Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

PIMENTEL 3D   Blumenau - SC - Brasil - SC
alairjr1   Juiz de Fora - MG - MG
Flaviano Oliveira   Belo Horizonte - MG

qual a melhor maneira?

Por: rodrigoavicente  

Em: 09/05/2007 13:04

Ola, Eu pego a planta e fachadas feitas no Cad e levo pro Max, daí, qual a melhor maneira de fazer a modelagem de uma casa no Max? Boz modeling ou poly-by-poly? obrigado
site: http://www.rvicente.com
Eae rodrigo, amigo eu particularmente utilizaria "lines"(Splines) pq assim vc mode aplicar o modificador "extrude" e a qualquer momento poder volta os shapes(estrutura 2D) p/ possivel edição dessas linhas. Assim vc tem um maior controle sob o seu modelo. + essa é a minha opinião, vamo v o q a galeira fala ai, pq eu N sou profissional de maquetes eletronicas. Valeus ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Olá rodrigoavicente, tudo bem? :) A maneira que eu uso é a seguinte, importo para o max as polylines que criei no AutoCAD... e logo após eu uso a ferramenta WALL, DOOR, e WINDOW do MAX... que se encontram no menu AEC do Max... Configura ali a altura e a expessura da parede, aí é só usar o osnap "S" para ir desenhando em cima das linhas base!... Quando vc insere uma window em uma wall... ele já faz o buraco altomaticamente, o mesmo serve para uma door... :00: :00: :00: Quando vc terminar de inserir as janelas e as portas, aí vc converte ela pra editable poly ou mesh.. e faz a modelagem que precisar... Espero ter ajudado.., Abraço ;)
Valorize seu trabalho e suas horas de estudo!Não desvalorize o mercado 3D!!!...
Rodrigo A melhor maneira é a que você tem mais domínio. Eu acho isso muito pessoal. Vai muito de cada um... da forma que cada um trabalha e se sente mais a vontade com o soft. Como eu não costumo usar o Max, para a modelagem de Edificações, e sim o ADT, não sou a pessoa mais indicada para lhe responder esta pergunta. Entretanto o que lhe aconselho é definir uma metodologia de trabalho, que possa agilizar todo o processo, não só de modelagem, mas das alterações que inevitavelmente, sempre acontecem, quer seja no Projeto Arquitetônico em si, quer seja nos acabamentos. A utilização do XRef, o qual eu já usava à muito tempo no AutoCAD, e que depois veio à ser incorporada no ADT, bem mais organizada para o Gerenciamento de Projetos, é uma das ferramentas que considero mais importantes para o ganho de produtividade dentro dos softs ADT e Max. Quanto à modelagem em si, caso você já tenha intimidade com Arquitetura, creio que modelar a partir da Planta Baixa utilizando juntamente os Cortes e Fachadas será uma forma bastante rápida. Utilize as ferramentas AEC Extends, Doors, Windows, Stairs, etc. que vão agilizar em muito seu trabalho. Abraços e boa sorte na modelagem.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
fala pessoal beleza? Na verdade eu utilizo o Arqui3d e agora o active 3d pra fazer as minhas modelagens, acho muito mais rapido, simples e facil de alterar. Porem, observei que os escritorio de computacao grafica para arquitetura nao utilizam CAD, fazem tudo no Max, por isso to querendo achar um meio facil de fazer essas modelagens, pra ficar dentro do mercado, caso eu va trabalhar em algum escritorio fixo. Como freela eu sem duvidas prefiro continuar do jeito que faco. To pegando parte de modelagem agora na faculdade de 3D na UVA, por isso nao defini um metodo melhor pra mim ainda. fiz um cenario e modelei a sala toda em poly-by-poly já os mobiliário foi em box modeling. abracos
site: http://www.rvicente.com
Só complementando a observação do FineFace, para criar o vão das aberturas (Doors, Windows) nas paredes criadas pelo AEC Walls, você precisa linkar as aberturas à parede conforme imagem acima. Eu não costumo converte para Editable Poly, justamente para continuar com as opções que os AEC Extended Objects proporcionam. Mas como falei acima, isso vai de cada um.
Uma boa opção é dar uma lida no Tuturial: AutoCAD - Como modelar uma maquete para renderizar no Max. Segue o link. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14527
Olá a todos, peço licença para entrar nesse papo que tanto me interessa, vou expor minha opinião já q esse é um fórum "aberto" e gostaria de ouvir as critica sou um simples projetista de interiores, gosto de estudar CG, e quero muito trabalhar com maquetes de arquitetura "tanto q já esto estudando isso" e como não existe uma regra ou um curso para dizer-nos o que fazer exatamente" penso que: usar auto cad para o trabalho em 2d "pelo simples fato de que podemos trabalhar com medidas reais" porém trabalhar somente com as paredes de eixo sendo muros terrenos paredes principais calçadas etc... incluindo projeto em 2d das principais linhas dos telhados, tudo isso separado por um layer, pode-se também inserir ou não as aberturas para quem gosta de precisão pois assim podemos facilmente capturar no max com os grids. na importação pro max podemos facilmente capturar os pontos mais importantes que dfinirá uma maquete e com a vantagem que o max é, vamos dizer assim mais paramétrico, acho interessante a construção do telhado no max ainda estou desenvolvendo uma maneira para isso mas particularmente eu não gosto daqueles softwar que faz todo o trabalho e prefiro modelar terça por terça caibro por caibro viga por viga e ripa por ripa e pra isso eu tenho as ferramentas auxiliares array copy etc... assim posso ver um madeiramente realista no sentido de execução na obra, outra maneira que estou vendo é trabalhar com extrude no max com as linhas exportadas em 2d lá do cad, pois assim uma possivel modificação no cad seria automático no max, o que vcs acham dessa idéia, será que dá pra amadurecer Atenciosamente
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
"Lando" disse: assim posso ver um madeiramente realista no sentido de execução na obra
Um model feito no Max jamais deverá utilizado como base para uma Construção. Entendo sua preocupação que a Maquete Elet. fique o mais fiel possível ao Projeto Original, nada mais correto, mas tem de se levar em consideração a questão da produtividade. Se existem softs e plugins que podem proporcionar ganho de produtividade, devem ser utilizados. Isto seria o mesmo que utilizar o ADT ou o Revit ou até mesmo o AutoCAD puro, para fazer somente desenhos em 2D, ao invés de produzir tudo em 3D e à partir deste obter todos as Plantas, Cortes, Fachadas e Detalhes, Quadros de Áreas, de Aberturas, etc. O que me leva a sua última observação em relação a importar linhas do AutoCAD para o Max e extrudá-las. Isto pode ser feito através do File Link Manager. Mas vejo muito mais vantagem em modelar toda a parte Técnica e Construtiva no ADT, como citei em um outro post esta semana que é como trabalho, e deixar os detalhes de ambientação e decoração para ser feita no Max. Mas esta forma de trabalho só se torna válida para quem está fazendo o Projeto Arquitetônico e a Maquete Eletrônica paralelamente ou em parceria com terceiros. Caso seja apenas a Maq. Eletr. e o Projeto não tenha sido feito em 3D no ADT ou Revit, então voltamos ao ponto inicial deste Tópico... depende de cada um analisar os vários processos possíveis e escolher o que considerar mais prático, rápido e produtivo, e que varia muito para cada tipo de Maquetes Eletrônicas que serão desenvolvidas. Ou seja o método utilizado para uma Cena Interna, provavelmente não será o mais indicado para criar uma grande Cena Externa como a de um Condomínio Horizontal, ou de vários blocos de apartamentos. O que realmente é necessário é o conhecimento amplo dos softs com que se trabalha para poder definir diretrizes, para cada tipo de serviço, proporcionando desta forma o melhor resultado possível em todas as etapas de desenvolvimento dos trabalhos.
Olá Juliano Azeredo, antes de mais nada, quero dizer q tenho visto trabalhos dos participantes deste fórum e inclusive os teus, e desde já digo que sou teu fan, e opiniões como a sua é q vai me ajudar a encontrar a melhor solução para meus trabalhos, obrigado, bem eu concordo plenamente que cada um tem seu jeito particular de fazer as coisa rsrsrs...e hoje tempo é dinheiro, e acredito que é por isso que investem tanto em software paramétrico (aqui eu entendo paramétrico, como exemplo cito um softwar que através de alguns clikes elabora todo o telhado de uma casa) sem dúvida ganhamos tempo, bem a minha expressão foi que se tudo ficar paramétrico (os nosso conhecimento naquilo que aprendemos lá na prancheta, tipo como construir um telhado, como calcular todos aqueles espaçamento entre terças caibros e ripas, enfim a tendencia é esquecermos o que não praticamos, "mas concordo que pode ser um conceito errado pensar assim" nos meus testes aqui, quando penso em fazer uma maquete de uma redidência eu penso 1º no terreno seu nível de caimento, depois em elaborar uma viga baldrame e dela projetar as colunas e depois temos os respaldos e dali saem a estrutura para a cobertura, procuro uma posição pra o armazenamento de água, confiro se o telhado vai dar altura suficiente, enfim, é dessa prática constante que eu me refiro, deixo bem claro que eu não sou aquiteto, mas quero me aperfeiçoar em maquete, e estou começando agora, e eu penso em usar este conceito pra demonstra no max uma realidade, virtual, sabe, tipo retirar as telhas pra ver o madeiramento a forma de construção, uma idéia um tanto fiel etc...bem o revit me atraiu muito, mas não pretendo migrar para ele, porém quero conhece-lo de perto, eu vou continuar com cad e max porque já fui longe demais com esses dois, eu fico feliz porque vejo que estou no caminho certo, quando diz que o max é mais para a parte artiscica, e o cad ou "a tecnologia cad" para a documentação. Eu não pretendo fazer nada fiel no max e sim exportar para ele Um grande abraço a vc e ao pessoal deste fórum e espero que possam ter paciencai com um iniciante.....rssrsrsr
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711183.

Total de membros registrados: 138697

Últimos membros registrados: gojicream, wawecap, wlacc, ForeverHempGum, Bittingertroys, manyoloordertest, vihair, Dreamzy8520.

Usuário(s) on-line na última hora: 365, sendo 14 membro(s) e 351 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: DeividRobert, gojicream, ForeverHempGum, wlacc, NunoGarcia, Antonio, Bittingertroys, wawecap, Ricardo Paranhos, Moura, Luan, Rodrigo, jessicatorres, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.