Pregunta ultra básica, mas eu não sei!

Por: Osires Mathoso  

Em: 12/03/2007 21:20

Oi André, Mas eu continuo apanhando. Eu faço assim: Ponho um plane na cena, abro o Material Editor, vou em maps, none do difuse, áí abre a janelas dos materiais, escolho bitmap, aí abre as texturas da grama, ecolho a textura rgb. aí o max pede para abrir a textura, abro, aí ele fecha a janela dos mapas e vai para os parametros da textura rgb. Como eu faço para voltar para a janela maps para colocar a textura preto e branco no canal displacent?
Oi André e ao pessoal todo. Voltei a ler o tutorial Mapa bitmap / UVW Map e lá está explicado como se faz para voltar para a hierarquia do Maps, que eu tanto estava apanhando. Agora é só queimar os neurôneos para achar os parametros correto para a textura da grama que eu estou querendo usar Abraços a todos
"and_alencar" disse: Não entendi André. No vray eu so uso no diffuse e no displace.. Eu não uso o modificador não e tem dado certo. Ja vi nos modificadres algo como vray displacement.. mas nunca precisei usar..
Cara, fiquei curioso com isso. Comigo funciona também. Então resolvi testar: na primeira imagem é só a textura do gramado. Na segunda com o displace padrão do editor de materiais. Na terceira temos o uso do vraydisplacementMod (que palavra difícil de escrever heheheh). Percebi que usando o recurso do vray, temos mais controle do que usar o displace do slot de materiais. Essa é uma dica das FAQ que explica sobre o assunto. http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19795&highlight=displace++displacement abrs!
Oi, é muito legal ter um espaço como este pra podermos tirar nossas duvidas. Acho que a minha duvida é algo muito simples, eu faço meus modelos no autocad e quando trago pro 3ds as curvas ficam muito ruim, digo, elas ficam facetadas com uma aparência péssima, portanto, o que devo fazer pra evitar este pro?
eduardoqf, Eu estou usando o MentalRay. Eu coloco textura colorida no difuse e preto e branco no displacent tudo num slot só. Porque no seu exemplo VRay tem dois slots hablitados. Estou fazendo errado? Eu teria que usar dois slots tambem, com? abraço e obrigado
Olá César! Seja bem-vindo aqui no forum!! Seguinte: o site tem um banco de informações imenso com diversos assuntos relacionados à CG. Vale à pena dar uma olhada nas FAQ, nos tutoriais, estudar bastante e procurar postar as dúvidas nos lugares certos. Então dá uma olhada nas regras do forum e neste link que contém o que você precisa. http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=15228 Osíres, Para o seu caso é só olhar a resposta do André Vieira que não tem erro. O que me levou aos testes foi em relação ao questionamento do and_alencar "citação". E os dois slots é por que eu tenho um material grama e outro branco para os dois planes que usei no exemplo. Então para fazer grama só é necessário um slot. É isso pessoal! abrs!
Obrigado eduardoqf. André, meu mestre, já testei e ficou maravilha e por favor não me interpete mal pela pergunta que fiz ao eduardoqf. Obrigado a ambos e abraços.
Oi gente, tudo bem? Osires> Que isso cara, eu fico feliz que deu certo, pode perguntar para mim, para o eduardo, para todo mundo, o que interessa é resolver. Eduardo e And_Alencar> A última versão do V-Ray que eu testei era a 1.48, mas nem lembro se testei o Displacement nela, eu usei o V-Ray por dois anos na época da versão 1.09.03. Então, podem ser que melhoraram isso agora na versão 1.5, se for essas que vocês usam. Mas quando falei de colocar o mapa no Slot Displacement, eu estava falando do Slot do material Standard do Max, não do material do V-Ray. Pois o Mental Ray aceita gerar direto o Displacement usando o mapa no Slot do material Standard normalmente, sem necessidade de aplicar nenhum modificador. Pode ser que colocaram esse recurso no material do V-ray para ele fazer isso também sem modificador, necessitando do modificador apenas quando usa um material Standard, seria legal vocês testarem isso, e mais legal ainda se voltarem aqui para falar os resultados. Vale testar também se tem diferença de qualidade quando aplica ou não o modificador mesmo usando o Displacement do material V-Ray. Abraços
valeu obrigado amigo!
Olá André! Fiz os testes que você pediu e os resultados são os seguintes: vray 1.48 Os testes foram feitos usando um plene quadrado com 260cm e 60x 60 segmentos. Não usei luzes, apenas as default do max. Apresentaram resultados idênticos: (aparência e tempo de render) material standard com displacement material standard com vraydisplacementmod vrayMTL com vraydisplacementmod Andei olhando aquele tópico em que você fez uns testes com caustics num tanque de água e esferas vermelhas e o detalhe da quantidade de segmentos para grama é tão importante quanto para gerar caustics com água. Obtive resultados muito melhores depois de aumentar o número de segmentos. Então fica a dica para os leitores: quando forem fazer grama com displacement, aumentem o número de segmentos da malha onde ela for aplicada. abraço!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711162.

Total de membros registrados: 138669

Últimos membros registrados: jessicafaria, Jacksonsherys, Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax.

Usuário(s) on-line na última hora: 261, sendo 1 membro(s) e 260 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max Idalgo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.