Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alisson Braga   Maceió - AL - AC
SaavedraCG   Salvador - BA - AC
Joao   Itapetininga-SP - SP

Portfólios Ver Mais

Segio   Curitiba PR - PR
leonardo laipelt   Porto Alegre /BR - AC
kainkiller   sao paulo - SP

Coberturas em Telhas

Por: atelier25713  

Em: 17/05/2007 16:07

Oi malta eu modelo em CAD e renderizo em max, mais tenho uma grande dificuldade em modelar coberturas em telha, podem dar-me uma dica de como conseguir isso sem ter muito trabalho. Abraços José tavira
Ola Atelier... Uso um processo muito funcional: No Cad, crie uma telha em [i:55e83c5a6f]solid[/i:55e83c5a6f]. Para isso, faça o perfil com uma polilinha e de [i:55e83c5a6f]extrude[/i:55e83c5a6f]. Faça um array lateral e una com [i:55e83c5a6f]union[/i:55e83c5a6f]. Copie as fileiras uma acima da outra, obedecendo a sobreposição das telhas. Una novamente com [i:55e83c5a6f]union[/i:55e83c5a6f]. Então você tem um plano de telhado (do tamanho que vc quiser) em um único sólido, que vccê poderá aparar com [i:55e83c5a6f]subtract[/i:55e83c5a6f] (usando para isso, blocos de [i:55e83c5a6f]solid[/i:55e83c5a6f] feitos na hora). E assim criar as águas furtadas e espigões. OK?
Desculpe, mas as imagens ficaram trocadas e tbem um tanto pesadas....
EDDE Dê uma olhada nestes posts que estão na Seção Grupo de Estudos e Colaborações. Será muito útil, pois há discução sobre telhas tanto no AutoCAD quanto no Max. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17928 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20901 Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Ola atelier25713 :)... vc disse "sem ter muito trabalho" pois bem, a maneira + rapida que pensei agora é utilizando um script pronto que gerar automaticamente o telhado p/ vc, ele oferece 3 tipos de telhas... se encontra na secão "Script" da 3d1 para download, eu particularmente nunca testei + pode vim a ser útil p/ vc. Segue o link http://www.tresd1.com.br/scripts.php?t=12919 ;) Abraços...
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Fala Demon! Eu testei esse script. Pena que comigo ele não funcionou corretamente pois além das telhas não se ajustarem na inclinação da coberta, eu não consegui ajustar o tamanho delas.Estou usando o max8 sp3. Não sei se fiz algo errado, ou é o software... mas acabei pegando uma boa prática fazendo o telhado na "mão" mesmo. Para não ficar pesado eu converto as telhas em proxy. Não tem erro. abrs!
Demon e Edu O problema é que ele model no AutoCAD, e esse script é pro Max... Em último caso, o que aconselho é utilizar aqueles "mods" (hehe... coisa de gamer né?!) pro AutoCAD, como o ArchiCAD. Parece ser bem amigável, é que usa diz que ele faz muito bem telhados e coberturas. Mas ser for para migrar, então que seja para um soft mais poderoso como é o caso do Revit Building.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
"atelier25713" disse: Oi malta eu modelo em CAD e renderizo em max, ... Abraços José tavira
Eu também modelo no cad e renderizo no max. Prefiro deixar as telhas para o max por causa da possibilidade de criar uma meshexport (proxy). Se eu não me engano, o recurso XREF do cad possibilita isso também (me corrijam se estiver enganado!) O revit, até a versão 9.1 não vem com recurso para modelagem de telhas, a não ser que tenham iventado um plugin para ele. Na minha opinião, a maneira mais fácil de se fazer um telhado é com o active3d, que é um plugin que transforma o AutoCad num programa para projeto de arquitetura. Apesar da prática, eu ainda acho o processo que eu uso para as telhas muito medieval. O ideal mesmo seria um script para o max que gerasse o telhado inteiro, com calhas e cumeeiras etc.. e que fosse paramétrico, como no active 3d.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711195.

Total de membros registrados: 138714

Últimos membros registrados: leansculpt, Guilhermegrc, Frenette, Lessieshelms, mitolyntestbuy, xenoprostcapsule, ForeverHempGummiesReviewsAU, wellherbs.

Usuário(s) on-line na última hora: 463, sendo 13 membro(s) e 450 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luan, NunoGarcia, CNC, Ronaldo, Rodrigo, Renatto, Willmitnick, leansculpt, Frenette, Guilhermegrc, Thiago Couto, Elis, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.