Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Daniel   Rio Grande do Sul - AC
cicero andre   rio de janeiro
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Johnathan Oliveira   Goiânia - Goias - AC

Portfólios Ver Mais

Ana   Foz do Iguaçu - PR
ctato   Porto Alegre/RS - RS
new   Belo Horizonte - MG
g.neder   SP - São Paulo

qual a melhor maneira?

Por: rodrigoavicente  

Em: 09/05/2007 13:04

Oi gente, tudo bem? Este é realmente um assunto um pouco polêmico. Antigamente eu defendia com unhas e dentes que o projeto deveria ser modelado em 3D no AutoCAD ou em qualquer programa de CAD, menos no Max. Porque o Max não oferecia ferramentas boas para fazer isso com o mínimo de precisão exigida para um projeto, já que o Max é um soft artístico e trabalhar com medidas precisas nele é muito pouco produtivo. Mas com o passar do tempo, o Max ganhou ferramentas para ajudar nesta questão, só que isso não vem substituir um programa de CAD, porque o Max nunca será um programa de CAD. Com estas novas ferramentas que o Max passou a oferecer para quem trabalha com maquete, eu passei a achar melhor modelar nele usando a planta baixa 2D criada no AutoCAD como referência. Pelo simples fato de ser muito mais produtivo do que modelar no AutoCAD puro (Sem ADT, sem Archi3D e sem Active3D). Agora, é completamente diferente um modelo feito no Max e um modelo feito num soft de CAD, então, depende da aplicação para saber onde e como é melhor modelar. Se é apenas uma maquete para fins de visualização do projeto, não precisa ser milimetricamente precisa, o que importa é ser realista. Neste caso, a pessoa que cria a maquete pode nem entender nada de arquitetura e de projeto, apenas conhece o mínimo para poder atuar nessa área e nem usa o AutoCAD, porque não é um técnico, é um artista igual aqueles que faziam a maquete com madeira balsa antigamente. Sendo assim, é muito melhor para essa pessoa pegar a planta baixa desenhada pelo arquiteto e modelar no Max usando as ferramentas que ele oferece para isso. Ficará realista e será super rápido o trabalho de modelagem, só que só serve para visualização mesmo. Agora, se a pessoa é um arquiteto ou um engenheiro e ela mesma desenha seus projetos, a coisa é muito diferente. Porque não precisa mais desenhar em 2D para poder projetar, pode simplesmente projetar em 3D com estes softs mais modernos de arquitetura, como o Revit por exemplo. E neste caso só terá vantagens para o seu próprio trabalho, porque além de ter o modelo 3D para criar uma visualização realista no Max depois, também terá toda a lista de materiais, quantitativos, relatórios e tudo mais que um programa de CAD oferece para facilitar a vida do profissional de arquitetura e engenharia. Então, modelando num programa moderno de CAD você terá diversas outras informações importantes para todo o projeto além do modelo 3D para visualização realista. Quem é profissional de arquitetura ou engenharia tem que modelar num programa de CAD, que é um artista e presta serviço de maquete eletrônica, pode modelar num programa de CAD ou no 3ds max, tanto faz. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711195.

Total de membros registrados: 138714

Últimos membros registrados: leansculpt, Guilhermegrc, Frenette, Lessieshelms, mitolyntestbuy, xenoprostcapsule, ForeverHempGummiesReviewsAU, wellherbs.

Usuário(s) on-line na última hora: 486, sendo 13 membro(s) e 473 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luan, NunoGarcia, CNC, Ronaldo, Rodrigo, Renatto, leansculpt, JesusEnzo , Guilhermegrc, Thiago Couto, gilson antunes, Elis, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.