RPC no mental ray (não funciona?)

Por: vinicius.galindo  

Em: 23/04/2007 17:11

olá, ainda tentando aprender MR.. fui testar uma cena qe já tinha renderizado pelo scanline anteriormente.. aparentemente a cena estava ok, mas os RPC's contidos nela não apareceram. ao invés disso, nos locais ondem tinha um RPC aparece um quadrado cinza (tipo um plane cinza). alguém tem idéia de como consertar isso? ou se existe alguma incompatibilidade entre RPC e Mental Ray? eu sei que RPC não é a melhor solução, mas ele agiliza bastante quando o caso é vegetação na cena, uma vez que blocos 3D deixam o arquivo pesado demais, além do fato de que os blocos de vegetação (pelo menos os que tenho acesso) são de baixa qualidade realística. No entanto, se alguém tiver uma sugestão para a colocação de árvores e plantas em geral numa cena (melhor que o uso de RPCs), por favor me informe. desde já obrigado a todos.
Vinícius, Uso RPCs sempre na pós produção com o Photoshop. Fica muito mais fácil controlar a iluminação e a sombra deles. Marco.
Marco.
mas como você faz isso marco? renderiza só os RPCs e depois insere pelo photoshop? e sobre incompatibilidade Mental Ray c/ RPC.. existe? tu sabe dizer? porque pode ser algum erro de configuração do MR, ou do RPC... de qualquer forma valeu pela resposta.
\"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas\"
www.modeladoria.com.br
www.guardanapodebar.blogspot.com
A partir do Max 9, o RPC funciona sem problemas, agora no Max 8 pra tras, tem que comprar o plugin pra poder funcionar com MR.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Olá vinícius! Tudo certo? O que existe mesmo é um grande polêmica sobre o uso de rpc. Isso pelo simples fato de não estarmos acostumados a ver bons resultados com eles. Sempre fica com a impressão de colagem, a sombra não fica legal. A sugestão do Marco de renderizar à parte e montar no PS é muito boa, eu já usei bastante e consegui resultados bem razoáveis. Sobre a compatibilidade com o max, o mental ray possui um shader especial para usar com RPC e a informação que chegou para mim foi que funciona bem melhor do que no vray ou no scanline. Como sabemos, existem diversar maneiras de inserir vegetação na cena. A melhor é aquela que vc mais se identifica e tem mais facilidade. Sobre vegetação em 3d, pesar na cena, você pode usar o recurso de proxy que dá pra fazer até uma floresta em 3d sem pesar nada. Aqui no site tem ótimos tutoriais sobre o uso de proxy. Espero ter ajudado! abrs!
muito obrigado pelas respostas, vou investigar as sugestões de vocês por aqui.
\"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas\"
www.modeladoria.com.br
www.guardanapodebar.blogspot.com
desculpem a ignorancia mas o q exatamente é rpc? algo como "modelo" para causar efeitos ilusorios de objetos? coisa assim?
Vinícius, Não renderizo à parte. Existe um plugin para o Photoshop que permite vc abrir os arquivos RPC, girá-los para a posição que desejar e inserir na sua imagem. Como ele é inserido em um layer próprio, fica fácil acertar a iluminação e depois copiar esse layer e com o recurso Distort colocar na posição da sombra e configurar brilho e contraste para ficar na tonalidade das sombras originais do render e acertar a opacidade. Marco.
Marco.
Valdez, Dá uma olhada no site www.rpcnet.com para entender o que são RPCs. Marco.
Marco.
Vinícius, muito legal :) , vc poderia passar pra gente o nome desse plugin do Photoshop que permite vc abrir os arquivos RPC ? :lol: grato !

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 511

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.