Ajuda Cad

Por: Bruna Soares da Silva  

Em: 18/05/2007 12:29

Oi gente, tudo bem? Uma coisa que eu sempre comento aqui é sobre os problemas de trabalhar em escala real no Max, ele não foi feito para isso, é um programa artístico. Sei que para modelar tem que ser em escala real, então, neste caso você precisa trabalhar com um tamanho minúsculo e aturar todos os problemas que isso ocasionam. Mas depois que terminar de modelar, vale a pena agrupar tudo e aumentar 10 vezes, assim, vai ficar com o projeto num tamanho mais próximo do tamanho padrão do mundo do Max, dessa forma, será muito mais fácil para texturizar, iluminar e renderizar. Se os modelos de biblioteca não chegarem num tamanho adequado, eu acho que é mais fácil escalonar os modelos do que ter que modificar diversas configurações padrões em todos os recursos que for usar no programa, porque se deixar o projeto em escala real para os móveis modelados em escala real chegarem corretamente, vai continuar tendo todos os problemas de trabalhar em escala real até o final do projeto. Por isso que eu acho mais jogo aumentar o projeto para texturizar e iluminar sem se preocupar com medidas, como o Max foi feito para trabalhar, olhando e vendo se está bom, se está adequado, se está proporcional, como um artista faz e não como um técnico faz, medindo tudo. Agora, isso estou falando se a pessoa não modificar as unidades padrões do Max, que devem sempre ficar como Generic Units, a pior coisa que alguém pode fazer no Max é trocar as unidades para metros ou qualquer outra. Se é uma pessoa muito experiente no programa, tudo bem, trabalha em qualquer unidade, apesar de ter que fazer trocentas configurações a mais do que teria normalmente em Generic Units, mas vai saber resolver todos os problemas que aparecem pela diferença de configuração. Mas se a pessoa é iniciante, menos de 4 anos de Max, então, fica difícil trocar as unidades do programa, porque vai apanhar com tudo e por muito tempo, tudo será mais difícil do que para os outros. O Max e o AutoCAD são da Autodesk e foram feitos para trabalhar em conjunto, portanto, não precisa modificar as unidades para importar perfeitamente e em escala, certamente ficará pequeno, perto do Grid padrão vai ficar minúsculo, porque o Max não é para trabalhar em escala real, mas dá para modelar assim mesmo, pequeno. As configurações das janelas de importação estão todas alteradas, não tem como assim, só é bom modificar o que tem certeza que precisa, caso contrário, é melhor deixar tudo padrão, porque foi feito para dar certo sem ter que mudar nada. Porque habilitou o Renderable nas linhas? Vai travar o Max se importar uma planta baixa completa, ou são modelos 3D prontos que está importando? Mesmo assim, deixe para habilitar o Renderable das linhas que precisa e não do arquivo todo. E o mais importante, não habilite o Rescale, não precisa fazer isso e escolher Meters na lista. Basta deixar o Max com Generic Units no menu Custmize>Units Setup. Deve estar com Inches na lista dentro do botão System Units Setup. Depois, é só importar o modelo ou a planta baixa 2D sem mudar nenhuma configuração na janela de importação, sem lighar o Rescale, sem selecionar Meters na listinha, sem habilitar o Spline Rendering, no máximo escolhendo os Layers que vai importar, só isso. Vai chegar corretamente e com as medidas certas, um metro no AutoCAD vai ter 1 Unidade no Max, o que é minúsculo, mas dá para trabalhar a modelagem até aumentar 10 vezes para texturizar, iluminar e renderizar. Abraços
O André brigadão pelo toque mais é que estava funcionando normal antes ,e agora ja não esta mais por exemplo instalei o max em outro computador e funcionou normal até peguei as mesmas configurações e passei pra este pra fazer o teste novamente e mesmo assim o erro continua ja coloquei as configurações que o pessoal esta me passando e nada tb agora não sei o que faço vc aconselha instalar ele novamente no meu computador desde ja agradeço a todos .
André deixa eu falar eu percebi que acho que na verdade o problema não esta nem na escala e sim no desenho deixa eu explicar melhor por exemplo eu importo pro max e não aparece nada na tela ai depois seleciono todos os layers existente no select by name ai aparece na tela a linha branca de seleção motrando que o desenho esta selecionado porem quando saio desta seleção o desenho desaparece novamente da tela sera que conseguiu entender rsrs qualquer coisa te passo mais detalhes brigadão
Olá André! Esse assunto de importação, escala e unidades, mesmo sendo velho conhecido nosso, sempre se apresenta omo um calo para muitos iniciantes e até mesmo pro pessoal com mais experiência. Quando sugeri habilitar o reescale na janela de importação para metros, foi porque percebi que funciona como se aumentassemos o desenho no cad ou no max depois de importado umas 10 vezes. Salvar o desenho no cad nas coordenadas 0,0,0 e habilitar reescale em metros na hora da importação faz com que o desenho chegue no max centralizado no grid e no tamanho adequado para trabalhar sem problemas de incompatibilidade com objetos de bibliotecas, mas por favor me corrija se tiver algum outro problema em fazer isso. abração!
Olá Bruna! Acho que tem uns 2 meses que eu e o André Heuew estávamos tentando ajudar um amigo aqui do forum com um problema exatamente igual ao seu. Tentamos de tudo o que vc pudesse imaginar. No caso ele estava usando o max 9. O problema mais parecia bug, ou outra coisa porque o arquivo abriu no meu micro normal. Mesmo assim, ainda estou curioso pra saber o que causou isso. Vamos esperar alguem com a solução... abrs!
Oi Eduardo, tudo bem? Eu concordo plenamente com você, mas só é boa idéia trabalhar assim se tiver bastante experiência no Max como você, como eu expliquei na minha mensagem. Porque uma pessoa com experiência vai saber tudo que precisa configurar em cada recurso que for usar depois de ter modificado as unidades do programa. Se for seguir um tutorial, por exemplo, vai perceber que os mesmos valores não dão certo porque modificou as unidades do Max. Mas um iniciante que modifica as unidades do Max, não vai conseguir acompanhar mais nada, porque tudo vai dar errado e a pessoa não vai perceber que é porque modificou as unidades do Max. O problema para os iniciantes é modificar as unidades padrões do Max, porque vai ter problemas com isso por muito tempo, até ter boa experiência no Max. Então, a coisa mais importante do mundo para um iniciante é manter o Max em unidades genéricas. E quem vem do AutoCAD ou escolhe o Max para fazer maquete, a primeira providência é trocar o programa para metros, antes de conhecer qualquer coisa dele, ai já viu né? Existem várias combinações que dão certo na importação e vão manter a mesma medida do que estava no AutoCAD, mas em todas elas é necessário modificar as unidades do Max, só em uma situação que não precisa modificar as unidades do Max e foi essa que eu descrevi. Se você mudar o Max para Metros no Units Setup, manter Inches no System Units Setup (isso é a coisa mais importante do mundo, mudar isso ferra tudo) e importar com o Rescale em Metros, vai dar certo, o arquivo vai chegar maior e mantendo as medidas. Mas mudou o Max de Generic Units para Metros e isso é muito ruim, mesmo para quem é experiente, porque precisa configurar mais coisas em todos os recursos que for usar, o que é ainda pior para iniciantes que não conhecem bem o Max. Existem outras combinações mais loucas que também dão certo, por exemplo, se manter o Max em Generic Units no Units Setup e mudar para Meters no System Units Setup, vai importar com as medidas certas do AutoCAD se ligar o Rescale em Metros. Só que ai foi modificado as undidades do sistema do Max, nem o Mental Ray vai funcionar direito com essa combinação e a pessoa não vai se tocar que o Mental Ray não está funcionando direito por causa disso, vai apanhar muito só porque modificou as unidades do sistema, que é a pior coisa que pode fazer no programa. As unidades de Display ainda passa, mas as do sistema é péssima idéia modificar. Então, por tudo isso, para iniciantes é melhor trabalhar com o Max padrão, assim, tudo que forem acompanhar ou testar, vai estar igual ao programa de todo mundo. Depois, com o tempo e a experiência, se a pessoa quiser mudar as unidades, não vai apanhar com bobeiras. Mas quando pegar o jeito de trabalhar com o Max padrão e escalonar no final para texturizar e iluminar de forma artística, como é o esquema do programa, pode acabar nem querendo trocar as unidades e mudar o sistema de trabalho. Abraços
è pessoal realmente não sei qual é o problema e o pior que tb deu agora no outro computador e eu preciso entregar meus projetos vou tentar desinstalar e instalar de novo
Oi Eduardo, tudo bem? Eu estava aqui pensando na nossa conversa sobre essa questão de unidades e vendo uma forma de provar que não muda nada, que é uma ilusão de ótica. Porque o mais importante é perceber que o Max não trabalha em nenhuma unidade, não existe metros, centímetros, milímetros, polegadas, não existe nada disso, tudo é uma ilusão baseada em polegada, que é o sistema interno do programa. Por isso que nenhuma unidade no sistema métrico fica compatível com os valores padrões, só ficaria se trabalhasse em polegadas. Então, pensei no seguinte teste. Mudando o System Units Setup para metros e mantendo Generic Units no Units Setup, vai dar certo importar do AutoCAD em metros se ligar o Rescale na janela de importação do DWG, escolhendo metros na listinha dela, certo? Nessa opção você tem a impressão que o modelo chega maior no Max, certo? É uma ilusão, ele só muda o tamanho do Grid para te enganar. Uma boa forma de provar isso é fazendo uma Window ou uma Door. Tente fazer ela no tamanho certo de acordo com a escala, a porta teria 0,90 x 2,10, certo? Mas veja o que acontece quando você cria a porta, ela fica toda distorcida neste tamanho, tem que configurar todos os parâmetros para ela aparecer correta. Porque todos os parâmetros vêm com valores muito maiores do que seria ideal para este tamanho em escala real. Ou seja, fica igual antes, fica igual se manter com Inches no System Units Setup e Generic Units no Units Setup, porque os valores padrões dos parâmetros não mudam. O mesmo efeito poderia ser conseguido mantendo as unidades padrões e modificando o tamanho do Grid no Grid Setup. Faça o teste para você confirmar. Acontece o mesmo em todas as outras opções ou possibilidades, sempre é uma ilusão, na verdade tudo continua a mesma coisa. Abração
Olá André! Fiz um teste por aqui com um arquivo de cad. Lembrando que não modifiquei nada nas unidades do cad e salvei o modelo 3d na origem das coordenadas ucs. O objeto pequeno resultou da importação sem mexer em nada no units setup, nem na janela de importação. Ele veio bem pequeno e se eu habilitasse o reescale para milímetros, nada de diferente aconteceria. (objeto em destaque) Importando com o reescale em cm, o modelo chega 10 vezes maior que em mm e usando metros, o modelo fica 100 vezes maior do que em cm . Percebe-se que modificando apenas esse item de unidade na janela de importação, o modelo importado pode chegar com tamanhos diferentes e não há, nesse caso ilusão gerada pelo grid. Isso aconteceria se eu modificasse o units setup do max. Mas eu não recomendo pra ninguém. rss!
Oi Eduardo, tudo bem? Com esse teste ficou perfeito, agora eu entendi perfeitamente o que você estava falando e posso explicar melhor o que eu disse também. Esse papo está sendo muito importante para aquele curso que eu te falei que estou desenvolvendo. :) Veja só, eu concordo plenamente com você que dessa forma o arquivo vem maior, dependendo da unidade que escolher na lista do Rescale quando importar o DWG. Porque mantendo o Units Setup com Generic Units e o System Units Setup com Inches, tudo ficará baseado em Inches, como é todo o sistema interno de trabalho do Max. Você pode ver diretamente o tamanho do objeto no campo Model Size que fica logo acima do Rescale. Faça outro teste que você vai curtir e vai perceber exatamente a diferença de tamanho que chega com cada unidade que escolher. Faça um cubo com 1m x 1m x 1m no AutoCAD e importe no Max, nem precisa abrir ele na cena, apenas mude as unidades no Rescale e olhe a diferença de tamanho no Model Size. Um box de 1m x 1m x 1m chegaria com 0,39 centímetros quando importasse dessa forma, então, ele viria menor. Mas mudando para metros, o mesmo Box chegaria no Max com 39,37 unidades, ou seja, 39 vezes maior, o que é um bom tamanho para trabalhar, melhor do que ser minúsculo. Mas o problema é que dessa forma você não vai respeitar as medidas importadas do AutoCAD, por isso que eu e você estávamos falando a mesma coisa mas com objetivos diferentes. O box que tinha 1x1x1 certinho, terá 39x39x39, não tem o menor problema se a pessoa importou o modelo 3D pronto do AutoCAD e só vai texturizar, iluminar e renderizar no Max, inclusive, é a melhor opção, porque o modelo chega num tamanho bom para trabalhar, você está corretíssimo. Mas se a pessoa importou a planta baixa 2D para modelar no Max ou importou o modelo em 3D e ainda vai modelar algumas coisas no Max, precisa estar com tudo em escala e com medidas precisas, neste caso, basta não habilitar o Rescale e importar normalmente, assim, os objetos chegam com as mesmas medidas que tinham em metros no AutoCAD e uma unidade no Max vai ser equivalente a um metro. Só que no final da modelagem é bom agrupar tudo e aumentar pelo menos 10 vezes, para ficar num bom tamanho para trabalhar a parte de texturização, iluminação e render. Que era o que eu tinha falado. Se a pessoa aumentar 39,37 vezes quando terminar de modelar, o projeto vai ficar exatamente do mesmo tamanho que ficaria se tivesse importado habilitando o Rescale com metros, concorda? Acho que agora chegamos na mesma conclusão, não é? Sobre o lance de colocar o arquivo nas coordenadas 0,0,0, isso não tem a menor necessidade, não é a posição no mundo que muda alguma coisa, pode ter certeza disso. Em qualquer lugar do mundo se comportaria da mesma forma, só se tivesse muito distante da coordenada central, mas na posição que todo mundo costuma desenhar no AutoCAD, não tem problema, só chega um pouco para cima e você pode trabalhar na boa usando os atalhos básicos de teclado para centralizar e aproximar. A vantagem de mover para o 0,0,0 no Max é só uma questão de conforto para trabalhar. Só que tem a desvantagem de perder a posição do projeto no AutoCAD, a não ser que mova lá no arquivo DWG para o 0,0,0, assim, se tiver modificação, pode importar só a parte modificada que vai cair no mesmo lugar no Max. Abração

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138744

Últimos membros registrados: meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Usuário(s) on-line na última hora: 717, sendo 13 membro(s) e 704 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tmouraoocg, Frederico Wagner N. R., CNC, guigui14, Ronaldo Junior, meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Saviel, Alessandro, Pedro Juliato, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.