Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Renato   Sao Paulo - SP
Ricardo 3D   Brasil - BA
Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP
silvaserik   São Paulo - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

pixer3d   Belo Horizonte - MG
claudiosdr   Brasil - CE
Antonio   São Paulo - AC
Lerbe   Casa - PR

Alta resolução

Por: Marco A.Artacho  

Em: 18/04/2007 18:48

Postei esta imagem que havia feito em 3000 x 2000, reduzida para ficar compatível neste fórum, mas tive uma surpresa ao tentar renderizar numa resolução mais alta à pedido do cliente. Usei 4606 x 3154 e vejam o que aconteceu. Os mapas de fótons e de FG já estavam salvos do primeiro render. O que pode ter acontecido? Pode estar relacionado ao fato de eu ter instalado o SP1 do max9 32? Marco.
Oi Marco, tudo bem? Eu fico muito feliz de ver que você está aprendendo bem o Mental Ray com o vídeo curso da 3D1, o mais gratificante de tudo é quando algum leitor que comprou posta uma imagem bonita no fórum. Parabéns. É só uma questão de tempo para ficar realmente fera e não ter mais nenhum problema, nenhum mesmo, porque o Mental Ray não apresenta os problemas que o V-Ray apresenta, mesmo com quem é experiente nele acontecem problemas. No Mental Ray não, depois que pegar as manhas, nunca vai dar errado, nunca vai dar mensagem de erro, nunca vai aparecer artefatos na cena. O que aconteceu na sua imagem nunca aconteceu comigo, mas eu também nunca usei um mapa de um render menor num render maior, porque não está certo. O Photon Map tudo bem, porque o Photon Map não depende da visão da cena, ele é feito para a cena toda independente do que está sendo visto e do tamanho do render. Mas o Final Gather calcula cada pixel que está sendo visto na imagem. Tente renderizar novamente deixando salvo apenas o Photon Map, mas calculando novamente o FG, assim, não deve dar o problema. Na verdade você até poderia deixar o mapa de FG salvo, mas teria que habilitar o Rebuild (Read/Write do Max 9) para ele incrementar o mapa onde não tiver informações suficientes, assim, ele vai usar o que está salvo onde der, e onde precisar de cálculo, ele vai calcular e acrescentar ao mapa. Abraços
Valeu André. Vou testar e depois te dou um feedback. Estou cada vez mais impressionado com o mr e com teu curso. Acredito que pouca gente tem o dom de ensinar com tanta claresa como vc. Abraço, Marco.
Marco.
este tipo de coisas comigo geralmente acontece qndo os materis utilizados na cena não são compativeis com o mental ray. mas pode acontecer em outros casos, um bom exemplo he qndo se usa HDR na cena e deixa o samples do final gather baixo. E tem outras situações q isso aconte tb, uma delas acho q he o seu caso... testa ai e vem falar algo para gente aqui!
DEUS é maior!
Zulmar jr, Eu usei materiais mr em todos os objetos e não usei hdri. Fiz um render a 3000 x 2000 que ficou muito bom e só quando aumentei a resolução para 4606 x 3154 é que a imagem ficou assim. Marco.
Marco.
Oi gente, tudo bem? Quando é problema de materiais incompatíveis aparecem manchas disformes serrilhadas, é diferente destes quadradinhos precisos que aparecem na imagem do Marco. As manchas de materiais imcompatíveis aparecem na superfície do objeto, ficando em perspectiva, não aparecem assim chapada na tela e de forma tão precisa, sempre do mesmo tamanho como mostra a imagem. Sobre as manchas geradas por baixo Samples de Final Gather, são manchas feias mas com borda suave, não gera quadrados pretos na imagem. Essas manchas de Final Gather baixo também ficam em perspectiva, porque são geradas nas superfícies dos objetos, não ficam na tela como aparece na imagem do Marco. Eu ainda acho que é falta de informação no Final Gather gravado. Tenta diminuir a qualidade do Final Gather só para testar, faça um render em alta resolução recalculando o Final Gather, assim, não é para aparecer mais estes quadrados. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711162.

Total de membros registrados: 138669

Últimos membros registrados: jessicafaria, Jacksonsherys, Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax.

Usuário(s) on-line na última hora: 370, sendo 3 membro(s) e 367 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max Idalgo, Thiago Couto, Moura.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.