Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexmen   Fortaleza - CE
mdpontes   Macapá - AP
ti_roc   Mauá, SP - AC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
flauretti   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

Lamary Projetista   ibirataia - BA
edvaldocs   Vitória da Conquista - Ba
Jailton   recife-pe

Bug No Max 9 - Sem Texturas Nos Materiais Architectural

Por: Evandro Fuly  

Em: 14/05/2007 12:06

Olá, Estou com um problema com o Max 9, e apesar de todos os SP e PBooster instalados, continua do mesmo jeito. É o seguinte: Ao se abrir a janela Material/Map Browser e selecionar algum material architectural, tanto nos slots do Material/Map Browser quanto nos slots do Material Editor não aparecem as texturas do material selecionado, só a cor dominante. A única forma de se ver a textura é desmarcar a opção Root Only no Material/Map Browser ou selecionar Environ dentro no mapa, já no Material Editor. Quando se renderiza, as texturas aparecem normalmente. Note-se que nos materiais que não são "architectural" não há esse problema. Alguém sabe como resolver esse bug? Abraços, EvandroFuly
Oi Evandro, tudo bem? Eu teste aqui agora e não deu este problema, a textura apareceu no material Architectural, tanto com o Mental Ray quanto com o Scanline habilitado. Você instalou o SP1, depois o Productivity Booster e depois o SP2? Eu coloquei uma notícia na página principal da 3D1 estes dias falando sobre isso, muitos usuários estão reclamando de problemas com essa operação. Se instalou o Productivity Booster, não deve instalar o SP2, para poder instalar tudo teria que desinstalar o Max, instalar novamente, depois instalar o SP1, o SP2 e só depois o Productivity Booster. Abraços
Olá André, obrigado pela resposta. Eu fiz o procedimento de instalação correto, conforme descrito no site, mas ficou do mesmo jeito. Eu descobri que, por algum motivo, o Max não consegue ler os mapas no diretório onde ele mesmo instalou... :00: Eu tenho que carregá-lo nos slots do material editor, mudar as coordinates para environ e voltar para texture, aí ele aparece nos slots... então eu salvo na biblioteca novamente. Vai entender... :? Um abraço, Evandro Fuly www.evandrofuly.com.br
é isso acontece aki desde o max8
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Oi gente, tudo bem? Que loucura, deve ter algo errado no Max de vocês então, porque aqui funciona normalmente. Veja se os caminhos das texturas estão definidos na janela do Configure User Paths dentro do menu Customize. Agora, seja como for, não é boa idéia usar os materiais que vem prontos na biblioteca do Max e em nenhuma outra, muito menos em sites que distribuem materiais prontos, mesmo os aqui da 3D1. Porque estes materiais prontos são destinados a iniciantes que não sabem criar materiais, é apenas para ajudar até que a pessoa aprenda a criar seus próprios materiais. São materiais que todo mundo conhece e indica que o autor da cena é iniciante quando vemos um material deste aplicado. Uma das três coisas mais importantes para conseguir cenas realistas são os materiais, então, saber criar seus próprios materiais e ter uma biblioteca personalizada é muito importante. Abraços
Eu tenho esse mesmo problema, concordo com o Andre sobre criar nossos próprios materiais, mas o problema é que dou aula e uso estes achitectural para exemplos no início das aulas mas agora sem aparecer os mapas fica complicado... Eu tenho esse problema também com max 8 em duas cópias diferentes, hardware diferentes... Alguém por acaso também teria o max 6 instalado anteriormente ao 8 ou 9 como eu? Estou suspeitando que seja alguma interferência dele...
Oi Modia, tudo bem? Que estranho cara, eu só vi o pessoal comentar deste problema no Max 9, mas comigo não aconteceu. Eu só vejo duas opções, uma é não ter as texturas dos materiais na pasta Maps do seu 3ds max. Neste caso vai aparecer as esferas de amostra dos materiais, mas estarão pretas, cinzas ou apenas com uma cor, sem as texturas do material. A outra opção é você habilitar um renderizador e abrir uma livraria com materiais de outro renderizador. Neste caso, os materiais nem vão aparecer, as esferas ficarão invisíveis, aparecendo apenas o fundo do Slot, porque o render não entende o material e não consegue mostrar no Slot. Não vejo outro possibilidade de acontecer isso fora essas duas. Para resolver a primeira, precisa colocar as texturas na pasta Maps. Para resolver a segunda, precisa habilitar o render correto para a livraria que abriu. Abraços
Andre, muito obrigado pela resposta, porém tenho verificado nas versões 8,9 e agora na 2008 que as imagens correspondentes estão na pasta maps, inclusive se vc clicar no "view image" aparece a imagem correta mas no slot não aparece, quanto a interferencia do max6 que eu suspeitava não procede, pois peguei um note zerinho formatei e instalei o mas 2008, vou ver or materiais architectural etão todos lá, os paths estão configurados todos corretamente mas... nada de preview no slot. :o
Se isso é só nos materiais Architectural, então, não tem muito problema, porque eles são para o render Radiosity que ninguém usa, no Scanline e no Mental Ray você vai usar materiais standard, raytrace e depois do Max 9 tem o ótimo material Arch&Design do Mental Ray, ai os Archtectural não servem para nada
Oi Modia, tudo bem? Eu testei aqui e realmente acontece o problema. Mas é como o Múcio disse, ninguém usa os materiais Architectural, porque são para o Radiosity e ninguém usa o Radiosity. No render padrão do 3ds max você vai usar os materiais Standard e Raytrace, no Mental Ray você vai usar estes materiais também e os Shaders do Mental Ray, então, os materiais Architectural são desnecessários. O importante é ter as texturas, para poder criar materiais melhores usando Shaders do Mental Ray com estas texturas. Acho que a Autodesk nem viu isso, porque como ninguém usa, ninguém deve ter reclamado disso para eles, já que o problema acontece em várias versões. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 755, sendo 9 membro(s) e 746 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Augusto Peixoto, Victor Mendonça, Vladis, RogerBalboa, JMDesign, Adalberto Rocha, nandao, Fabio Catelleno, valdez.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.