Oi gente, tudo bem?
Este é realmente um assunto um pouco polêmico.
Antigamente eu defendia com unhas e dentes que o projeto deveria ser modelado em 3D no AutoCAD ou em qualquer programa de CAD, menos no Max.
Porque o Max não oferecia ferramentas boas para fazer isso com o mínimo de precisão exigida para um projeto, já que o Max é um soft artístico e trabalhar com medidas precisas nele é muito pouco produtivo.
Mas com o passar do tempo, o Max ganhou ferramentas para ajudar nesta questão, só que isso não vem substituir um programa de CAD, porque o Max nunca será um programa de CAD.
Com estas novas ferramentas que o Max passou a oferecer para quem trabalha com maquete, eu passei a achar melhor modelar nele usando a planta baixa 2D criada no AutoCAD como referência.
Pelo simples fato de ser muito mais produtivo do que modelar no AutoCAD puro (Sem ADT, sem Archi3D e sem Active3D).
Agora, é completamente diferente um modelo feito no Max e um modelo feito num soft de CAD, então, depende da aplicação para saber onde e como é melhor modelar.
Se é apenas uma maquete para fins de visualização do projeto, não precisa ser milimetricamente precisa, o que importa é ser realista.
Neste caso, a pessoa que cria a maquete pode nem entender nada de arquitetura e de projeto, apenas conhece o mínimo para poder atuar nessa área e nem usa o AutoCAD, porque não é um técnico, é um artista igual aqueles que faziam a maquete com madeira balsa antigamente.
Sendo assim, é muito melhor para essa pessoa pegar a planta baixa desenhada pelo arquiteto e modelar no Max usando as ferramentas que ele oferece para isso.
Ficará realista e será super rápido o trabalho de modelagem, só que só serve para visualização mesmo.
Agora, se a pessoa é um arquiteto ou um engenheiro e ela mesma desenha seus projetos, a coisa é muito diferente.
Porque não precisa mais desenhar em 2D para poder projetar, pode simplesmente projetar em 3D com estes softs mais modernos de arquitetura, como o Revit por exemplo.
E neste caso só terá vantagens para o seu próprio trabalho, porque além de ter o modelo 3D para criar uma visualização realista no Max depois, também terá toda a lista de materiais, quantitativos, relatórios e tudo mais que um programa de CAD oferece para facilitar a vida do profissional de arquitetura e engenharia.
Então, modelando num programa moderno de CAD você terá diversas outras informações importantes para todo o projeto além do modelo 3D para visualização realista.
Quem é profissional de arquitetura ou engenharia tem que modelar num programa de CAD, que é um artista e presta serviço de maquete eletrônica, pode modelar num programa de CAD ou no 3ds max, tanto faz.
Abraços