RPC no mental ray (não funciona?)

Por: vinicius.galindo  

Em: 23/04/2007 17:11

Oi gente, tudo bem? Vinícius, como o pessoal disse, os RPCs são perfeitamente compatíveis com o Mental Ray, mas até o Max 8 precisa comprar o Shader para o Mental Ray aceitar RPC, a partir do Max 9 o plug-in gratuito de RPC já vem com o Shader para o Mental Ray junto. Mas como você mesmo disse, RPC é muito ruim, ele não evoluiu junto com o resto do 3D, então, não aceita recursos modernos de iluminação interagindo com ele. Só fica melhor no Scanline e no Mental Ray mesmo, porque tem o Shader próprio para ele, mesmo assim ainda fica destacado na cena 3D. No V-Ray por exemplo, fica pior ainda, fica lavado na cena. Então, em qualquer situação, não é jogo usar RPCs em imagens Still, apenas em animação teria alguma vantagem, porque todo o resto pode ser feito com os recursos padrões do Max, apenas a troca das imagens de acordo com a posição da câmera que os RPCs fazem ficará difícil de fazer "na mão" no Max. Mas isso só vale a pena em animação, não em Still, no caso de imagens Still vale muito mais a pena aplicar imagens com mapa de opacidade em Planes. E seguindo este raciocínio, você pode perfeitamente continuar usando as imagens dos RPCs, que são muito boas, o plug-in que é ruim, para aplicar em Planes. Basta fazer um render do RPC de frente e salvar em TGA 32 bits, assim, terá o "recorte" guardado na imagem. Depois, é só aplicar essa imagem no Diffuse de um material e copiar para o canal Opacity, onde vai precisar ligar as opções de Alpha, assim, o "recorte" é criado. Aplicando este material num Plane, você terá a pessoa ou vegetação na cena e vai interagir com todos os recursos modernos de iluminação em qualquer render. Leia este tutorial que eu explico como usar a técnica da textura com mapa de opacidade em Planes: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14989 Agora, se tiver o plug-in de RPC para o PhotoShop, como o Marco disse, você nem precisa render eles no Max de frente, pode colocar de frente num arquivo no PhotoShop e salvar em TGA com o fundo em Alpha, será ainda mais fácil. Valdez, RPC é a sigla de Rich People Content, é um plug-in que abre bibliotecas de pessoas e plantas aplicadas em Planes, como fazemos "na mão" no Max normalmente. Mas este plug-in troca a imagem mostrada pela biblioteca de acordo com a posição da câmera, parecendo que a pessoa está ali em 3D. Mas é um recurso muito antigo já e que não evoluiu, antigamente ficava legal colocar nas cenas, quando não existia GI nem nada disso, mas hoje em dia fica horrível, denigre a qualidade do trabalho. Para cenas realistas mesmo não serve. Abraços
ow! muitas respostas. muito obrigado a todos marco: vou ver se acho o plugin pra photoshop por aqui e fazer alguns testes pra ver como funciona. andré: você me apresentou a solução ideal. o que acontece é que tenho uma grande biblioteca de RPC mas não tenho as imagens pra transformá-las e inseri-las em planes. e nunca tinha pensado nisso que você sugeriu (renderizar em vista, etc..) e, na moral.. foi burrice minha mesmo (como não pense nisso antes?) realmente acho a qualidade do RPC ruim quando aplicado o uso de iluminação avançada, mas agora já sei o que fazer.. enfim, obrigado a todos mais uma vez.
\"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas\"
www.modeladoria.com.br
www.guardanapodebar.blogspot.com
Vinícius, Baixe o plugin para o photoshop em www.rpcnet.com Marco.
Marco.
O mestre disse, tah faladooo. rsrsr...
www.3leond.blogspot.com
muito boa as dicas, amigos vcs sabem onde eu posso baixar RPC aqueles que são animados ? alem de Rpc qual a melhor técnica ? abraços obrigado
RPC animado tem que comprar na archivision. Na minha opnião qualquer técnica é melhor que RPC.
São Paulo Futebol Clube
hauhauh tenho alguns gratuitos RPC, bom qual seria poderia citalas por favor ? modelos 3d ? ou qual
Os RPC não rebem GI. No fórum tem vários tópicos sobre isso e a dica mais falada é pra usar planes. Faz um render do RPC no scanline na vista front, salva em tga com transparência e coloca no plane. O resultado é igual do RPC mas recebe GI e sombras suaves. Da pra fazer com os animados tb criando sequencia de imagens. Vejo algumas maquetes que usam modelos 3D de pessoas, mas de perto são feios. O AXYZ vende modelos de pessoas http://www.axyz-design.com/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 832

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.