experiência com o autocad é melhor ainda, porque quanto mais o tempo passar mais perfeita será a transição de um projeto no cad para o 3d studio, afinal agora são da mesma empresa. Importa em dwg direto no max. Agora quanto à renderizadores, é isso mesmo, se você quer seguir o caminho correto você tem que usar o scanline como renderizador. Eu já vi muitos resultados excelentes no scanline, o que me fez perceber que o renderizador não é tão importante quanto o artista que o usa. Afinal, não adianta ter um render mais robusto e profissional como o mental ray se você ainda não entende como funciona o render padrão, a iluminação, textura, etc... Não tenha pressa em conseguir resultados excelentes... quando menos perceber suas fotos estarão a cada dia mais completas. Isso quem diz não sou eu, são parceiros aqui do fórum que hoje estão estabelecidos no mercado e têm um nome respeitado.
Ah! antes que me esqueça: o help do max é muito completo, se tiver leitura em inglês você conseguirá entender a parte teórica de uma forma simples e direta, o que te ajudará bastante. Comigo foi assim, muitas vezes eu começava a ler uma lição do help do max e já entendia como eu faria, baseado pela parte teórica, só não sabia como, até chegar na parte prática, o que era realmente muito gratificante de ver.
Enfim, para que você possa ser ajudado, pergunte sem medo. Aqui todos estão à disposição para ajudar. Principalmente o André Vieira...
Saúde e Sucesso!
Abraços,
Daniel
Always Outnumbered, never outgunned!
3daulas.wordpress.com - Em construção.