Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
gianvf   Brasil - Rio Grande do Sul - Santa Rosa - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

IgorPamplona   Curitiba - PR
Lerbe   Casa - PR

Posição da camera no interior

Por: Alechandro Schmitt  

Em: 26/03/2007 13:58

Boa Tarde Em um ambiente interno como eu ajusto a camera para demostrar grandeza, parece que o quartro é pequeno nao consigo deixar o ambiente em um tamanho real. ?? Obrigado
Alechandro Schmitt
bom, entre as várias formas que existem de fazer isso, costumo usar uma lente de 24, ligo a opção clipping planes e aumento o near clip. Isso faz com que vc possa posicionar a câmera atrás de uma parede por exemplo, aumentando o angulo de visao da camera. em ultimo caso, quando isso nao resolve, afasto algumas paredes que ficam por tras da camera pra aumentar a area de visao do ambiente. Se o quarto for muito estreito, tenta tb nao pegar um angulo em que essas paredes apareçam perperdiculares uma a outra, o que mostraria a largura do quarto....tipo, coloca a camera de um lado bem próximo a uma parede, de forma que ela nao apareça, e pega só a outra parede do outro lado e usa esses recursos que te falei. geralmente resolve no meu caso. abraço
Olá Alechandro, acredito que algo que você queira representar é um resultado o mais próximo possível de um observador humando supostamente dentro do cômodo, me perdoe se eu estiver errado, você pode tanto fazer isso pela própria perspectiva default (não recomendável) ou pondo uma câmera em sua cena, através do "Create" e logo abaixo "Cameras", existem duas opções, costumo optar pelo target pra te um controle maior, aí o mais importante, a configuração da lente, com a câmera selecionada, no "Modify" tem o "Stock Lenses", fazendo alguns testes acredito que você consiga o ângulo ideal sem problemas. Algo interessante é se você estiver trabalhando no "Perspective" é gerar uma câmera a partir dela menu "Views", "Create Camera From View" ou pelo atalho "Crontrl+C" Espero ter podido ajudar abçs Diego
Obrigado pela dicas parceiros, a parte de criar um camera eu sei só nao conseguia tornar o comodo mais real.... Vlw
Alechandro Schmitt
Oi Alechandro, tudo bem? Tudo é uma questão de lentes, igual acontece na realidade, conhecer as lentes é muito importante. 50 mm é a visão de um ser humano, tem uma baixa distorção da perspectiva, mas tem um pequeno campo de visão. Normalmente usam lentes menores que 50 mm, o que chamam de grande angular. Estas lentes menores que 50 mm tem uma distorção maior da perspectiva, mas também oferecem um campo de visão maior. Quanto menor a lente, mais distorce a perspectiva, mas também maior é o campo de visão, estas lentes são indicadas para ambientes pequenos. Lentes acima de 50 mm são chamadas de teleobjetivas, elas têm um campo de visão menor, mas não distorcem a perspectiva, são usadas para fotografar paisagens. Para ficar real, tem que usar uma lente grande angular e posicionar a câmera dentro do ambiente. Usar Clipping Planes ou modificar as paredes do ambiente é uma boa solução para obter uma imagem mais bonita, mas não refletirá a realidade do ambiente, fazendo passar uma falsa impressão que o ambiente é maior. Ainda tem alguns problemas que podem acontecer quando usa o Clipping Planes, como não aceitar efeitos avançados de render, efeitos de buffer e de pós produção. Por exemplo, se tiver um tapete com o Hair And Fur, ele não vai ficar certo usando o Clipping com a câmera fora do ambiente, se aplicar DOF na cena, também não vai funcionar com a câmera fora do ambiente, se aplicar Volume também não vai funcionar dessa forma, nestes casos a câmera precisa estar dentro do ambiente. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711152.

Total de membros registrados: 138655

Últimos membros registrados: Eleanorbluese, giancpeiter, ELEMARA, naumovk, Carmo Giovani , jeyabo, lluis, Slimjaro.

Usuário(s) on-line na última hora: 315, sendo 8 membro(s) e 307 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigo, jjuniorgoncalves, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, Negreiroscg, Sergio1987, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.