Oi gente, tudo bem?
O que vocês forem tendo dúvidas nos estudos de Mental Ray, postem aqui, assim, quem tiver mais experiência vai ajudando.
Realmente é muito importante saber trabalhar bem com materiais e luzes já, porque o Mental Ray usa os mesmos materiais e as mesmas luzes, assim, a única coisa que precisará aprender é a configuração do Mental Ray, que é super fácil, é só uma questão de "ver" o negócio.
Quando você "vê" é igual aquela cena do Matrix que o Neo enxerga a programação por trás do Sr. Smith, lembram? :)
É a mesma coisa, você passa a setar o render até vendado. :)
Porque é muito fácil, o difícil é saber configurar bem materiais e luzes.
Mas aqui no site tem vários tutoriais explicando sobre os recursos de materiais e mapas do Max, assim como a explicação de todos os tipos de luzes, Standard e Photometric, que são as que o Mental Ray usa, só vai ter a mais as duas luzes MR Area, que são idênticas as luzes comuns.
Na lista que eu passei para o DG, tem também alguns artigos explicando o que são os efeitos que estes renderizadores permitem, como Caustics, SSS, GI, entre outros.
O Mental Ray não é um bicho de 7 cabeças, o difícil dele vocês nem precisam chegar perto, porque para fazer maquete não vai usar.
Por exemplo o vídeo curso de Mental Ray da 3D1, eu chego a explicar Volume Caustics nele, que não é simples, mas nunca vão usar isso em maquete eletrônica, só em cinema, publicidade, TV.
Não vão precisar saber compor materiais puros do Mental Ray, dá para criar todos os materiais com os recursos padrões do programa usando o Mental Ray, porque os recursos padrões são traduzidos para recursos do Mental Ray na hora do render, é automático.
Por isso que fica muito melhor renderizando com o MR do que com o Scanline usando exatamente os mesmos mapas. Na verdade não são os recursos do Scanline que ele usa, tudo é convertido.]
Isso foi feito justamente para diminuir a curva de aprendizado e facilitar a vida de qualquer iniciante.
Quem é mais experiente que apanha se quiser montar materiais puros do Mental Ray como acontece em outros softs 3D.
No que eu puder ajudar nos estudos de vocês, farei com prazer.
Abraços