Decal ou decalques, como aplicá-los?

Por: monblanc  

Em: 24/04/2007 15:28

Consegui 2 tutoriais na internet mas tá difícil demais para conseguir fazê-los. Uma vez eu até consegui, mas depois perdi os parametros e me perdi de vez. Poderiam me ensinar como colocar decalques em carros, tipo tunado? Fiz um tutorial de uma torradeira, ficou legal mas gostaria de por marca e outros detalhes como indicador de temperatura e etc. Dá pra fazer isto com Vray? desde já agradeço :D
Oi Monblanc, tudo bem? Depende muito da situação, mas certamente a melhor maneira é mapear com o UnWrap UVW, para abrir a malha do carro e deixar planificada, assim, pode tirar uma imagem dessa malha planificada e pintar a textura em cima no PhotoShop, igual é feito em jogos, essa é a melhor forma, só que não é simples de fazer num objeto complexo como um carro, depende de experiência. Agora, para simplesmente aplicar um adesivo, como numa garrafa, ai é bem mais simples, no caso do carro são vários adesivos, por isso que é melhor o Unwrap UVW. No caso de um adesivo, basta que desabilite as Check Box (caixinhas de seleção) em cima da opção Tile no menu Coordinates, ele aparece no mapa Bitmap que você usa para escolher a imagem. Depois, se aumentar o valor do Tiling, logo ao lado, a textura diminui e mostra de fundo o material, então, poderia configurar o material normalmente e colocar uma imagem como adesivo. Abraços
Olá amigos Consegui aplicar o adesivo pelo composite, imagem tif, mapeando pelo uvw UnWrap e etc. Mas como fazer no vray? O carro é este, um brinquedo do meu filho, tem detalhes que corrigi e e outras partes que ainda não modelei. [http://i122.photobucket.com/albums/o266/sergiuszeus/1a.jpg]
Oi Monblanc, tudo bem? Dá na mesma se for usar o V-Ray, o Mental Ray ou qualquer outro render. Porque o mapeamento não tem nada haver com o render que estiver usando. Se desenvelopou a malha do carro corretamente pelo Unwrap UVW e pintou a textura sobre a referência gerada com a malha aberta, você tem uma imagem e poderá aplicar no Diffuse de qualquer material, independente do render que estiver usando. Se está usando o V-Ray, basta aplicar essa imagem no Diffuse dele. Mas não é boa idéia usar TIF no Max, apesar de possível. TIF é um formato mais adequado para trabalhar com o padrão de cores CMKY e o Max só trabalha em RGB. O melhor formato de imagem para trabalhar no Max é TGA, igual a qualquer programa de vídeo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711183.

Total de membros registrados: 138697

Últimos membros registrados: gojicream, wawecap, wlacc, ForeverHempGum, Bittingertroys, manyoloordertest, vihair, Dreamzy8520.

Usuário(s) on-line na última hora: 339, sendo 14 membro(s) e 325 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: DeividRobert, gojicream, ForeverHempGum, wlacc, NunoGarcia, Antonio, Bittingertroys, wawecap, Ricardo Paranhos, Moura, Luan, Rodrigo, jessicatorres, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.