Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

thilima3d   Brasil - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
boriz   maceio/al - AL
Sandro   Itararé-SP - AC

Portfólios Ver Mais

Marron   Brasilia
Paulo   Campo Grande MS - AC

O jeito como faço as paredes e aberturas...

Por: Ever  

Em: 12/05/2007 11:13

Olá pessoal. Amigos eu tenho lido e EXERCITADO tudo que encontro sobre as paredes criadas no max com wall e também sobre as janelas criadas automanticamente no max... bueno eu tenho feito minhas paredes a partir de um shape que dou um extrude e por aí vou indo devagar e sempre... hehe e com relação as portas e janelas eu tenho feito uma portas e janelões com arcos etc, coisa que o ACHO que as do max não se encaixariam. Daí então pra fazer as aberturas pra estas tais janelas e portas eu tenho usado o BOOLEAN faço um shape no tamanho e modelo que quero dou extrude e ai dou um boolean na parede q criei. Bah... falo de maaaaaais Aderbal... Mas me diga quem puder e quiser é claro... É um caminho longo o que percorro??!!! Ou seria uma idéia fazer assim as aberturas ??!!!! Ah e as paredes quando dou os cortes ou boolean, elas são ocas ou meus olhos me enganam??!!! Bueno é isso se alguém ler e quiser comentar. Abraço do tamanho de Deus no coração de todos. Everton Fonseca.
Ola Ever, bom pelo que sei, depois q vc posicionar a doors/windows vc apenas "LINK" com wall que a apbertura ja vai ser criada automaticamente. Tem um post semelheante ao seu vou achar e posta aqui. Tai ai ----> http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22404 Bons Estudos ;);)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Só complementando... Todo elemento 3D é "oco". O 3D não cria sólidos. São poligonos que vão se completando e formando uma geometria. Existem os cálculos do Reactor exatamente para fzr com que esses elementos ocos ganhem peso pra simular situações reais onde esses elementos seriam "recheadinhos" huahua. Abraço e sucesso, Ricardo Montes
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Bah... é bem como tu disseste Demon eu faço as linhas e ai extrudo e depois se eu quiser mudar tipo colocar uma outra parede eu so volto ao shape e coloco mais nós e vou fazendo outras paredes e vai indo e aí volto ao extrude etc... Muito massa o post que tu me indicaste. E ToGgy é bem isso então... até pq penso que ficaria pesado demais se tudo fosse solido... hehe. AMIGOS valeu mais uma vez MESMO OK. Vou continuar com os estudos aqui. Bom final de semana a todos e um super abraço. Everton Fonseca.
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." - (Mateus, V, 1-12.)
Olá Ever! No próprio help do max tem um tuto muito bom sobre o uso do wall. Hoje em dia tem outros programas muito bons para modelagem arquitetônica. O da vez é o revit building, que além de gerar o 3d, faz toda a parte 2d automaticamente. Se vc quer trabalhar apenas com 3d, então sugiro usar o max, tendo como referência plantas baixas em 2d geradas num programa cad. Com a prática é possível modelar bem mais rápido do que num programa cad sem tecnologia BIN, que é responsável por fazer o programa entender as linhas de parede como parede e não como duas linhas... Assim o max tem o mesmo poder do revit no sentido de vc não ter que se preocupar com aberturas de parede e também por causa das janelas, portas, guarda-corpos e escadas paramétricas. Você pode movimentar as janelas e portas que a abertura acompanha junto. Sem contar o fato de que o max é muito mais poderoso para modelagem (principalmente as complexas) do que os programas de cad. Resumindo: vale à pena aprender a modelar arquitetura pelo max. bons estudos!
Brigadão Eduardo. Vou continuar estudando sim amigo. E olha só um amigo me enviou um projeto dele que até já foi aprovado e parece estar sendo executado. Enviou para que eu fosse colocando texturas e materias dentro dos meus estudos, so que eu coloquei uma textura nas paredes de tijolos a vista sabe, mandei a imagem do map q eu coloquei no difuse pro fotoshop e la eu fui trabalhando a imagem de tijolos a vista pra deixá-la em preto e branco afim de usá-la no não pump dando aquele efeito de profundidade onde é o cimento entre os tijolos... bem mas quando apliquei na parede ele ficou tão pequeno mas tão pequeno que mais parecia um tecido ... hehe dai depois de passar 15 reencarnações e mais dez anos tentando diminui tanto o valor do tile tanto do difuse como do pump ( é pump ou bump - é que estou no trabalho postando e não tenho o 3ds max aqui pra tirar a dúvida), que aí sim ficou no tamanho aproximado de um tijolo real... Isso é normal?!! eu eu fiz aluma bobagem??!!! (SERÁ QUE VÃO ME ENTENDER) Abração dado. Everton Fonseca.
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." - (Mateus, V, 1-12.)
Ever Este problema da textura dos tijolos você resolve aplicando o modificador UVWMap. Dê uma lida nos tutos sobre mapeamento que lhe ajudará muito. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15255 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14934
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Ahhh... legal isso certo que vou estudar isso. Valeu Juliano. Abração. Everton Fonseca.
Juliano usei o UVW Mapping e fui fuçando ralei por uma hora mais ou menos usando um mapping e outro e optando pelo Box até descobrir que eu podia lá em alinhamento no manipulador mexer no gizmo rotacionando e etc... aí eu o deixei bem alinhado para que no resultado dessa manipulação os tijolos ficassem paralelos ao piso e teto so que notei depois de ter passado a empolgação que os tijolos ficaram maiores na parte superior da parede vou arrumar isso tb. Fiquei satisfeito com o achado e o resultado ficou mais ou menos... hehe a imagem ta aí, agora pelo menos não ficou mais todo torto o mapping. Também tenho que ajeitar outros detalhes como a janela e ir colocando outras coisas nesse meu objeto de estudo. Valeu a dica negão. A imagem ta aí pro pessoal opinar. Abraço grande no coração. Everton Fonseca.
Ever Os tijolos não estão maiores na parte superior. Isso é perspectiva da câmera, que está posicionada bem acima da altura normal do observador. Para tirar essa sua dúvida, bote em vista frontal na ViewPort e renderize para ver que estão todos do mesmo tamanho. Traçando uma linha paralela a janela notará que a distância é de 5 tijolos entre a janela e a parede perpendicular ao plano da janela.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711183.

Total de membros registrados: 138697

Últimos membros registrados: gojicream, wawecap, wlacc, ForeverHempGum, Bittingertroys, manyoloordertest, vihair, Dreamzy8520.

Usuário(s) on-line na última hora: 355, sendo 14 membro(s) e 341 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: DeividRobert, gojicream, ForeverHempGum, wlacc, NunoGarcia, Antonio, Bittingertroys, wawecap, Ricardo Paranhos, Moura, Luan, Rodrigo, jessicatorres, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.