Oi gente, tudo bem?
Frederico>
Eu fico muito feliz quando vejo que alguém aprendeu com alguma coisa que eu disse, mas muito mais quando vejo alguém explicando isso para outro leitor da mesma forma que eu expliquei, é muito gratificante mesmo.
Realmente é mais adequado trabalhar em unidades genéricas, mas acaba não mudando nada, porque com unidades genéricas fica exatamente igual quando usa unidades genéricas no AutoCAD com o Template Metric.
Se fizer um Box com 1 x 1 x 1 no AutoCAD e importar no Max, sem modificar nada nas unidades, já chega com 1 x 1 x 1 também, pois os programas são da mesma empresa e foram feitos para serem compatíveis da forma mais fácil possível.
Mas mesmo trabalhando em unidades genéricas, se a pessoa pensa em metros, uma unidade é um metro, isso deixa o modelo minúsculo para os padrões normais do Max.
Se a pessoa pensa em centímetros, precisa de 100 unidades para dar um metro, ai fica grande demais para o tamanho padrão de mundo do Max, que é cerca de 12 vezes maior.
Então, o ideal é por volta de 10 vezes maior e não 100, não fica bom nem pensando em metros e nem em centímetros, o Max não foi feito para isso, é um programa artístico.
Trabalhando fora do tamanho padrão de mundo do 3ds max, a pessoa tem que fazer muito mais configurações em todos os recursos do programa para chegar no mesmo resultado.
Porque tudo vem com valores padrões adequados para o tamanho padrão de mundo do 3ds max, se está trabalhando com modelos muito pequenos ou muito grandes, vai precisar ajustar parâmetros em todos os recursos que normalmente não precisaria.
Então, a melhor forma que eu encontrei para a pessoa não ter que passar por isso, é aumentar o projeto umas 10 vezes depois que modelar.
Porque para modelar arquitetura você precisa estar numa escala conhecida e amigável, então, usa uma unidade como um metro, depois de tudo pronto, agrupa tudo e usa o Scale para aumentar 10 vezes.
Assim, você vai texturizar, iluminar e renderizar esse projeto escalonado 10 vezes, facilitando muito a aplicação de todos os recursos, seja de materiais, de mapas, de mapeamento, modificadores, animação, iluminação e render principalmente.
Testa para você ver como as coisas serão mais fáceis.
Por fim, agradeço muito também pela propaganda do vídeo curso de Mental Ray, fico muito feliz de saber que você gostou.
Juliana>
Eu fico muito feliz de ver que você está conseguindo melhorar o render.
É muito bom também este contato direto que você tem com materiais reais, porque mesmo que uma pessoa conheça tudo de criação de materiais no Max, só vai conseguir criar materiais reais depois de observar muito estes materiais na realidade.
Depois que a gente começa a trabalhar com 3D, passa a ver o mundo de forma diferente, passa a perceber detalhes que antes nem eram notados, como reflexos, refrações, porosidade e brilho dos materiais.
Depois que dominar um render como o Mental Ray, você poderá criar todos estes materiais com extremo realismo, baseando-se na observação que já tem deles e do fácil acesso para observar mais se for necessário.
Agora, sobre o seu teste de render, você tem só este objeto na cena e a única parede é essa texturizada, ou você tem atrás um Plane branco e no piso também?
Porque a luz reflete nas superfícies ajudando a iluminar a cena, gerando o que chamam de GI.
Se não tiver um Plane grande servindo como piso e outro como parede, coloca e renderiza de novo, deve diminuir um pouco as sombras mais escuras na parte inferior da bancada e na lateral da cuba.
Aumente mais o tamanho da área de luz na Spot. Você trocou ela para MR Area Spot?
Troque, porque ai você tem o menu Area Light Parameters, que permite gerar sombra suave realista, assim, não é para ter uma sombra tão delineada na lateral da cuba, por exemplo.
Por fim, HDRI (High Dynamic Range Image), é uma imagem especial que guarda as cores e a intensidade luminosa em cada pixel, permitindo gerar reflexos mais realistas em materiais 3D e permitindo até iluminar uma cena com base numa imagem, para integrar um objeto perfeitamente num vídeo real, por exemplo.
Você pode baixar várias imagens HDRI para usar nos seus projetos aqui na 3D1, acessando a seção Texturas>HDRI no menu do site.
Leia os tutoriais que o Eduardo te indicou, assim, saberá como usar. É muito bom para metais, vidros e qualquer coisa reflexiva, principalmente em situações como a sua cena, quando não tem um "mundo" ao redor para refletir.
Abraços