Oi gente, tudo bem?
Realmente vocês podem obter bons resultados apenas com os tutoriais e informações do Grupo de Estudo sobre Mental Ray aqui na 3D1, mas conhecer bem o render, todos os recursos das janelas Render Scene e os principais detalhes sobre Shaders, leva tempo para dominar bem, mesmo com o vídeo curso de Mental Ray da 3D1, onde eu explico detalhadamente tudo isso, depende de boa vontade da pessoa, muito estudo no que está explicado lá, ver várias vezes os mesmos vídeos, testar tudo com as cenas 3D que acompanham o curso e depois testar tudo de novo com cenas suas, porque não tem outra forma de aprender direito, nada na vida é fácil.
Eu sei que é muito complicado encontrar tempo para estudar um troço deste tamanho, mas vale muito a pena se a pessoa quiser criar imagens realistas no 3ds max com o mínimo tempo possível e tendo controle sobre tudo.
Porque existem opções que permite fazer tudo quase que automaticamente, só que você não tem controle sobre nada, numa situação mais personalizada a pessoa não vai conseguir fazer, porque não tem as coisas prontas que precisa para conseguir e não sabe fazer por si só, pois sempre usou tudo pronto.
Ou no caso de usar o Maxwell Render por exemplo, você não pode usar plug-in nenhum na cena, depende de renderizar num programa a parte e demora milhares de vezes mais do que demoraria no Mental Ray.
Sobre o teste da Juliana, eu não entendo como pode ter ficado assim, com as sombras duras e sem GI, acho que faltou colocar 2 no Diffuse Bounces ou Max Bounces, dependendo da versão do seu Max. Dá para sentir apenas um leve GI na lateral do móvel e na escova rosa, isso acontece quando só tem Final Gather sem Bounces.
Também precisa aumentar mais a Area da luz no menu Area Ligh Parameters, para deixar as sombras mais suaves.
Eu peguei aqui rapidamente um modelo que faz parte do CD de Modelos 3D da 3D1, uma bancada de banheiro para ficar mais próximo do seu teste.
Não mudei quase nada no material do objeto, apenas troquei o mapa Raytrace do granito pelo mapa Flat Mirror, porque no Mental Ray vai gerar reflexo borrado fisicamente correto.
E troquei o mapa Raytrace da madeira pelo Shader Metal (lume), só para poder fazer o reflexo borrado da madeira, que seria impossível com o recurso padrão de reflexo do Max.
E fiz uma abertura no móvel para abrir a porta e poder gerar uma área escura, como acontece dentro da sua gaveta. Coloquei alguns Teapots para poder testar a reflexão do GI.
As configurações das luzes e do render eu fiz como expliquei na mensagem anterior.
Sem nenhum teste prévio, o resultado foi este que mostro abaixo.
Tenta aumentar o Bounces do seu e coloca um Plane como piso e outro como parede, se não tiver isso na cena, para ajudar na reflexão da luz.
Abraços