Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
bender   Lajeado-RS - RS
An3dre   Araras / SP - SP
bender   Lajeado-RS - RS

Portfólios Ver Mais

Antonio   Campinas - SP
Leonardo Leandro   Curitiba - AC
dnmorato   Brasília - DF
Nego7   Teresópolis,rj - RJ

Primeiros passos do Mental Ray

Por: Juliana  

Em: 10/04/2007 17:02

Edu, o que seria vc postar um wire ?
Não se pode julgar se Arquitetura e Bonita ou Feia. Mas se Arquitetura é Boa ou Ruim
Olá Juliana, td blz? Bom, creio que o que ele quis dizer é para vc dar um print screen da tela mostrando a estrutura de grade dos objetos da cena (inclusive mostrando as luzes), segue uma imagem para vc ver como seria.
Oi Juliana, tudo bem? Vou te dar uma dica básica de iluminação neste seu teste para você entender melhor como funciona e ficar mais animada. :) Deleta todas as luzes da cena e reseta todas as configurações do Mental Ray. Depois, cria uma Sky Light na cena e coloca o Multipler dela em 0,5 ou 0,6. Em seguida, cria uma MR Area Spot apontada para a cena, o ideal é que essa Spot fique num ângulo de 45 graus em relação ao ângulo da câmera olhando pela vista Top. Porque é legal a câmera pegar a parte em sombra, não fica bom com a luz na mesma direção da câmera, porque a luz fica parecendo luz de Flash da câmera. Essa MR Area Spot deve ter o Multipler em torno de 0,8. Mais abaixo, no menu da Spot, tem o menu Area Light, nele você define o tamanho da área de luz da Spot, é de acordo com esse tamanho que as sombras ficarão mais ou menos suaves. Aumente um pouco os valores de Height e Width, para deixar a área maior. Você verá o tamanho da área na Viewport se arrastar as setinhas destes campos, vai aparecer um retângulo ciano na Viewport enquanto arrasta e aumenta os valores. O tamanho adequado você vai ter que testar de acordo com o tamanho da sua cena. Basicamente é só isso na luz. Depois precisa configurar o Mental Ray, que é a coisa mais fácil do mundo numa situação como essa. Abra a janela Render Scene, acesse a ficha Indirect Illumination e habilite o Final Gather. Se tiver no Max 8, coloque 128 Samples no Final Gather e coloque 2 no Max Bounces. Se estiver no Max 9, coloque 128 no Rays Per FG Point, coloca 0,1 no Initial FG Point Density e 2 no Diffuse Bounces. Só isso mesmo, é super simples, renderize e veja. Só tem uma coisa muito importante que não tem nada haver com o Mental Ray, não existe branco e não existe preto. Essa é uma lei muito importante e deve lembrar sempre em qualquer render que for usar. Se o objeto é branco, então, deve colocar um cinza bem claro na cor dele. Se o objeto é preto, então, deve colocar um cinza bem escuro nele. Para ter espaço para o brilho nos objetos brancos e para ter espaço para o sombreamento nos objetos pretos. Caso contrário, os objetos nestas cores ficarão chapados. Então, verifique também os materiais da sua cena para ver se não estão com branco puro. Abraços
Oi pessoal da administração, tudo bem?, eu queria guardar esta receiitinha do André para ir testando em cenas aleatórias, é possivel salvar ou tenho que copiar?
Vou dar uma estudada e coloco ai... mas brigadão!!!
Não se pode julgar se Arquitetura e Bonita ou Feia. Mas se Arquitetura é Boa ou Ruim
Ola Juliana. Apenas uma informação para te dar animo no seu aprendizado...rs. No dia 15/09/06 não sabia nada de Mental Ray, que foi a data que me cadastrei nesse fórum. Hoje já faço varias brincadeiras usando Mental Ray, graças os conhecimentos adquiridos aqui, e hoje não vivo mais sem MR...rs.
pois é tbem sou nova por aqui e ainda tenho muito chão por aqui... mas valeu !
já começou a melhorar com a ajuda de vcs... coloquei o barnco como cinza das imagens e ajustei a iluminação. o quemais posso melhorar pois o caminho é longo
Oi gente, tudo bem? Realmente vocês podem obter bons resultados apenas com os tutoriais e informações do Grupo de Estudo sobre Mental Ray aqui na 3D1, mas conhecer bem o render, todos os recursos das janelas Render Scene e os principais detalhes sobre Shaders, leva tempo para dominar bem, mesmo com o vídeo curso de Mental Ray da 3D1, onde eu explico detalhadamente tudo isso, depende de boa vontade da pessoa, muito estudo no que está explicado lá, ver várias vezes os mesmos vídeos, testar tudo com as cenas 3D que acompanham o curso e depois testar tudo de novo com cenas suas, porque não tem outra forma de aprender direito, nada na vida é fácil. Eu sei que é muito complicado encontrar tempo para estudar um troço deste tamanho, mas vale muito a pena se a pessoa quiser criar imagens realistas no 3ds max com o mínimo tempo possível e tendo controle sobre tudo. Porque existem opções que permite fazer tudo quase que automaticamente, só que você não tem controle sobre nada, numa situação mais personalizada a pessoa não vai conseguir fazer, porque não tem as coisas prontas que precisa para conseguir e não sabe fazer por si só, pois sempre usou tudo pronto. Ou no caso de usar o Maxwell Render por exemplo, você não pode usar plug-in nenhum na cena, depende de renderizar num programa a parte e demora milhares de vezes mais do que demoraria no Mental Ray. Sobre o teste da Juliana, eu não entendo como pode ter ficado assim, com as sombras duras e sem GI, acho que faltou colocar 2 no Diffuse Bounces ou Max Bounces, dependendo da versão do seu Max. Dá para sentir apenas um leve GI na lateral do móvel e na escova rosa, isso acontece quando só tem Final Gather sem Bounces. Também precisa aumentar mais a Area da luz no menu Area Ligh Parameters, para deixar as sombras mais suaves. Eu peguei aqui rapidamente um modelo que faz parte do CD de Modelos 3D da 3D1, uma bancada de banheiro para ficar mais próximo do seu teste. Não mudei quase nada no material do objeto, apenas troquei o mapa Raytrace do granito pelo mapa Flat Mirror, porque no Mental Ray vai gerar reflexo borrado fisicamente correto. E troquei o mapa Raytrace da madeira pelo Shader Metal (lume), só para poder fazer o reflexo borrado da madeira, que seria impossível com o recurso padrão de reflexo do Max. E fiz uma abertura no móvel para abrir a porta e poder gerar uma área escura, como acontece dentro da sua gaveta. Coloquei alguns Teapots para poder testar a reflexão do GI. As configurações das luzes e do render eu fiz como expliquei na mensagem anterior. Sem nenhum teste prévio, o resultado foi este que mostro abaixo. Tenta aumentar o Bounces do seu e coloca um Plane como piso e outro como parede, se não tiver isso na cena, para ajudar na reflexão da luz. Abraços
É sempre bom dar uma olhada nas unidades de medidas que se está trabalhando, pois no Max com o Mental Ray sempre é aconselhado se trabalhar com unidades genéricas. Para mim foi um pouco estranho no começo, pois trabalho com arquitetura e estava muito acostumado com o CAD, mas depois de um tempo você já se acostuma. Então aconselho a dar um conferida no sistema de unidades do Max, e ler esta mensagem do André no Grupo de Estudos do Mental Ray, acredito que será muito esclarecedor: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=151719&highlight=unidades+max#151719 E volto a aconselhar a comprar o Video Curso do Mental Ray da Tresd1, que é a maneira mais rápida e eficiente de aprender Mental Ray e produzir renders mais realistas e rápidos.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711195.

Total de membros registrados: 138714

Últimos membros registrados: leansculpt, Guilhermegrc, Frenette, Lessieshelms, mitolyntestbuy, xenoprostcapsule, ForeverHempGummiesReviewsAU, wellherbs.

Usuário(s) on-line na última hora: 532, sendo 13 membro(s) e 519 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luan, NunoGarcia, CNC, Allen Anderson, Rodrigo, Renatto, leansculpt, JesusEnzo , Guilhermegrc, Thiago Couto, gilson antunes, Elis, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.