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Primeiros passos do Mental Ray

Por: Juliana  

Em: 10/04/2007 17:02

olá pessoal.... gostaria estou com varias duvidas sobre o Mental Ray... a primeira eu já configurei como Mental Ray o F10. Imetiatamente os materiais se tornam diponivel somente para o Mental Ray.
Os materiais são os mesmos, o que você precisa aprender é configurar o GI, dai vai ficar uma imagem mais realista com os mesmos materiais. Tem estes dois tutoriais que explica como fazer isso. http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15640 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=16300
brigaduuuuuuuuuuu!!
Não se pode julgar se Arquitetura e Bonita ou Feia. Mas se Arquitetura é Boa ou Ruim
Td bem Juliana, eu tbm estou começando a usar o Mental Ray, o André Vieira me passou esses tutoriais, me ajudaram bastante: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15640 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=16300 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=16778 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15384 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15357 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15383 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15381 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15382 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15585 Pra mim foi bem importante dar uma olhada também nos tutoriais de iluminação e texturas, eles dão uma base muito boa pra todos os renderers, espero ter podido ajudar. Diego
Oi gente, tudo bem? O que vocês forem tendo dúvidas nos estudos de Mental Ray, postem aqui, assim, quem tiver mais experiência vai ajudando. Realmente é muito importante saber trabalhar bem com materiais e luzes já, porque o Mental Ray usa os mesmos materiais e as mesmas luzes, assim, a única coisa que precisará aprender é a configuração do Mental Ray, que é super fácil, é só uma questão de "ver" o negócio. Quando você "vê" é igual aquela cena do Matrix que o Neo enxerga a programação por trás do Sr. Smith, lembram? :) É a mesma coisa, você passa a setar o render até vendado. :) Porque é muito fácil, o difícil é saber configurar bem materiais e luzes. Mas aqui no site tem vários tutoriais explicando sobre os recursos de materiais e mapas do Max, assim como a explicação de todos os tipos de luzes, Standard e Photometric, que são as que o Mental Ray usa, só vai ter a mais as duas luzes MR Area, que são idênticas as luzes comuns. Na lista que eu passei para o DG, tem também alguns artigos explicando o que são os efeitos que estes renderizadores permitem, como Caustics, SSS, GI, entre outros. O Mental Ray não é um bicho de 7 cabeças, o difícil dele vocês nem precisam chegar perto, porque para fazer maquete não vai usar. Por exemplo o vídeo curso de Mental Ray da 3D1, eu chego a explicar Volume Caustics nele, que não é simples, mas nunca vão usar isso em maquete eletrônica, só em cinema, publicidade, TV. Não vão precisar saber compor materiais puros do Mental Ray, dá para criar todos os materiais com os recursos padrões do programa usando o Mental Ray, porque os recursos padrões são traduzidos para recursos do Mental Ray na hora do render, é automático. Por isso que fica muito melhor renderizando com o MR do que com o Scanline usando exatamente os mesmos mapas. Na verdade não são os recursos do Scanline que ele usa, tudo é convertido.] Isso foi feito justamente para diminuir a curva de aprendizado e facilitar a vida de qualquer iniciante. Quem é mais experiente que apanha se quiser montar materiais puros do Mental Ray como acontece em outros softs 3D. No que eu puder ajudar nos estudos de vocês, farei com prazer. Abraços
Juliana, O mais importante em se tratando de aprender o Mental Ray de forma rápida e muito mais fácil é comprando o CD do curso de Mental Ray da Tresd1. O preço não é tão caro, e se você pensar em um investimento é até barato, pois qual é o preço de um outro renderizador para Max como o Vray? É um investimento a mais que não compensa, pois como você vai perceber, o 3ds Max já vem com o melhor renderizador do mundo que é o Mental Ray, e se você começar a estudar ele, você vai ver que ele tem muitas utilidades, no meu caso, para maquetes eletrônicas, ele é mais rápido que os outros, apesar que ainda não consigo fazer configurações tão rápidas, mas já as faço com mais eficiência daquelas que fazia no Vray, principalmente em animações de passeios arquitetônicos, que o Mental Ray é ideal para isto, como você vai ver no curso. Sou um usuário iniciante do Max, e o curso foi essencial para melhorar em muito a minha curva de aprendizado no Mental Ray. No curso o André vai explicar a criação de alguns materiais mais complexos, que dão muito realismo a cena, e todos os outros materiais podem ser iguais aos mesmos do render padrão do Max, e aqui no site tem ótimos tutoriais explicando sobre estes materiais. Espero ter ajudado. Abraços
olá pessoal... estou tentando.. tentando mas ainda n esta bom de uma olhada eu estou usando o MR mas esta horrivel.... o que vc me sugerem?
Não se pode julgar se Arquitetura e Bonita ou Feia. Mas se Arquitetura é Boa ou Ruim
Ola Juliana! O MR, funciona bem melhor na simulação da realidade quando habilitamos o GI. Perceba que na sua cena as sombras estão pretas e as luzes estouram. Mesmo assim, já percebo uma luz mais bonita que os outros renders que vc fez com o scanline. Continua os estudos, que quando vc menos esperar os resultados começarão à sair como desejados. Eu estou migrando para o MR também por causa dos motivos que o frederico citou acima. Vou começar comprando o cd do curso e será intreressante poder desmistificar esse "bicho de 7 cabeças". Estou ansioso para poder aprender logo e ajudar o pessoal também. abraços!
agora esta ficando muito estranho... CREDO!!! o que eu faço?
Não se pode julgar se Arquitetura e Bonita ou Feia. Mas se Arquitetura é Boa ou Ruim
Parece que a iluminação está muito forte. Seria legal vc postar um wire da cena num angulo onde mostre bem as luzes habilitadas. Assim dá pra ver quais as luzes e onde foram usadas. abrs!

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